A Dove contratou Gil Zamora, um especialista forense do FBI, para desenhar auto-retratos baseados nas informações que certas mulheres davam de si próprias. Contudo, os desenhos eram feitos sem que Gil e as mulheres se vissem – as identidades eram ocultas por uma cortina.
Após esta primeira fase, Gil pedia para que outras pessoas, que conheciam a mulher em questão, a descrevessem. No final os resultados são bem esclarecedores, as mulheres acham-se mais feias do que na realidade são. A ideia principal desta campanha da Dove é mostrar como as mulheres são exigentes com a própria aparência e como isso diminui a sua auto-estima.
12 de Dezembro de 2013: Pois bem, voltamos a dar destaque a este vídeo porque foi eleito o melhor anúncio do ano. «Real Beauty Sketches» foi criado por Hugo Veiga, um copywriter português atualmente presta serviço da Ogilvy de São Paulo. O anúncio lidera a lista “The 10 Best Ads of 2013”, anunciada pela conceituada revista do meio publicitário Adweek. Mas atenção, o reconhecimento não se fica por aqui, porque também foi eleito o melhor do ano pela revista «Time».