As vendas no varejo físico na semana do Natal apresentaram uma redução de 1,4% em comparação com o ano anterior, conforme apontado por pesquisa da Serasa Experian. Este é o pior resultado dos últimos três anos.
O que aconteceu
O “Indicador de Atividade do Comércio” avaliou as vendas no período de 18 a 24 de dezembro. O percentual de queda foi apenas superado pelo registrado em 2020, o primeiro ano da pandemia da covid-19, quando as vendas apresentaram uma redução de 10,3%.
Em 2021, o levantamento indicou um aumento de 2,8% nas vendas do varejo físico. Já no ano anterior, foi observado um crescimento de 0,4%.
A pesquisa também aponta que a redução foi mais acentuada no final de semana do Natal, de 22 a 24 de dezembro, com uma queda de 10,7% nas vendas. O economista-chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, analisou que o fato de a véspera natalina ter ocorrido em um domingo pode ter influenciado a baixa no final de semana.
O economista destaca que “a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira”. Rabi afirma que as pessoas escolheram “por utilizar o 13º salário para o pagamento e renegociação de dívidas, deixando as compras e presentes de Natal em segundo plano”.
O indicador também examinou de forma específica as vendas do varejo físico na cidade de São Paulo. De acordo com a pesquisa, as vendas durante a semana do Natal apresentaram uma redução de 1,2%, e no final de semana, uma queda de 9,6%.