Se você trabalha no meio digital, precisa começar a usar Google Trends em suas estratégias de marketing o quanto antes. Essa ferramenta do Google te oferece uma perspectiva incrível da mente coletiva na internet, ajudando a compreender o seu comportamento e moldar as suas ações de acordo com isso.
Neste artigo, oferecemos um guia completo sobre o Google Trends, falando tudo sobre essa ferramenta e como você pode utilizá-la para obter insights valiosos para as suas estratégias, desde oportunidades e padrões de comportamento do público.
Continue a leitura para saber tudo sobre o Google Trends e sair na frente da sua concorrência.
Google Trends: O que é e para que serve
O Google Trends é uma ferramenta do Google que reúne dados sobre os padrões de pesquisa dos usuários em um determinado período de tempo.
Oferecida gratuitamente, essa ferramenta te ajuda a entender quais as palavras-chaves e termos mais populares nas pesquisas do Google, com tendências sazonais e regiões. Em outras palavras, ao usar o Google Trends você descobre tudo o que está bombando em diversas regiões e períodos de tempo.
Essas informações são especialmente úteis para analistas e profissionais de marketing, uma vez que esses dados trazem insights sobre interesses dos internautas.
A primeiro momento, o Google Trends foi desenvolvido com foco em jornalistas, mas com o tempo se tornou ainda mais essencial par profissionais de área de marketing, porque os direciona na hora de escrever textos para as redes sociais, e-mails, entre outros.
O Google Trends compara o volume de busca das pesquisas entre duas ou mais palavras-chave diferentes. Dessa forma, também é uma ferramenta muito útil para compreender quando determinadas palavras-chaves estão mais em alta dentro de um período de tempo definido.
Porque você deve usar o Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta essencial para quem trabalha com marketing, e há muitas razões para isso. Abaixo citamos algumas delas.
- Ao procurar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio na ferramenta, você descobre o seu aumento, ou queda, nas buscas dos usuários do Google, o que te dá informações valiosas sobre onde focar na hora de executar suas estratégias;
- O Google Trends lista quais as palavras-chaves mais buscadas pelos usuários, uma informação de ouro na hora de produzir conteúdos relevantes e aplicação do SEO;
- A ferramenta do Google te ajuda até mesmo a escolher quais termos sinônimos usar no seu texto, de uma forma que ele esteja mais relacionado às palavras mais buscadas pelos usuários.
Como usar o Google Trends em passos simples
Como é uma ferramenta oferecida gratuitamente pelo Google, qualquer pessoa pode acessar o Google Trends através do site oficial da ferramenta. Logo que entrar no site você encontrará uma barra de pesquisas no centro da página, é nela que você vai buscar os temas que desejar.
Depois de digitar o tema e apertar para fazer a busca, o Google Trends vai te apresentar um gráfico mostrando como o termo que você buscou se desempenhou nas buscas do Google dos últimos 12 meses.
O período de 12 meses é padrão, mas você pode alterar esse período para mais ou para menos, de acordo com as suas preferências. Também é possível filtrar alguma região específica para analisar os resultados. É possível descobrir a popularidade de um termo inclusive por cidade ou estado. por estado ou por cidade. Só nessa primeira função você já consegue muita informação boa para aplicar nas suas estratégias. Mas ainda há muito mais opções.
Sugestões baseadas em tendências
Logo na página inicial da ferramenta você encontrará algumas sugestões baseadas nos assuntos que mais têm rendido buscas pelo público. Isso é ótimo para te orientar nos seus próximos conteúdos para as redes sociais, por exemplo.
Em Alta
Essa aba também traz muitos insights interessantes para complementar a sua estratégia de marketing. Ela se divide entre Tendências de Pesquisa Diária (que apresenta os temas mais pesquisas durante todo o dia) e Tendências de Pesquisa em Tempo Real (que mostra os melhores tópicos de um determinado momento).
Tendo acesso a abas as informações você pode ver os assuntos mais procurados recentemente e também as palavras-chave que cresceram em busca de uma hora para outra.
Comparação de palavras-chave
Essa é outra opção muito interessante do Google Trends. Através da comparação de palavras-chave você pode analisar qual o desempenho de cada uma, bem como a sua popularidade ao longo de um período determinado de tempo.
Tour pelos principais dados do Google Trends
Agora que você já aprendeu a fazer as pesquisas do Google Trends, é hora de saber ler os dados e informações que a ferramenta te oferece. Esse passo é essencial para aplicar as informações adquiridas através da ferramenta nas suas estratégias.
A seguir te fazemos um tour pelos principais dados que você encontrará ao fazer uma pesquisa no Google Trends.
Interesse por região
Essa seção informa em qual localidade o termo que você buscou teve mais popularidade durante um período de tempo específico.
É válido pontuar que os valores são calculados em uma escala de 0 a 100. O local indicado pelo número 100 tem a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas naquele local. O local marcado com 50 tem metade da popularidade, e o local marcado com 0 representa que o termo buscado tem menos de 1% da popularidade daquele local com o maior número de pesquisas.
Outro ponto importante: um valor maior de porcentagem indica uma proporção maior de buscas, mas não necessariamente um valor maior absoluto. Por exemplo, um país pequeno em que 80% das consultas são sobre “calças” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre “calças”. É preciso levar em conta o tamanho da população que usa o Google em local representado na medição.
