O uso de códigos é uma prática comum na aviação. Esses códigos servem para identificar aeroportos (GRU, SDU, JFK etc.), voos (JJ8000, G37400), modelos de aeronaves (A320, B737) e diversos outros elementos.
Com os passageiros ocorre o mesmo. E não imagine que os códigos para nós, viajantes, se limitam apenas ao número do bilhete ou do assento.
A equipe dos aviões frequentemente utiliza certos códigos para se referir a determinadas pessoas a bordo, como revelou o ex-comissário de bordo Jay Robert, que desempenhou a função de tripulante sênior na Emirates, ao jornal britânico Daily Mail.
Robert, atualmente responsável pela rede e site de viagem Fly Guy’s Cabin Crew Lounge, explicou que essa prática surge do tédio durante longas jornadas no ar.
Quando você está confinando em um avião por longas horas, o tédio entra em ação, o que faz com que muitos membros de tripulação sintonizem o que chamamos de CCFM (“cabin crew radio”, ou rádio da tripulação, em tradução livre) para a última fofoca das fileiras contou.
Confira alguns códigos decifrados por Robert e descubra se você tem o perfil de ser o(a) chato(a), o(a) gato(a) ou a sereia do avião.
- Curiosidades: Tabela FIPE: o que é e como impacta o comércio de carros
Códigos desvendados por Jay Robert
BOB (Best on Board) – “Melhor a bordo”, o passageiro preferido da tripulação. Também é usado como sinônimo de “Babe on Board”, referindo-se ao passageiro mais atraente do avião.
Pita (Pain in the Backside) – “Pé no traseiro”, referindo-se ao passageiro chato.
ABP (Able Bodied Passenger/or Person) – “Pessoa fisicamente capaz”; refere-se a um passageiro que a tripulação seleciona mentalmente para auxiliar em caso de emergência a bordo, devido à sua condição física “atlética”. Contudo, há ainda um segundo significado:
Os membros da tripulação também usam esse código de forma não oficial para descrever um passageiro por quem se sintam atraídos e acreditem que tenha uma boa forma física Jay Robert
- Curiosidades: Titanic: descubra 10 curiosidades pouco conhecidas
SVML (Suddenly Vegetarian Meal) – “Virou vegetariano de repente”, refere-se a um passageiro que provavelmente não é vegetariano, pois não declarou com antecedência a necessidade de uma refeição especial, mas optou pelo prato vegetariano por não gostar da opção com carne.
Mermaid – “Sereia” é o termo utilizado para descrever o passageiro que se deita sobre mais de um assento desocupado, com o objetivo de evitar que outros ocupem a mesma fileira.
HOB (Hotty on Board) – Outra versão de “Gato(a) a Bordo”, denota a presença de um viajante que foi considerado bonito ou bonita.
VIP (Very Irritating Person) – “Pessoa muito irritante”.
Códigos oficiais
Jay ainda explicou ao Daily Mail que há siglas “oficiais” para os passageiros, integrantes dos códigos de Special Services Request (SSR ou “Pedidos de Serviços Especiais”, em tradução livre) regulamentados pela Iata, (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês).
Códigos específicos servem como uma maneira discreta para a tripulação lidar com situações sensíveis a respeito da privacidade de passageiros. Por exemplo, quando alguém está sendo deportado, a equipe de solo pode usar os códigos Depa ou Depu para discretamente comunicar esta informação à tripulação durante o embarque, evitando a necessidade de abertamente dizer ‘este passageiro está sendo deportado’ explicou.
Outros códigos oficiais:
INAD (Inadmissable Passenger) – pessoa que teve a entrada negada em um país.
UM (Unaccompanied Minor) – Criança viajando desacompanhada
MEDA (Medical Case) – Caso médico.
DPAX (Disruptive Passenger) – Passageiro causando transtorno.
DND (Do Not Disturb) – Não perturbe.
EBL (Eat Before Landing) – Coma antes de aterrissar.
CIP (Commercial Important Person) – Pessoa de importância comercial para a companhia aérea a bordo.
SFU (Suitable for an Upgrade) – Passageiro elegível para um upgrade de classe, conforme a política da empresa.
2 Comentários
Surpresa com isso, mas acho engraçado e uma maneira de descontrair. Eu acrescentaria códigos para os tripulantes também porque já encontrei muitos chatos, mal educados, sem paciência. Entendo que deve ser pela profissão mesmo, cansaço, mas, não deveriam ser assim, por isso atraem pessoas igualmente chatas. Legal a matéria. Obrigada.
Eu já fui uma UM e não sabia