Quando pensamos no mercado do futebol e nos setores que ele mais movimenta, naturalmente são as casas de apostas que vêm em nossas cabeças. Elas dominam os anúncios nos estádios, e segundo dados compliados pelo Aposta Legal Brasil, no período de janeiro e julho de 2023, os brasileiros enviaram US$ 6,9 bilhões para sites de apostas no exterior.
No entanto, por trás desse setor que não para de crescer no Brasil, também existe uma empresa que está chamando a atenção de muita gente. Se trata do site de acompanhantes Fatal Model.
Criado em 2016, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o site se tornou conhecido pelo investimento no futebol. O primeiro investimento da Fatal Modas no futebol foi patrocínio ao time do Vitória, que na época estava na série B do campeonato brasileiro. E foi a partir desse patrocínio que as portas começaram a se abrir para a empresa no futebol.
Ao final de 2023, o site ostentava uma conquista relevante: se tornou a marca que mais patrocinava clubes da série B do Brasileirão, um total de 8. Entre eles estão nomes como Ponte Preta, Paysandu, Tombense e Sampaio Corrêa.
Além disso, a marca ainda investiu no campeonato carioca, e deverá manter o patrocínio na temporada de 2024.
Em uma entrevista à Exame, a diretora de comunicação da Fatal Models, Nina Sag, disse que inicialmente, a ideia era patrocinar podcasts, mas após fazerem pesquisas de mercado, decidiram mirar os investimentos no mercado do futebol.
Só em 2023, foram cerca de R$ 10 milhões investidos em marketing esportivo, e a previsão de retorno é muito positiva: R$ 30 milhões em mídia espontânea, principalmente através dos anúncios.
De onde vêm os ganhos da Fatal Model?
Os investimentos feitos pela Fatal Model no futebol brasileiro provam que a empresa tem um grande faturamento. Mas de onde exatamente vem todo esse valor? A resposta está no modelo de negócios da empresa.
Nina Sag explicou que a empresa é como “OLX ou versão digital do que eram os classificados nos jornais”. A plataforma veio com a proposta de facilitar a busca e a realização dos encontros entre contratantes e acompanhantes.
Desde 2016 no mercado, a empresa recebeu um aumento de oferta durante a pandemia, e nessa mesma época os próprios usuários começaram a anunciar fotos, vídeos e chamadas de vídeo no meio digital.
As acompanhantes da Fatal Model têm a opção de escolher entre pacotes mensais. O mais barato deles custa R$ 2,66 por dia. No entanto, quanto mais alto o investimento no pacote, maior a sua visibilidade na plataforma, e mais conteúdo pode soltar na plataforma, potencializando as chances de impactar os usuários cadastrados e aumentar a sua renda.
As profissionais com maior poder de investimento podem optar pelo plano no valor de R$ 429,90. Esse é o mais caro na plataforma, mais os benefícios fazem o valor valer a pena: galeria de fotos, um anúncio grande na plataforma e a possibilidade de adicionar informações adicionais em seu perfil. O investimento, segundo a plataforma, pode multiplicar por x10 as visitas.
Mas como toda empresa que pensa grande, a Fatal Model está trabalhando em formas de melhorar ainda mais o seu produto. À parte dos pacotes mensais, também há os serviços premium, que dão acesso a materiais exclusivos em imagem e vídeo.
E, claro, com o crescimento da plataforma, outra forma inteligente de aumentar a renda é oferecer espaços para publicidade no site.
Sag apontou que um dos pontos fundamentais para o crescimento da plataforma foi o investimento em tecnologia para combater perfis falsos. No momento do cadastro, os anunciantes devem enviar documentos como RG e CPF e um vídeo de seu perfil para ser comparado com as fotos nos documentos.
Segundo ela, a empresa tem atualmente mais de 300 funcionários, e a sua maioria está alocada no setor de tecnologia.
O investimento no futebol está valendo a pena?
Os números mostram que estratégia de patrocinar times de futebol está sendo muito recompensadora. A Exame divulgou que alguns dados do SemRush da Fatal Model.
Eles mostram que desde que a empresa entrou nesse ramo, teve um aumento de 43% no site. Em números de visitas, essa evolução representa uma média mensal de 43,6 milhões que evolui para 62,2 milhões de visitas. Quanto mais visitas, mais possibilidades de ganhos, então a empresa está se saindo muito bem.
Mas o mercado do futebol também impulsionou outra parte do negócio: os profissionais acompanhantes, que são chamados de “anunciantes”. Segundo informações compartilhadas pela empresa, houve um crescimento na quantidade de mulheres, homens, travestis e transexuais que usam a plataforma para oferecer os seus serviços. O ano de 2023 começou com 27 mil anunciantes cadastrados, e terminou com mais de 32 mil.
Como resultado dessas significativas mudanças, o faturamento da Fatal Model disparou. De um ano para o outro, a empresa aumentou os seus ganhos em 124%, obtendo uma receita de R$85 milhões em 2023.
Esse resultado traz uma perspectiva ainda mais otimista para 2024. A meta desse ano é ultrapassar os R$ 100 milhões pela primeira vez.
E, claro, o futebol continua sendo um elemento essencial para os resultados. Logo no começo de 2024, a empresa mostrou o seu comprometimento e anunciou o patrocínio ao campeonato estadual gaúcho e a renovação com o carioca. Quanto aos clubes, a Fatal Model investirá nos clubes mineiros Tombense, Ipatinga, Patrocinense e Uberlândia.
Todos esses investimentos estão inclusos na estratégia da empresa de triplicar os investimentos em marketing esportivo nos próximos dois anos.
Fora os patrocínios, a empresa tem uma negociação em andamento com o clube Vitória. No ano passado, a Fatal Model fez duas propostas para o Vitória: aquisição dos direitos do nome do clube e dos direitos de uso do nome Barradão.
Os sócios-torcedores aprovaram a segunda proposta. O acordo prevê o pagamento de R$ 100 milhões pelo uso do nome Arena Fatal Model Barradão durante um período de 10 anos.
E a empresa não pretende parar por aí. Com o objetivo de usar o espaço do futebol para levar educação e respeito ao serviço das acompanhantes, a empresa também tem planos para investir na internacionalização da marca. Esse projeto ainda está em fase de pesquisa e não deve ser lançado esse ano.
A mente por trás da Fatal Model
Nina Sag, que hoje é porta-voz da Fatal Model, começou a sua relação com a empresa em 2017. Na época, ela se cadastrou na plataforma para oferecer os serviços de acompanhante. Três anos depois, se tornou colunista no blog da Fatal e em 2022, com uma relação mais próxima com a empresa, recebeu o convite para assumir o cargo no qual está hoje.
Como os três sócios-fundadores, que atuam em outros mercados, não gostam de aparecer, Nina também assumiu a missão de ser “a cara” da plataforma.
Bancos de dados sobre empresas fornecem o nome de Jean Felipe Garcia Quadro como um dos nomes associados à Fatal Model. Outro empreendimento em seu nome é a startup Atlas Tecnhologies, criada em 2016 junto a Marcelo Goebel Machado no desenvolvimento de softwares.
No Linkedin, o empresário também relata ser cofundador da empresa Melhor Envio, vendida para a Locaweb em 2020 por R$ 83 milhões. Além disso, ele também desenvolve um trabalho focado no ecossistema de inovação.
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