Um guia completo para você entender o Facebook de A a Z!
Já tem alguns anos que as redes sociais estão dominando a vida de pessoas ao redor do mundo. Oferecendo a possibilidade de construirmos uma “personalidade virtual” e de nos comunicarmos com pessoas do mundo inteiro, elas ocupam cada vez mais tempo e espaço em nosso dia a dia, e muitos passamos mais tempo no ambiente online do que em conexões “ao vivo”.
Entre as redes sociais, uma das mais populares e acessadas pelos internautas está o Facebook, uma rede que surgiu como um projeto de amigos de faculdade, e que hoje influencia tanto em nossas vidas pessoas quanto na sociedade de forma geral.
Se você é um apaixonado por redes sociais e está buscando aprender mais sobre essa rede bem-sucedida ou se é um empresário que deseja saber mais sobre como crescer na rede que conta com quase 3 bilhões de usuários, preparamos um artigo completo, que com certeza te ajudará a dominar tudo voltado a Facebook!
Introdução ao Facebook
O Facebook oferece uma série de utilidades para todos os tipos de usuários, desde aqueles que criam perfis apenas para sua diversão, até para aqueles que veem na ferramenta uma poderosa maneira de ganhar dinheiro.
Na rede social, os usuários podem criar um perfil pessoal, adicionar amigos, curtir páginas, mandar mensagens, compartilhar conteúdos, entre outros. E também podem optar pela criação de uma Fan Page, que para administração de uma empresa ou produto.
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Ao grupos também são uma função bem legal da plataforma, nos ajudando a estar em contato com pessoas que compartilham dos mesmos interesses. O Facebook é visto por frande parte dos internautas como uma rede bastante completa, e se mantém entre as preferidas, ainda que novas redes estejam sendo criadas todos os dias.
Estatísticas sobre o Facebook
O Facebook é uma empresa exemplo de sucesso. Desde a sua origem, os números não param de crescer, e mostram que a empresa está seguindo na direção certa para um futuro ainda melhor!
No primeiro relatório financeiro trimestral de 2022 divulgado pela Meta, foi possível perceber que o Facebook tem aumentando bastante o seu número de usuários. Embora 2021 não tenha sido um ano favorável, a empresa parece ter encontrado o caminho certo para seguir.
O bebê de Mark Zuckerberg possui nada mais nada menos do que 2,94 bilhões de usuários mensais, se distanciando com folga de todos os concorrentes. O Instagram, que também é da Meta, não tem muito mais que 2 bilhões de usuários.
Mesmo que outras redes sociais, como o TikTok, estejam crescendo, o Facebook ainda se mantém em uma posição muito confortável.
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Outros dados importantes sobre o crescimento do Facebook:
- Usuários ativos diários do Facebook – 1,96 bilhão, em média, em março de 2022, um aumento de 4% ano a ano;
- Usuários ativos mensais do Facebook – 2,94 bilhões em 31 de março de 2022, um aumento de 3% ano a ano.
Como surgiu o Facebook?
Uma das maiores redes sociais da atualidade, o Facebook surgiu da ideia da mente de Mark Zuckerberg, enquanto ainda era um universitário.
Em 2003, vivendo em um dormitório de faculdade de Harvard, ele teve a genial ideia de criar uma rede social local, que tinha um objetivo não tão interessante: avaliar ou comparar fotos dos colegas, para descobrir qual de todos era o mais atraente.
A plataforma se chamava Facemash e chamou a atenção dos alunos, que fizeram a rede viralizar. No entanto, a prestigiada universidade não gostou nada da ideia e quase explosou o aluno.
Zuckerberg, como um bom empreendedor, não desistiu de sua ideia, e alguns meses depois se uniu com alguns amigos: Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin para melhorar a plataforma, que então recebeu o nome de TheFacebook.
