Um vídeo viral nas redes sociais mostra o funcionário José Vinícius, do Burger King, com marcas de urina em suas calças.
De acordo com o próprio colaborador, isso ocorreu devido à política da empresa que proíbe a saída do quiosque, localizado em um shopping em Aracaju (SE), para ir ao banheiro.
José Vinícius relata que se sair uma vez, recebe uma advertência, se sair pela segunda vez, é suspenso e se sair pela terceira vez, é demitido por justa causa.
A rede de fast-food emitiu uma nota sobre o incidente, afirmando que lamenta profundamente o ocorrido e não tolera qualquer forma de falta de respeito. Eles informaram que as pessoas envolvidas no caso foram afastadas enquanto são apuradas todas as informações e que estão oferecendo apoio ao colaborador.
A empresa ressalta que tem uma cultura de respeito com as pessoas em qualquer ambiente e tomará todas as medidas necessárias.
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De acordo com o advogado Danilo Schettini, da Advocacia Schettini, a conduta praticada contra o funcionário configura um abuso de poder e uma forma de assédio moral por parte do empregador.
Ele ressalta que embora a empresa tenha poderes de controle e possa impor determinadas situações no ambiente de trabalho, esse poder encontra limites quando confrontado com os direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal, como os direitos relacionados à personalidade e à dignidade da pessoa humana.
Diante da repercussão negativa, o Burger King anunciou a revisão de suas políticas internas e o fortalecimento das diretrizes relacionadas às condições de trabalho e ao respeito aos funcionários. A empresa afirmou estar comprometida em tomar as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro e ressaltou que o incidente em Aracaju não representa a postura da rede como um todo.