Enzo não quis seguir a carreira dos pais, pois sua paixão e preocupação com assuntos sociais sempre foram algo importante!
Aos 25 anos, Enzo Celulari, filho dos atores Edson Celulari e Claudia Raia, não quis viver sob os holofotes da fama, muito menos seguir a carreira dos pais. O jovem é uma das grandes vozes da atualidade, que veste a camisa quando as questões são consumo e responsabilidades ambientais.
Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, Enzo usa a internet para falar sobre assuntos importantes, motivando seus seguidores. Também é CEO do Instituto Dadivar, que tem a missão de estimular o investimento social de qualidade, em iniciativas voltadas para a educação e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, para o bem de todos.
Por sua tamanha relevância e ativismo como empreendedor social, Enzo Celulari entrou para a lista da Forbes Under 30 de 2019, que destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers brasileiros abaixo dos 30 anos. Enzo entrou na categoria de Terceiro Setor e Empreendedorismo Social da edição, quando tinha apenas 23 anos e já era fundador do Instituto Dadivar.
Segundo a Forbes, os jovens presentes na lista foram eleitos entre os que se inscreveram ou foram indicados pelos leitores na plataforma Under 30 do site, além daqueles sugeridos pelos líderes e especialistas das respectivas áreas e dos pesquisados pelos jornalistas da Forbes.
À Forbes, Enzo contou que muitas pessoas achavam que, depois que ele fundou a ONG, fazia tudo apenas por marketing e não conhecia a realidade daqueles que pretendia ajudar, mas com o tempo, viram que sua empatia falava mais forte e que se tratava de um trabalho muito sério. Na pandemia, Enzo Celulari pensou em desistir do projeto, por tantas notícias ruins, mas renovou as energias ao arrecadar mais de R$ 1 milhão para o Fundo Emergencial de Saúde e a ONG Ação da Cidadania.
Primeiro contato com questões sociais
Em uma entrevista para a revista Quem, Enzo Celulari contou que desde criança ele é ligado à sustentabilidade, principalmente por ter sido estimulado pelos pais, dentro de casa. Ainda na infância, Enzo sempre teve atitudes que podem impressionar as pessoas, levando doações de materiais, presentes e coisas que não usava mais para outras crianças da escola. Sua vida não foi baseada em ser filho de famosos, mas cresceu em meio a trocas importantes com outras pessoas cuja realidade era muito diferente da dele.
Foi essa experiência da infância que despertou em Enzo paixão por causas sociais e de sustentabilidade. Conforme crescia e ganhava maturidade sobre os assuntos, como as indústrias que contribuem de forma negativa para o meio ambiente. À Quem, Enzo afirmou que, apesar de todas as causas terem suas importâncias, a que mais o toca são os resíduos plásticos, um grande inimigo do meio ambiente.
- Pessoas inspiradoras: Estudante de 22 anos é o diplomata mais jovem do Brasil e fala 4 línguas
Família consciente
Segundo o jovem, não é tarefa difícil influenciar os hábitos da sua família, já que todos sempre foram conscientes das pautas que ele defende. Como ele trabalha com isso, seu nível de entendimento do assunto é certamente maior que dos seus pais, já sua irmã Sophia Raia, diz ele, tem consciência mais bem evoluída do que a sua, por fazer parte de uma geração mais jovem.
Enzo Celulari, segundo a Quem, acredita que novos hábitos começam em doses homeopáticas, e que ele começou tentando entender de onde vem o que ele compra, lendo rótulos e vendo se é produzido de forma sustentável e que não prejudica o ambiente. Apesar disso, o trabalho não é individual, pois todo mundo tem um papel essencial na mudança, e começa dentro de casa.
Além do ativismo, Enzo procura fechar parcerias apenas com marcas que sejam coerentes com seu trabalho e propósito de vida.