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O jogo de comparações foi substituído por um ar mais sério, onde os alunos podiam conversar com colegas e compartilhar suas rotinas e interesses. Novamente, a rede se popularizou, mostrando que Zuckerberg tinha jeito para o assunto.
Zuckerberg viu que o seu produto tinha futuro e resolveu abandonar a faculdade para se dedicar apenas ao Facebook, que através de uma parceria com o co-fundador do PayPal, Peter Thiel, fez uma oferta de US $500 mil para investir em melhorias na rede em 2004, dando origem à “linha do tempo”, um dos recursos mais populares da rede.
Em setembro de 2006, a rede social ganhou o nome atual e deixou de ser voltada apenas para estudantes, para abrir-se para pessoas do mundo inteiro, que tivessem mais de 13 anos e um endereço de e-mail válido.
Em 2008, o Facebook ganhou outros dois recursos fundamentais, as mensagens através de chat e a funcionalidade “talvez você também conheça”, que apresenta novas opções de conexão.
Essas mudanças fizeram com que a rede se popularizasse de maneira muito poderosa. Confira os números de crescimento:
- agosto de 2008: 100 milhões;
- janeiro de 2009: 150 milhões;
- fevereiro de 2009: 175 milhões;
- abril de 2009: 200 milhões;
- julho de 2009: 250 milhões;
- setembro de 2009: 300 milhões.
A Rede Social: a história do Facebook no cinema
Muitas pessoas conhecem um pouco da história que contamos aqui através da produção de 2010, aclamada pela crítica e recebendo prêmios como Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.
O longa, estrelado por Jesse Eisenberg, conta a trajetória de Mark Zuckerberg, desde quando seu império era apenas uma maneira de causar na faculdade.
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Como criar um perfil no Facebook
O Facebook está sempre aberto para receber novos usuários, e deixa a opção de criar um novo perfil bastante visível na página inicial:
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Basta clicar no botão para preencher os seguintes campos essenciais para novos usuários:
- Nome
- Sobrenome
- Número de celular ou endereço de e-mail
- Senha
- Data de nascimento
- Gênero
Para seguir com o cadastro, todos os campos devem estar devidamente preenchidos. Você receberá um código de confirmação em seu celular ou e-mail (a opção que você escolheu no tópico do cadastro) e depois de digitá-lo, sua conta estará criada.
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Como criar uma Fan Page no Facebook
As Fan Pages são recursos muito interessantes para empresas, marcas e causas, através das quais podem aumentar a sua visibilidade. Elas são a opção que a rede oferece para perfis não pessoais.
Assim como criar um perfil, o processo para criar uma página também é bastante simples e intuitivo.
Novamente na tela inicial, você deve clicar na opção de criar uma página:
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Em seguida, você será direcionado a uma outra página, dessa vez para selecionar a categoria a qual sua empresa, produto ou serviço se enquadra. As atualmente disponíveis são: “Negócio ou marca” e “Comunidade ou figura pública”. Atenção, você deve estar logado em uma conta válida na rede social para criar uma página.
![Facebook: saiba tudo sobre a rede social mais usada por internautas de todo o mundo!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/6-Facebook-saiba-tudo-sobre-a-rede-social-mais-usada-por-internautas-de-todo-o-mundo.jpg)
Em seguida, você será levado a uma nova página, onde precisará colocar o nome da sua página, a categoria em que ela se enquadra e uma descrição sobre ela.
![Facebook: saiba tudo sobre a rede social mais usada por internautas de todo o mundo!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/7-Facebook-saiba-tudo-sobre-a-rede-social-mais-usada-por-internautas-de-todo-o-mundo.jpg)
Quando tudo estiver pronto, clique em Criar Página.
![Facebook: saiba tudo sobre a rede social mais usada por internautas de todo o mundo!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/8-Facebook-saiba-tudo-sobre-a-rede-social-mais-usada-por-internautas-de-todo-o-mundo.jpg)
Depois de clicar em Criar Página, você poderá fazer o upload de imagens, para deixar a sua página personalizada e organizada, pronta para receber as curtidas! Para finalizar, clique em Salvar.