Interesse ao longo do tempo
Esse dado mostra o volume relativo de buscas do termo em uma determinada região durante um determinado período de tempo.
As porcentagens aqui seguem o mesmo esquema das mencionadas acima.
Assuntos relacionados e Pesquisas relacionadas
Os assuntos relacionados mostram as palavras-chave relacionadas ao seu termo que os usuários também procuraram, seja antes ou depois de buscarem pelo termo escolhido por você.
As pesquisas relacionadas, por sua vez, mostram temas que podem estar relacionados à palavra-chave que você buscou. Ao pesquisar o termo “marketing digital”, algumas pesquisas que podem aparecer são “o que é marketing digital” e “como montar uma estratégia de marketing digital”, por exemplo.
Essa seção é uma ótima opção para encontrar palavras-chaves alternativas, definir temas para conteúdo ou até mesmo descobrir as preferências de compra e comportamento do seu público-alvo.
Usando o Google Trends no Marketing digital
Se você chegou até aqui, certamente percebeu quantas informações valiosas o Google Trends oferece para os profissionais que trabalham montando estratégias de marketing.
Mas se você ainda está um pouco perdido sobre como usar esses dados na hora de montar os seus planejamentos, veja a lista abaixo. Deixamos alguns insights para usar a ferramenta ao seu favor:
- Para conteúdo: use o Google Trends para pesquisar tópicos relacionados ao tema que você deseja abordar. Dessa forma você valida se esse conteúdo será interessante antes de produzi-lo, maximizando as suas chances de acerto.
- Para pesquisar palavras-chave de forma detalhada: pesquise palavras-chave variadas na ferramenta e veja quais delas apresentaram maior interesse recentemente, assim você cria conteúdos mais direcionados e com maiores chances de funcionarem.
- Para descobrir tendências sazonais: descubra quais são os produtos com picos sazonais de interesse. Com essas informações você ganha perspectiva dos momentos ideais para desenvolver campanhas específicas.
- Para analisar os concorrentes: com o Google Trends você também pode acompanhar como as palavras-chave relacionadas aos seus concorrentes estão se desempenhando, para aproveitar oportunidades em sua própria estratégia.
- Para fazer pesquisa geográfica: filtrando o interesse da palavra-chave por região você consegue ajustar suas comunicações e estratégias para atingir cada público de forma personalizada.
- Para comparar palavras-chave: Quando você comparar várias palavras-chave simultaneamente, consegue perceber as diferenças de popularidade entre cada uma delas. Essa visão macro te ajuda a perceber associações e até mesmo nichos de interesse que você pode incluir na hora de montar as suas estratégias.
- Para descobrir se um produto/serviço vale a pena: Sim, até nisso o Google Trends pode ajudar. Se você está pensando em lançar um novo produto ou serviço, busque temas relacionados a ele no Google Trends para ter uma noção sobre o interesse do público nessa área. Dessa forma você consegue descobrir se há procura por esse produto/serviço e, consequentemente, se vale a pena investir nesse lançamento.
- Para montar campanhas de publicidade: campanhas de publicidade requerem um investimento considerável de dinheiro. Por isso, antes de investir nisso, faça uma busca no Google Trends e descubra se as palavras-chave escolhidas estão se desempenhando bem. Se a resposta for positiva, pode ser uma boa opção seguir em frente. Mas se for negativa você economiza o seu dinheiro para investir em termos com mais popularidade.
FAQ Google Trends
Agora que já cobrimos os principais pontos sobre o Google Trends, vamos checar algumas das perguntas mais frequentes sobre a ferramenta.
Qual é a função do Google Trends?
O Google Trends tem como objetivo reunir dados sobre os padrões de pesquisa dos usuários do Google dentro de um período de tempo. Essas informações são usadas para entender o comportamento dos usuários, o que pode ajudar em várias áreas, como a do marketing, por exemplo.
Como acessar o Google Trends?
Para acessar o Google Trends, basta tocar nesse link, que direciona à página inicial da ferramenta.
O Google Trends é gratuito?
Sim, o Google oferece a ferramenta de forma gratuita para o público. Todos os dados podem ser acessados sem qualquer custo financeiro.
Os dados do Google Trends são de tempo real?
Não. Os dados fornecidos pela ferramenta não são atualizados em tempo real, mas as informações são atualizadas regularmente. Normalmente os dados são atualizados a cada poucas horas, mas isso depende da popularidade do termo pesquisado.
Preciso ter uma conta do google para usar o Google Trends?
Embora ter uma conta Google seja vantajoso em vários aspectos, você não precisa ter uma dessas contas para acessar a ferramenta. Basta entrar no site oficial do Google Trends e começar a explorar a ferramenta.
Se quiser salvar suas pesquisas, receber alertas de tendências e ter acesso a outros recursos personalizados, você precisa de uma conta Google.
Chegamos ao final deste artigo. Agora você já sabe todos os motivos pelos quais o Google Trends é uma ferramenta indispensável para os profissionais do marketing digital e já conhece as suas principais informações, bem como os processos para fazer buscas na ferramenta.
Então, já comece a colocar em prática todas as dicas que recebeu aqui e use a ferramenta quando for montar a sua própria estratégia de marketing. Você vai perceber o quanto os insights oferecidos pelo Google Trends vão te ajudar a trabalhar de maneira ainda mais assertiva e eficiente.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Como criar sua lista de interesses do Google