Você acha que o entregador deve ou não subir ao apartamento cliente? Saiba o que diz o Ifood!
Nos últimos anos, a ocupação de motoboy teve um grande “boom”, fruto dos diversos aplicativos de comida e outros diversos tipos de entrega. Esse crescimento alimentou uma questão polêmica que existe há um bom tempo: o entregador é obrigado a subir as escadas ou pegar o elevador para entregar a encomenda dos clientes?
Alessandro da Conceição, 29, que é motoboy há 7 anos, acredita que essa não é uma das funções dos entregadores. Ele falou sobre o assunto em uma entrevista a Tilt, e relatou que sua rotina de trabalho diária é bastante longa.
Ele sai de sua casa antes das 11h e retorna por volta das 23h, fazendo diversas entregas de comida por aplicativo. No entanto, nos últimos dias ele interrompeu o seu expediente para se juntar a protestos relacionados a essa polêmicas.
Sincero, ele disse que muitas vezes os clientes confundem os entregadores do garçons, achando que é seu dever levar as entregas até a porta de seus apartamentos. No entanto, para ele, o compromisso do motoboy é deixar na portaria, o que considera até mais segura, pois nunca sabem que receberá os pedidos e anda correm o risco de serem roubados ao deixarem suas motos na rua.
Segundo ele, a entrega na portaria também é vantajosa e segura para os clientes, já que nunca se sabe quem será o entregador.
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Alessandro tem experiência em sua área de atuação e é bastante envolvido com a comunidade, encabeçando a Amae-DF (Autônomos e Entregadores do Distrito Federal), que atualmente conta com 50 mil motoboys na capital do país.
Nos últimos dias, a comunidade se uniu e realizou “buzinaços” como forma de protesto contra clientes que humilharam entregadores que prestavam serviço através do iFood.
O primeiro buzinaço dos entregadores aconteceu em 4 de dezembro, e foi motivado pela atitude de um médico, que filmou e hostilizou um motoboy e após o mesmo se recusar a subir em seu apartamento deixar a comida. A mesma razão motivou o segundo buzinaço, que aconteceu no último dia 11.
Segundo informações da Tilt, nos dois casos os clientes tomara Em ambos os casos, os clientes a comida das mãos dos motoboys, o que deixou o grupo indignado. Alessandro disse que esse tipo de situação tem acontecido cada vez mais, e que não compensa tentar agradar os clientes, porque acaba atrasando as entregas e reduzindo o seu ganho.
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Ele ainda acrescentou que o buzinaço foi uma maneira de chamar a atenção dos clientes para desenvolverem esse tipo de consciência.
Mas afinal de contas: é dever do entregador subir ao apartamento ou não?
A empresa de entregas iFood fez uma publicação em seu site oficial tomando o lado dos entregadores, dizendo que eles não obrigados a subirem para fazerem as entregas.
Segundo a empresa, o ato do cliente descer para buscar os seus itens “não só agiliza a entrega em si como demonstra respeito ao trabalho do entregador ou da entregadora, que só pode fazer a seguinte entrega depois de finalizar aquela“.
O coordenador sênior de branding e valorização do entregador no iFood, Leonardo Fabricio, endossa o posicionamento da empresa: “Não existe obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos, mas recomendamos que os clientes desçam para receber o pedido.”
O advogado Marco Antonio de Araujo Junior, especialista em Direito do Consumidor e sócio fundador do Meu Curso Educacional, falou ao Tilt que o Código do Consumidor não obriga os entregadores a deixarem a comida na porta do apartamento dos clientes, mas que caso isso não seja feito, os mesmos precisam ser avisados.
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