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Depois disso, você será redirecionado para a página inicial de seu novo perfil na rede social!
Tamanhos de Imagem no Facebook
Como uma rede social grande atenta aos detalhes, o Facebook possui diversos padrões de imagem em sua plataforma, que devem ser seguidas a risca por todos os usuários. A rede não aceita imagens maiores do que o permitido.
Lembre-se que, no caso de anúncios, a porcentagem de texto na imagem não pode ultrapassar a margem dos 20%. Caso contrário, o anúncio não pode ser aprovado pela rede social.
Confira abaixo os principais tamanhos de imagem da rede social na atualidade:
Tamanho de capa da Fan Page no Facebook
Essas fotos precisam ter no mínimo 400 pixels de largura e 150 pixels de altura, mas o carregamento acontece mais rápido quando são salvas no formato RGB JPG com 851 pixels de largura e 315 pixels de altura, e menos de 100kB.
Se as imagens contêm logotipo ou texto, o ideal é usar o formato PNG.
Tamanho recomendado de imagem para capa de Fan Page de Facebook: 851 x 315 pixels
Como são vistas no desktop: 820 x 312 pixels
Como são vistas nos smartphones: 640 x 360 pixels
Tamanho de imagem de perfil e de logo de Fan Page no Facebook
Essas imagens sempre são em formato quadrado, então é ideal escolher imagens que se adequem e não fiquem cortadas. Caso elas contenham logotipo ou texto, também é preferível escolher o formato PNG.
Para desktop: 170 x 170 pixels
Para smartphones: 128 x 128 pixels
Tamanho de imagem para publicações no feed no Facebook
Em imagens verticais, o recomendado é usar, no máximo 2:3. Já para imagens no sentido horizontal, a recomendação é que tenham, no mínimo, 600 x 315 pixels. Dessa forma, a exibição mostrará 500 x 262 pixels (retangular) ou 500 x 500 pixels (quadrada), sempre na proporção 1,91:1.
Tamanho mínimo para imagem no feed do Facebook: 600 x 315 pixels
Tamanho recomendado: 1200 x 630 pixels
Tamanho das imagens em publicações carrossel no Facebook
Para esse tipo de publicação, que têm se popularizado, as imagens também se encaixam em forma quadrada, e devem ter a proporção de 1:1. No carrossel, atualmente é possível publicar entre 2 a 10 fotos.
Tamanho mínimo: 600 x 600 pixels
Tamanho recomendado: 1200 x 1200 pixels
Imagem de capa de eventos no Facebook
Para esse tipo de publicação, o ideal é que a imagem tenha como dimensão 1200 x 628 pixels em uma proporção de 2:1.
Tamanho da imagem do link no Facebook (Og:image)
Og significa Open Graph, e é uma tag da rede social que a permite “puxar” informações relacionadas àquilo que você deseja publicar ou compartilhar. Quando o Facebook “puxa” essa imagem, além de tornar a postagem mais atrativa, também tem potencial de aumentar o alcance.
Dimensões para esse tipo de postagem:
Tamanho mínimo: 600 x 315 pixels
Tamanho recomendado: 1200 x 628 pixels
Tamanho de imagem de Stories do Facebook
Tamanho recomendado: 1080 x 1920 pixels
Miniatura do vídeo
Tamanho mínimo: 504 x 283 pixels
Miniatura grande: 319 x 179 pixels
Miniatura pequena: 157 x 87 pixels
As proporções mais comuns das miniaturas de vídeos do Facebook são 16:9, 4:3, 1:1 (horizontais) e 5:4 (vertical).
Lembrando que, para ser publicado sem cortes no Facebook, os vídeos precisam ter um tempo máximo de 120 minutos.
Essas regras estão presentes em todas as redes sociais, e são essenciais para preservar o conteúdo.
