Em 11 de novembro, a fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, encerrou suas operações após 61 anos de atividade. Contudo, qual será o destino dessa instalação histórica de mais uma marca automotiva que deixou a região?
O site UOL Carros descobriu que o novo proprietário do local não possui vínculo com o setor automotivo.
Desde abril do ano passado, uma porção das instalações da Toyota em São Bernardo do Campo foi adquirida pela Tubos Ipiranga, uma fabricante e distribuidora de tubos de aço e conexões. A empresa atende clientes renomados, incluindo a Companhia Siderúrgica Nacional, Raízen, Vale, Sabesp, JBS e Petrobras.
Conforme comunicado da Toyota enviado ao UOL Carros, a Tubos Ipiranga comprou o espaço anteriormente ocupado pelas áreas corporativas da empresa, as quais foram transferidas para Sorocaba (SP) em setembro de 2021.
A parte do complexo onde, um dia, veículos foram fabricados ainda permanece sem destino. Quando questionada, a montadora declara que o terreno que abrigava a área produtiva “ainda segue em processo de venda”.
O fechamento da primeira linha de produção da montadora asiática fora do Japão já havia sido anunciado em abril de 2022 pela empresa.
Conforme informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cerca de 350 funcionários ainda estavam ativos no local, que contava com 440 colaboradores diretos em meados do ano passado.
A Toyota não divulga o número de trabalhadores que aderiram ao PDV (Programa de Demissão Voluntária) nem a quantidade realocada para suas outras fábricas, situadas em Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba, no interior de São Paulo.
“Não comentamos sobre detalhes específicos [do PDV], mas garantimos que todas as decisões foram tomadas em conjunto e com o máximo respeito e consideração pelo bem-estar das pessoas impactadas” informa comunicado da Toyota enviado ao UOL Carros.
Fábrica histórica
A unidade de São Bernardo do Campo era uma das mais antigas do Brasil, onde o Bandeirante – o primeiro modelo lançado pela montadora no país e que foi descontinuado em 2001 – foi produzido.
Conhecido em outros mercados como Land Cruiser, o Bandeirante brasileiro teve seu último exemplar fabricado preservado pela Toyota. Com apenas cinco quilômetros rodados, o veículo, na cor azul e com chassi de número 104.621, era guardado na fábrica de São Bernardo do Campo.
Há muitos anos, a unidade não estava mais envolvida na fabricação de veículos e, conforme a Toyota informou, estava dedicada à produção de peças que equipavam modelos fabricados no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
O encerramento da linha de produção da Toyota não é o único no ABC: em 2019, a Ford fechou a fábrica de São Bernardo do Campo e, dois anos depois, encerrou as atividades das outras três unidades produtivas que ainda mantinha no país, optando por vender apenas veículos importados no mercado brasileiro.
Em maio do ano passado, a Bridgestone demitiu 600 trabalhadores da fábrica de Santo André, encerrando lá a produção de pneus para carros de passeio, que foi transferida para a Bahia. A unidade do ABC passou a se dedicar exclusivamente à fabricação de pneus para caminhões e utilitários, além de molas pneumáticas.