Em março de 2023, Cela Lopes se tornou um fenômeno nas redes sociais após postar um vídeo onde expressava sua decepção por ter recebido apenas uma Porsche de aniversário, enquanto seu irmão era presenteado com um helicóptero.
O que ninguém sabia naquela época é que a história contada no vídeo e todo o conteúdo de ostentação compartilhado pela jovem não eram verdadeiros.
Na realidade, Cela Lopes foi uma criação de Marcela Eduarda Lopes Schreiner, uma modelo e influenciadora digital de 22 anos.
O plot twist surpreendente é que a popularidade adquirida nas redes sociais acabou rendendo ganhos financeiros reais para Marcela. Em um vídeo, ela resume:
Em um dia você é pobre e divide apartamento, pega ônibus, metrô, entrega panfleto. No outro, você finge que seu irmão ganhou um helicóptero e você uma Porsche e fica rica de verdade.
Infância sem luxo
Ao contrário da personagem que criou, Marcela é natural de Carazinho, uma cidade pequena no interior do Rio Grande do Sul, e vem de uma família humilde: seus pais não são ricos e ela enfrentou dificuldades financeiras durante a infância e adolescência.
Tivemos de morar na casa dos meus avós e até no porão da casa de uma tia. Meu pai era pintor e minha mãe fazia bolos para vender relata.
Em 2019, aos 17 anos, Marcela deixou sua casa e foi para São Paulo com o objetivo de trabalhar como modelo.
As coisas não deram certo no início e eu trabalhava com o que aparecia. Ganhava 50 reais para entregar panfletos na rua enquanto estudava em um colégio público para terminar o ensino médio.
Foi na escola que surgiu a ideia de criar a personagem.
Lá, as pessoas achavam que eu era rica, milionária. Por ser do Sul, por ser loirinha, bem polaca. E isso ficou na minha cabeça, que as pessoas aqui em São Paulo tinham meu estereótipo como o de uma pessoa rica.
Do estereótipo à personagem
Após a pandemia, a carreira de modelo de Marcela, a jovem gaúcha, finalmente deslanchou e ela começou a ganhar destaque nas redes sociais. Foi durante esse período que ela resolveu criar Cela Lopes, sua personagem fictícia.
Eu tinha uns 30 mil seguidores quando postei o primeiro vídeo da Cela e ele viralizou.
A publicação causou controvérsia, atraindo atenção, novos seguidores e muitas críticas para Marcela.
As pessoas achavam que aquilo era verdade e ficavam indignadas. Mas, para mim, foi muito tranquilo. Na minha cabeça, era muito claro que a Cela não era eu.
Inicialmente, Marcela optou por manter a verdade sobre a personagem em segredo.
Nos seis primeiros meses, eu não me expliquei ou disse que aquilo não era real.
O humor em tom de deboche, onde Cela Lopes se apresenta como uma herdeira bilionária e frequentemente desdenha dos “desafortunados”, se tornou a característica distintiva da personagem. Seus seguidores cresciam a cada publicação, sem saber que tudo era apenas uma encenação.
Lembro que meu pai ficou preocupado quando os pedreiros que trabalhavam com ele começaram a pedir aumento de salário. Ele disse: ‘Meu Deus, filha, eles acham que eu sou bilionário. Fala que a gente não é, por favor!’. E eu disse: ‘Pai, calma’.
A primeira vez que eu falei que a Cela era uma personagem foi em outubro de 2023. No dia do meu aniversário de 22 anos, eu estava muito emotiva. Postei algumas mensagens dos haters e falei sobre ser uma personagem. Muita gente descobriu ali.
“Não concordo com minha personagem”
Atualmente, Cela Lopes conta com mais de 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais. A modelo Marcela expressa surpresa ao receber mensagens de pessoas que apoiam as atitudes de sua personagem.
Tem gente que se identifica com a Cela, que diz que ela fala tudo o que elas gostariam de falar. Eu acho isso uma loucura. Eu não concordo com as falas da minha personagem, ela é mimada, sem noção, totalmente fora da realidade.
Para criar novos conteúdos, Marcela busca inspiração na vida dos verdadeiros bilionários das redes sociais.
Gosto de entender até onde posso ir. Não abordo pautas como religião, raça, não faço piada com doenças. Mas, em relação a ser pobre, brinco sim, porque é meu lugar de fala. Ao mesmo tempo, tenho muita consciência dos meus privilégios: ser loira, branca, ter um estereótipo que é considerado como padrão. Sei que, se não fosse isso, teria dificuldades para ter sucesso com essa personagem.
Com o tempo, Marcela começou a ser procurada por grandes marcas para publicidade e parcerias.
De bilionária de mentira a rica de verdade
Mesmo com o grande sucesso, a jovem gaúcha Marcela tem dificuldade em se reconhecer como uma pessoa famosa.
É difícil cair a ficha. Não importa o lugar que eu vá, sempre tem alguém que me reconhece. Estava em Paris e as pessoas vinham falar comigo.
Embora seja muito diferente da personagem que inventou, Marcela admite ter adotado comportamentos típicos de Cela Lopes.
Uma coisa muito Cela Lopes que eu fiz recentemente foi o meu namorado que sugeriu: estávamos atrasados para um compromisso e pegamos um jatinho para ir de Criciúma a Florianópolis. Eram só três horas de carro e mesmo assim nós fomos de jato. Antes, isso era inimaginável.
Mas será que a fictícia bilionária se transformou em uma milionária na vida real?
Hoje, posso dizer que eu não tenho mais nenhuma preocupação financeira quanto a pagar aluguel, a fazer viagens, pagar coisas para a minha família. Sou muito consciente com meus gastos: vou comprando as coisas aos poucos, tenho meu dinheiro investido, quero comprar alguns imóveis. Mas, sim, já posso dizer que sou rica.