Recursos do Facebook
O Facebook conta com uma série de recursos que têm o objetivo de tornar a rede mais interessante para os usuários, oferecendo uma experiência completa dentro do ambiente virtual.
Confira abaixo os principais recursos atuais da plataforma:
Adicionar amigos
Esse é um dos recursos mais clássicos do Facebook, e também um dos mais interessantes. Uma das razões pelas quais as pessoas se juntam às redes sociais é para se conectar à pessoas de todo o mundo, e através da opção de adicionar, podemos estar mais perto de muita gente.
No entanto, apenas os perfis pessoais podem acessar esse recurso. As Fan Pages, ao invés de amigos, possuem fãs, que podem curtir e interagir com as suas postagens.
Personalização
Assim como no mundo real, no Facebook também temos a opção de personalizar os nossos perfis pessoais ou páginas, com fotos e frases que reforcem a nossa identidade ou ajudam a aumentar a visibilidade de nossa marca, aplicando estratégias de marketing.
Chat
Também é uma ferramenta clássica e muito útil para os usuários. Através do chat, trocamos mensagens instantâneas com pessoas em qualquer lugar do mundo que também possuem uma conta na rede social.
Além de mensagens de texto, também podemos enviar emojis, figurinhas, fotos, vídeos, links, arquivos, localização, entre outros, em uma comunicação que muitas vezes pode ser tão efetiva quanto à boca a boca.
Compartilhar Conteúdo
Esse recurso é uma síntese do propósito da rede social. Compartilhar coisas legais e interessantes com os nossos amigos é algo que todos fazemos, e o Facebook nos oferece a possibilidade de seguir fazendo isso no ambiente online.
Podemos compartilhar qualquer tipo de conteúdo não apenas com os amigos do Facebook, mas também com os do Instagram, que foi comprado por Zuckerberg em 2012.
Botão “cutucar”
Sim, essa opção ainda existe! O “cutucar”, que fez muito sucesso anos atrás, é como uma maneira de chamarmos a atenção de alguém na rede social, ou apenas de tentarmos puxar assunto de uma maneira diferente. Já aproveita e vê quais são as suas cutucadas novas!
Curtir Páginas
Curtir as páginas de nosso interesse ajuda a ter maior contato com as suas atualizações, que passam a ser compartilhadas em nossos feeds. Além disso, através dos cometnários podemos conhecer pessoas de interesses similares e começarmos novas conexões nas redes sociais.
Aliado ao clássico botão ‘’curtir’’, essa é uma das maneiras de nos colocarmos a disposição de novos relacionamentos na plataforma.
Aplicativos
Os aplicativos do Facebook são uma forma de divertimento dentro da rede social. Eles são integrados a cada conta, e podem ser jogos, testes, e até ferramentas para ajudar a melhorar o desenvolvimento de seu negócio, atráves das Fan Pages.
Anúncios
Esse é um dos recursos mais utilizados por aqueles que querem fazer dinheiro nas redes sociais. No Facebook, podemos criar anúncios pagos para atingir públicos específicos, que têm mais potencial de se interessar pela nossa ideia ou produto.
As campanhas podem ser criadas segundo as necessidades de cada perfil, e não possuem um valor máximo. Elas são flexíveis e abertas para alterações de acordo com os resultados e demandas.
Grupos
No Facebook, podemos criar grupos sobre os mais diversos assuntos, para reunirmos pessoas de interesses similares e iniciarmos novas amizades. Atualmente, existem grupos de assuntos infinitos: amor, animais, filmes e séries, jogos, fotos, entre muitos outros.
Criação de Eventos
Os eventos no Facebook são uma maneira essencial de divulgarmos tanto festas pessoais quanto grandes eventos em uma cidade, por exemplo. Muitos eventos são divulgados em massa através da rede social, e permitem uma troca interessante entre o público e os organizadores.
