João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina, considera a possibilidade de realizar um show com uma versão em 3D da sua mãe. O assunto se tornou viral depois do comercial da Volkswagen, onde a cantora é representada por meio de inteligência artificial.
“A inteligência artificial é como um dia foi a televisão. Num primeiro momento, pode deixar a gente sem saber direito o que é, mas aos poucos vai entrando no nosso dia a dia, queiramos ou não”, afirmou João.
Em uma entrevista ao jornal O Globo, ele mencionou que vê a utilização de novas tecnologias como algo positivo para relembrar o legado de Elis Regina, e que utiliza recursos de inteligência artificial para preservar o acervo deixado por sua mãe.
A polêmica propaganda
Elis Regina, falecida há 41 anos, surpreendeu os fãs ao aparecer em um dueto com sua filha, Maria Rita, em um comercial de carro que emocionou a todos na última terça-feira (4/7). Como isso foi possível? A marca utilizou inteligência artificial para criar um reencontro entre mãe e filha.
O vídeo começa com Maria Rita dirigindo uma versão moderna da Kombi, enquanto canta “Como nossos pais”, clássico de Belchior que foi eternizado na voz de Elis Regina.
A campanha segue mostrando imagens de carros da marca que marcaram diferentes gerações, até que surge uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que se aproxima do carro de Maria Rita para completar o emocionante dueto.
Conforme relatos da marca, a campanha contou com o uso da tecnologia conhecida como deepfake para trazer a icônica figura da música popular brasileira. Uma atriz dublê foi escolhida para representar a cantora ao volante do veículo.
Debate nas redes sociais
O lançamento da música “Como Nossos Pais”, interpretada pela saudosa cantora brasileira, gerou intensa discussão nas redes sociais nos últimos dias, levantando um debate que abrangeu opiniões e conceitos relacionados à publicidade e inteligência artificial.
A campanha publicitária despertou um sentimento nostálgico entre os brasileiros, tanto pelas artistas envolvidas quanto pelos carros antigos. O encontro de gerações gerou repercussão e debates, com algumas pessoas comparando o comercial a um episódio de Black Mirror e levantando questionamentos sobre o uso da inteligência artificial para “reviver” memórias ou pessoas.
Além disso, houve destaque para o aspecto comercial do uso da imagem de Elis Regina, uma artista que se opunha à ditadura no país e recebeu apoio da empresa automobilística naquela época.
Apesar das opiniões divergentes, o vídeo da Volkswagen obteve um grande sucesso nas redes sociais, acumulando milhares de visualizações em pouco tempo. Esse dueto inédito, que antes só era possível na imaginação, torna-se “real” graças a essa fascinante tecnologia.