publicidade

Haitiano que vive no Brasil formou-se em engenharia vendendo chocolate no metrô

O jovem Guerlinx conseguir superar as barreiras da cultura e realizou o seu sonho ao formar-se em Engenharia, no início de 2020.



Guerlinx Doriscard vivia em seu país natal, Haiti, quando este foi devastado por um terremoto, em 2010. Depois da tragédia, a vida ficou ainda mais difícil por lá, por isso, em 2013, ele veio para o Brasil, aos 21 anos, tentar melhores condições de vida.

No começo, nada foi fácil, especialmente por conta da língua, o que dificultou a adaptação, a conquista de um emprego e um lugar para morar, mas depois de conseguiu se instalar numa pensão, as coisas começaram a mudar.

Guerlinx começou a estudar português e se dedicar a estudar para passar no vestibular. Os resultados do estudo e da dedicação logo começaram a aparecer: o jovem haitiano foi aprovado para o curso de Engenharia Civil, na Unisal, e posteriormente conseguiu bolsa integral, devido à participação em projetos da faculdade.


Entre esses projetos está o de desenvolvimento de um tijolo ecológico, que já está sendo fabricado em Hortolândia (SP). Ao jornal O Liberal, Guerlinx contou que essa era uma ideia barata, rápida e segura, e que queria levar para o seu país.

Para conseguir se sustentar, Guerlinx vendia chocolate no metrô, aos fins de semana, e também intermediava ligações de haitianos para suas famílias.

O jovem nunca se permitiu ficar parado ou desmotivado diante de sua realidade. Fez diversos cursos, como empreendedorismo, algo de que sempre gostou, pintura e textura, e oficina de concreto, e também se envolveu com esportes, como karatê e futebol.

Depois de cinco anos de muita dedicação, no início de fevereiro, Guerlinx tornou-se um engenheiro e com uma alegria a mais: a mãe veio para o Brasil morar com ele, depois de ter problemas com sua casa, no Haiti.


O trabalho de conclusão de curso de Guerlinx foi inspirado nas tragédias que aconteceram em seu país e nas dificuldades dos haitianos de reconstruírem os seus lares. O tijolo ecológico desenvolvido por ele é apresentado como uma solução mais viável para essas pessoas recomeçarem a vida.

Agora o jovem empreendedor busca apoio financeiro para começar a colocar o seu projeto em prática e ajudar as pessoas de baixa renda a construírem suas casas com mais dignidade.

Ao G1, Guerlinx expressou muita gratidão pelas oportunidades que conquistou durante sua vida e reforçou que continuará na luta para conquistar os seus sonhos.

Para o futuro, GD, como ficou conhecido, deseja ter o próprio escritório de engenharia e está à procura de um sócio. Por ora, pretende criar um canal no Youtube para falar sobre empreendedorismo.

Guerlinx é um grande exemplo de superação, recomeço e empatia. Depois de todas as dificuldades, conseguiu alcançar seu maior objetivo e agora se concentra em ajudar outras pessoas através de sua vocação. Muito sucesso em sua jornada!

Compartilhe este grande exemplo em suas redes sociais!

 

 Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: reprodução Facebook/Guerlinx Doriscard.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.