Stories
O stories, que também está presente no Instagram e WhatsApp, consiste em imagens e vídeos que ficam visíveis por apenas 24 horas nos perfis dos autores, e são ótimos para melhorar a visibilidade dos perfis e páginas.
O Facebook também desenvolveu a programação dos Stories através do Business Suite, para que os usuários consigam criar os conteúdos com antecedência. Os conteúdo dos Stories podem ser fotos, vídeos, link de direcionamento, entre outros, e permitem personalizações como textos, figurinhas, entre outros.
É possível, ainda, escolher e agendar o Stories para o melhor horário, de acordo com os números de sua página.
Reels
O recurso Reels começou primeiro no Instagram, e com o sucesso que vinha fazendo, foi incorporado ao Facebook. Ele consiste em um formato de vídeos curtos, de no máximo 30 segundos de duração, que unem áudio, imagens, textos e efeitos visuais.
O Reels é bastante utilizado para ajudar um perfil a crescer, aumentar o público e construir uma imagem ideal. Para criar um Reels no Faceboo basta abrir o aplicativo e ir até sua página, tocando no botão “REELS” na parte inferior.
Facebook Ads: O que é?
Mencionamos no tópico anterior sobre as campanhas no Facebook, que são maneiras de criar e impulsionar campanhas publicitárias ou de marketing para tornar um determinado conteúdo mais visível para o seu público alvo.
O Facebook Ads é a ferramenta através da qual acontece a criação e veiculação dessas campanhas. Todos os anúncios que você recebe em sua linha do tempo foram criados através dele.
Se você tem uma página e deseja alcançar os seus clientes com mais efetividade, além de ter a certeza de que o seu conteúdo chegará às pessoas certas, é preciso investir dinheiro para impulsionar as suas postagens através do Facebook Ads.
Como o Facebook Ads funciona?
O profissional de marketing responsável por trabalhar com essa ferramenta precisa saber qual o objetivo da campanha, e em que formato ela será veiculada.
Atualmente, é possível impulsionar ou páginas inteiras, ou publicações (fotos ou vídeos). O objetivo pode variar entre exposição (tornar o seu conteúdo mais visível para mais pessoas), conversão (aumentar os leads), entre outros.
Uma vez encontradas essas respostas, o profissional deve escolher o público que deseja que receba os anúncios. O Facebook Ads dá a opção de escolher a região, idade e preferências baseadas específicas do seu público, o que torna muito mais fácil a obtenção de resultados.
No entanto, é primordial o conhecimento do público, para que as campanhas tenham maiores possibilidades de conversão.
Depois disso já escolhido, a campanha já está quase finalizada, faltando apenas escolher as datas de veiculação e o orçamento, ou seja, quantidade de dinheiro investido. Quais são as dicas para usá-lo?
Curiosidades sobre o Facebook
Com alguns anos no mercado online, o Facebook já tem muita história e curiosidades para serem compartilhadas com o público. Abaixo separamos algumas delas.
1. Herdeiro em sua conta
Muita gente não sabia, mas é possível cadastrar um herdeiro para a sua conta no Facebook. Essa pessoa será a responsável por cuidar de seu perfil, caso ele seja transformado em um memorial.
O herdeiro pode:
- Escrever uma publicação fixada no seu perfil (por exemplo, para compartilhar uma mensagem final em seu nome ou fornecer informações sobre o funeral).
- Ver publicações, mesmo que você tenha configurado sua privacidade como Somente eu.
- Decidir quem pode ver e publicar homenagens, se a conta transformada em memorial tiver uma área para isso.
- Excluir publicações de homenagens.
- Alterar quem pode ver as publicações em que você está marcado.
- Remover suas marcações publicadas por outra pessoa.
- Responder a novas solicitações de amizade (por exemplo, amigos de longa data ou membros da família que ainda não estavam no Facebook). Caso tenha sido adicionado como contato herdeiro depois do falecimento de seu ente querido, você não poderá responder a novas solicitações de amizade.
