Desligue um pouco a sua alma e faça reparos no seu coração…

5min. de leitura

Acredita-se que um dos maiores motivos de fracasso do ser humano seja o medo. O medo traz ansiedade.



A ansiedade no coração, por sua vez, traz doenças e até morte. É normal o ser humano se sentir ansioso. Como, por exemplo, esperar uma promoção no trabalho ou antes de decisões do cotidiano. Entretanto, a ansiedade em excesso pode se tornar num mal profundo que pode levar a um descontrole ou um distúrbio. Vivemos dias de intensa correria.

Acalmar o coração durante o dia, pensar em coisas alegres, procurar se divertir, coisa que talvez esteja perdida há muito tempo…

…ver as coisas por um prisma diferente, manter relacionamentos de amizade, tudo isso é essencial para ajudar a manter uma tranquilidade, deixando de lado o medo e ansiedade.

É possível nos desligarmos um pouco dos problemas e conseguir sossegar a nossa alma.


O melhor a fazermos para chegarmos a esse merecido descanso é termos paciência. É nos prepararmos para recebermos no tempo certo, aquilo que preparamos numa espécie de plantio, porque todo plantio demanda certo tempo para a colheita. Eu costumo analisar dois tipos de plantio: Alface e coco. Vejam que a colheita da alface pode ser feita entre 55 e 130 a partir da semeadura. É uma colheita quase instantânea, por outro lado, pode se tratar de uma única colheita. O coco por sua vez, pode demorar até onze anos para o início da colheita. Porém a colheita será anual, o que nos daria um período de descanso entre uma colheita e outra.

Bem, vamos analisar algo sobre o nosso dia a dia. Claro, é muito fácil. Não existe nada mais difícil de lidar do que com a ansiedade de chegarmos em casa para abraçar um filho pequeno.

Viver tudo isso se torna tão forte, que até sentimos o coração acelerar.

E talvez não exista algo melhor para acalmar o nosso coração a não ser o acontecimento esperado abraço no tempo certo. O coração espera ansiosamente e deposita essa vontade, essa esperança no fundo da alma, que tem a incumbência de fazer acontecer para que venha, enfim, a felicidade. Essa realização nos torna amplamente feliz. Isso é fato!


Agora vamos falar sobre os males que a ansiedade nos traz. Alguns foram descritos pelo escritor de Livro dos Salmos, o rei Salomão. Majestoso e cheio da Sabedoria de Deus.  (Não gostaria, entretanto, que levassem o tema para o lado religioso, quero apenas valorizar um homem em relação à sua sabedoria). “O coração ansioso deprime o ser humano, mas uma palavra de encorajamento o anima.” (PV 12,25).

Aí está uma as razões pelas quais devemos manter um vínculo de amizade, porque uma boa palavra pode fazer uma enorme diferença, trazendo disposição para os nossos corações. “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (PV 17,22).

Diante destes textos, podemos ver o quão prejudicial é para o nosso corpo, a ansiedade e o medo/opressão. Por outro lado, a tranquilidade traz alegria aos nossos corações.

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela tristeza do coração, o espírito se abate” (PV 15,132).

Concluímos então, que tudo está condicionado à nossa capacidade de optar por viver sem ansiedade. Mas podemos descansar em Deus, colocar nossa alma em off por algum tempo, deixando de lado tudo aquilo que nos leva ao medo do fracasso, trazendo ansiedade para os nossos corações, e nos preparando para reabastecer o nosso coração.

Assim podemos receber aquilo que plantamos de acordo com a nossa semeadura e aceitar o que vier.

Podemos então plantar alface ou plantar coco, pois a colheita virá na proporção certa.

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: olegdudko / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.