Após colocar a estátua de Belzebu em casa, a mãe de santo passou a receber preconceito religioso.
Em Alvorada, no Rio Grande do Sul, uma mãe de santo deu o que falar depois de ter instalado na fachada de sua casa uma estátua de Belzebu. De acordo com as informações do UOL, a mãe de santo, chamada de Michelly da Cigana, teria recebido inúmeras críticas, especialmente por ser de religião afro-brasileira e cultuar um suposto “demônio”.
O pai de santo Sérgio Maresca, que é sacerdote da Umbanda, mas também pratica a Quimbanda, conta que, mesmo com o julgamento das outras pessoas, a crença da mulher não tem nada de “satânica”. Maresca explica que, na Quimbanda, a entidade Belzebu é uma das figuras mais sagradas, no entanto, o preconceito com a entidade é fruto da demonização, principalmente cristã, sobre outros cultos.
De acordo com o UOL, ele também explica que Belzebu é só um, no entanto, a leitura cristã colocou as imagens das religiões ditas pagãs como sendo do diabo. Por conta disso, Sérgio Maresca diz que as outras fés cresceram tendo medo das entidades e colocaram o nome de diabo em uma entidade de uma cultura que já existia.
Vale ressaltar que na Umbanda, o sacerdote é conhecido como mãe ou pai de santo, e os terreiros são abertos a quem quiser ir. Outro ponto importante é que os espíritos incorporados pelos médiuns têm o objetivo de ajudar os fiéis. Os encontros também são essenciais para os fiéis, especialmente porque toda a comunicação com as entidades acontece durante eles.
- Pessoas inspiradoras: Faculdade de medicina da USP forma médicas travestis pela 1ª vez na história em Ribeirão Preto
Enquanto na Quimbanda, o sacerdote é chamado de Táta, e o título umbandista não vale mais para o outro culto, caso alguém opte por praticar a Quimbanda. Ainda segundo o UOL, os cultos são exclusivos para iniciados e os espíritos incorporados geralmente querem “aproveitar” mais o tempo que estão aqui, pedindo bebidas ou charutos, segundo o pai de santo Sérgio Maresca. Outra coisa que diferencia a Quimbanda da Umbanda é que os espíritos auxiliam os fiéis por meio de um oráculo, apresentado no dia da iniciação dos adeptos. Além disso, os praticantes podem obter auxílio espiritual pelo oráculo, sem precisar ir a todos os cultos.
As duas também tem semelhanças, como cultuar imagens, ao mesmo tempo em que na Umbanda os altares variam de casa para casa, incluindo até mesmo santas católicas, que foram incorporadas na religião para que a perseguição fosse menor no início dos anos 1990. As duas também não têm um livro sagrado, por conta disso, a oralidade é muito importante, variando algumas práticas conforme cada pai de santo e Táta.
Ainda segundo o UOL, o pai de santo Sérgio Maresca diz que os trabalhos demonizados por outras crenças são típicas da Quimbanda, mas apesar disso, os ritos são feitos apenas com a orientação do oráculo, mantendo o livre arbítrio de cada espírito. Ele também explica que, quanto as amarrações, a pessoa e o espírito tem que entender que precisa receber a amarração, pois é um acordo espiritual, no entanto, também há jeitos da pessoa se proteger.
Para se iniciar na Quimbanda, Maresca explica que é preciso procurar um Táta ou algum iniciado que possa jogar o oráculo, que irá indicar qual o espírito de quem está se iniciando, que pode ser um exu, uma pombagira ou um exu menor. Além disso, há aqueles que são negados pelo oráculo, por motivos que somente os espíritos podem explicar.
O pai de santo explica ainda que entrar para a Umbanda ou para o Candomblé pode ajudar a ouvir os chamados para outro culto. Por conta disso, é importante não abandonar o culto inicial, se tinha algum, pois ele é o responsável pela mudança que sofremos. Assim, é perfeitamente possível uma mãe de santo, que tenha o Belzebu no vidro, tenha uma casa de Umbanda e um templo de Quimbanda juntos.
- Comportamento: 8 sinais de que você é muito bonita, mas não tem ideia