- Atualizar a foto do perfil e a foto da capa.
- Solicitar a remoção da conta.
- Desativar a exigência de analisar publicações e marcações antes que apareçam na seção de homenagens, caso a análise da linha do tempo tenha sido ativada.
- Baixar uma cópia daquilo que você compartilhou no Facebook, caso esse recurso esteja ativado.
O herdeiro não pode:
- Entrar em sua conta.
- Ler suas mensagens.
- Remover amigos ou fazer novas solicitações de amizade.
Adicionar ou remover herdeiro
Através das configurações gerais da conta é possível adicionar, alterar ou remover o contato herdeiro nas a qualquer momento.
Para adicionar um contato herdeiro:
- Clique na sua foto do perfil no canto superior direito do Facebook.
- Selecione Configurações e privacidade e clique em Configurações.
- Clique em Configurações de transformação em memorial.
- Digite o nome de um amigo em Escolha um amigo e clique em Adicionar.
- Para informar o amigo de que ele se tornou seu contato herdeiro, clique em Enviar.
Para alterar ou remover um contato herdeiro, siga as etapas 1 e 2 acima e clique em Remover. Em seguida, você poderá adicionar um novo contato herdeiro se quiser.
O contato herdeiro será notificado caso sua conta seja transformada em memorial. É preciso ter mais de 18 anos para poder escolher um contato herdeiro para a sua conta.
2. Hackers tem uma paixão pelo Facebook
Uma rede tão grande, que armazena dados de bilhões de pessoas, com certeza atrairia a atenção de vários hackers. Em 2014, houve cerca de 600 mil tentativas de invasão a contas cadastradas na plataforma por dia.
O objetivo dos hackers é conseguir acessar informações importantes como mensagens privadas, fotos e entre outros. Por isso, a rede sempre reforça a necessidade de escolher senhas difíceis, e também de acionar outras opções de segurança, como fornecer um código de acesso ao acessar sua conta de outro dispositivo que não seja o seu.
3. O azul clássico
Muitas teorias podem ser usadas para explicar o porquê essa cor foi escolhida, provavelmente pouca gente sabe a resposta correta. O azul foi escolhido porque é a cor mais rica aos olhos de Mark, que é daltônico. Ele quis que a melhor cor para ele fosse a escolhida, e ela fez muito sucesso.
4. Al Pacino na página inicial
Já pensou ser recebido no Facebook por Al Pacino? Para muitos parece algo impossível, mas para quem conheceu a rede social quando ainda se chamava “thefacebook”, é uma realidade!
Naquela época, era possível ver uma imagem do ator no canto superior esquerdo da página de login. Não se sabe o motivo pelo qual o ator foi escolhido para esse papel de destaque, mas a sua imagem foi muito bem desenvolvida por um um colega de classe de Zuckerberg.
Confira abaixo:
![Facebook: saiba tudo sobre a rede social mais usada por internautas de todo o mundo!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/10-Facebook-saiba-tudo-sobre-a-rede-social-mais-usada-por-internautas-de-todo-o-mundo.jpg)
![Facebook: saiba tudo sobre a rede social mais usada por internautas de todo o mundo!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/11-Facebook-saiba-tudo-sobre-a-rede-social-mais-usada-por-internautas-de-todo-o-mundo.jpg)
5. As linguagens presentes
Uma rede de alcance global como o Facebook precisa oferecer acessibilidades para todos os seus usuários, e é por isso que atualmente é possível escolher entre 70 opções de línguas diferentes.
Além de línguas faladas ao redor do mundo, a plataforma também disponibiliza algumas opções diferentes, como o “English Upside Down”, que coloca todas as palavras da página de cabeça para baixo. Veja!
![Facebook: saiba tudo sobre a rede social mais usada por internautas de todo o mundo!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/12-Facebook-saiba-tudo-sobre-a-rede-social-mais-usada-por-internautas-de-todo-o-mundo.jpg)
Há também o “English (Pirate)’’, uma versão em inglês que coloca as palavras linguajar pirata. O “nome de usuário” é substituído por “pirate name” (nome pirata) , “Nome” é substituído por “Cap’n Name” (nome do capitão). Além disso, o “E-mail” é substituído por “E-bottle” (“e-garrafa”, em tradução literal, por conta das histórias sobre mensagens enviadas em garrafas).
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Marketing Digital e Facebook: uma união poderosa
O marketing apenas tem bons resultados quando é capaz de atingir o público exatamente onde ele está. Nesse sentido, as redes sociais, em especial o Facebook, são incrivelmente vantajosos.
O Marketing Digital tem sido adotado cada vez mais por empresas que querem crescer e alcançar seus clientes através das redes sociais. O Facebook é uma das melhores redes para se investir atualmente, porque trabalha muito bem a interação com bilhões de usuários e possibilita a aproximação entre marca e público.
Abaixo te damos algumas dicas para trabalhar o Marketing Digital no Facebook.
1. Antes de agir: pense, planeje
Assim como tudo na vida, um Marketing Digital de sucesso precisa de planejamento. É necessário que as empresas entendam exatamente o que desejam alcançar com as suas campanhas, que tipo de público querem atingir e como desejam se comunicar com eles.
Sem um norte bem definido, não há valor de investimento que faça a sua marca ter sucesso.
2. Trabalhe ao lado de pessoas capacitadas
Já diria o ditado: “De boas intenções, o inferno está cheio”. Engana-se quem pensa que qualquer um consegue aplicar boas estratégias de marketing no Facebook apenas porque se trata de uma rede social.
O Facebook é muito bem planejado, e é preciso alguém com domínio e experiência para conseguir usar a plataforma da melhor maneira possível, visando resultados.
3. Nunca se perda do tom de sua empresa
O público não consegue ter uma relação verdadeira com uma marca que não tem um propósito e um tom definidos. Quando estiver na etapa 1, planeje bem o tom de comunicação com o seu público e o mantenha ao longo do caminho. Somente assim ele conseguirá realmente se conectar com sua empresa e comprar suas estratégias de marketing.
4. Tenha verba para investir
Além de planejamento, boa equipe, tom definido e público também, é fundamental que você tenha uma verba para investir no marketing digital de sua marca no Facebook.
Não é preciso ter milhões disponíveis logo no começo, um curto orçamento já pode te ajudar a criar campanhas com bons anúncios no Facebook Ads, desde que você tenha se planejado bem.
Saiba que é possível fazer mudanças em suas campanhas a qualquer momento, de acordo com as demandas. Os anúncios no Facebook são importantes, e se você não pagar algum deles, suas campanhas serão interrompidas. Portanto, planejamento!
5. Conteúdo de qualidade é fundamental
Atualmente, há diversas marcas do mesmo segmento nas redes sociais, e aquelas que se diferenciam e conseguem conquistar o público são as que promovem conteúdos diversificados e de qualidade.
Elas não falam apenas sobre os seus próprios produtos, mas também estão dispostas a fazer postagens diferentes e interessantes, que agrade o público e faça ele desejar por mais publicações. Nesse momento, é fundamental dar asas à criatividade e não ter medo de se envolver nas tendências de cada momento.
Mantenha em mente a regra 80/20. 80% dos conteúdos que você posta devem ter algo de valor para o leitor, e os 20%, podem ser promoções e divulgações. Essa fórmula te ajuda a ter um bom engajamento.
6. Constância nas publicações
Se você é o tipo de pessoa que vive abandonando os seus planos, precisa rever esse hábito urgente, antes de começar a investir no Marketing Digital no Facebook. As páginas precisam ser cuidadas e alimentadas com muita frequência, para manter o público engajado e sempre atualizado. A constância é primordial nesse processo.
Estude seu público, entenda os melhores horários para publicar e como se comunicar com ele. Assim, será mais fácil definir a frequência de suas postagens. Também mantenha-se atento as notícias e tendências, para adaptar o seu conteúdo e ter mais chance de agradar ao público.
7. Acompanhe seus resultados de perto
Uma boa estratégia de Marketing Digital é aquela que acompanha os resultados de perto, pronta para fazer quaisquer alterações necessárias para o sucesso da marca, e o Facebook tem ferramentas próprias para isso.
Dentro da Fan Page, os proprietários encontram o Estúdio de Criação e Insights, recursos que possibilitam a análise de curtidas, compartilhamentos, mensagens trocadas entre seus seguidores e também o alcance, facilitando a análise e a formulação de novas estratégias.
8. Interaja com o público
A interação é fundamental dentro do Marketing de Conteúdo do Facebook. Responda o seu público, tire suas dúvidas, deixe mensagens. Até mesmo os comentários negativos não devem passar despercebidos, pois o público precisa ver que você está atento e se importa com a sua satisfação.
A interação favorece o engajamento das páginas, uma vez que os internautas percebem que você se preocupa e não os deixará sem resposta.
Meta
O Facebook, que como vimos mais cedo começou com uma rede de avaliação de aparência, se tornou uma potência mundial no ramo das redes sociais, e está dominando o mundo da internet.
Zuckerberg, dono de um grande potencial, tem crescido com o tempo e incorporado outras empresas a seu domínio, como Instagram e WhatsApp. Com tantas empresas grandes para cuidar, foi necessário criar uma empresa controladora para uma melhor administração, e foi aí que surgiu a Meta.
Anteriormente chamada Facebook Inc, ela teve sua mudança de nome anunciada em 28 de outubro de 2021. O novo nome da marca vem com o objetivo de atuar junto à expansão do “metaverso”, um conjunto de experiências digitais imersivas que envolvem realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias que vão muito além das telas 2D.
O Facebook não mudou de nome
Não se preocupe, a rede social segue tendo o mesmo nome, agora apenas se tornou um dos produtos da Meta. A mesma mudança foi realizada pelo Google, que em 2015 lançou a Alphabet, uma empresa para controlar todos os serviços associados.
Facebook e Facebook Meta: o que mudou?
Antes do rebranding, o Facebook era a “empresa-mãe”, responsável por cuidar das empresas subsidiárias e produtos do conglomerado: Facebook, Instagram, WhatsApp e a Oculus, especializada em realidade virtual.
![Facebook: saiba tudo sobre a rede social mais usada por internautas de todo o mundo!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/14-Facebook-saiba-tudo-sobre-a-rede-social-mais-usada-por-internautas-de-todo-o-mundo.jpg)
A mudança para Meta afeta apenas a empresa-mãe. Na prática, isso significa que a rede social Facebook continua com o mesmo nome, mas agora pertence à Meta, assim como Instagram, Oculos e WhatsApp.
Zuckerberg fez essa mudança por conta de um planejamento muito poderoso para o futuro. As redes sociais não serão o único foco da empresa. O empresário está desenvolvendo o metaverso , um tipo de “mundo virtual” que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.
Por dentro do “metaverso”
A Meta surgiu com o grande objetivo de criar um metaverso, que deve revolucionar a maneira como vivemos e estabelecemos os nossos relacionamentos.
A empresa se planeja para desenvolver uma espécie de ecossistema virtual colaborativo onde todas as plataformas, produtos e ferramentas da empresa serão integradas, de maneira que os usuários consigam compartilhar o mesmo espaço com diferentes tecnologias.
No plano da Meta, em um mesmo ambiente será possível inserir jogos, interações sociais e ambiente de trabalho sem a limitação para uma tela 2D. Em uma experiência imersiva, as pessoas podem participar da ação, não apenas apreciá-la.
Através deste material, pudemos perceber a evolução do Facebook, como ele faz parte de nossas vidas, e também dos planos surpreendentes da Meta para o futuro!