As redes sociais desempenham um papel fundamental quando falamos em vendas online. Em meio a perfis de inúmeras lojas, para se destacar, é necessário utilizar com sabedoria os recursos disponíveis.
Com isso em mente, saber quais são as hashtags mais usadas é uma excelente estratégia para aumentar seu nível de engajamento e desta forma atrair potenciais clientes e seguidores qualificados. É por meio delas que suas publicações serão encontradas com maior facilidade.
Pensando nisso, separamos uma lista completa com as 150 hashtags mais utilizadas no Instagram, como usá-las em seu funil de marketing e muito mais. Então, se deseja conferir, é só seguir a leitura deste artigo!
Hashtags para Instagram são palavras precedidas pelo uso do símbolo comumente chamado de jogo da velha (#). Ao utilizá-las é criado um hiperlink e o termo se torna clicável levando o usuário para uma lista de publicações que utilizaram aquela mesma palavra. Na aba é possível encontrar duas abas: mais recentes – que são os posts publicados em ordem cronológica – e as mais relevantes, que são publicações que mais se destacaram dentro daquela tag.
Os critérios para isso envolvem uma série de fatores, como número de compartilhamentos, salvos, comentários e curtidas. Quanto mais rápido o usuário obtiver essas métricas, mais expressivo será o resultado do engajamento e maiores as chances daquele post ficar entre os que se destacaram. Definir as palavras certas pode ser crucial para atrair clientes e criar uma conexão profunda com seu público-alvo.
Não faltam razões para usar as hashtags na sua estratégia de marketing nas redes sociais. Elas têm o poder de dar mais visibilidade para aquele conteúdo e, com isso, trazer mais pessoas interessadas no que você está postando.
![Hashtags: o que são e quais as mais usadas no Instagram?](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Hashtags-o-que-sao-e-quais-as-mais-usadas-no-Instagram-imagem-1.jpg.webp)
É importante listar os principais benefícios das hashtags para Instagram de forma que isso te ajude a estruturar sua estratégia. Veja a seguir todas as vantagens:
Aumento do número de seguidores
Embora as hashtags sejam usadas para alcançar mais pessoas, elas também permitem que seu número de seguidores aumente. Isso ocorre porque as tags ajudam as pessoas a encontrarem conteúdos alinhados aos seus gostos e interesses.
Se você trabalha com um nicho de mercado específico, as hashtags são uma ótima forma de fazer com que o teu negócio seja encontrado com mais facilidade na rede social. Sendo assim, basta adicionar a hashtag desejada para que potenciais clientes conheçam a solução. Desta forma, percebe-se que quando as pessoas encontram perfis que produzem conteúdos de valor, elas tendem a ter um engajamento maior e mais chances de se tornarem clientes.
Maior alcance das suas postagens
O principal intuito das hashtags para Instagram é gerar tráfego. Isso significa que usando as palavras-chave adequadas, é possível dar mais visibilidade ao seu trabalho nas redes sociais. Quanto mais gente conhecer o teu perfil, maiores as chances de conseguir interações com suas postagens.
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Atração de público qualificado
É comum ter seguidores que não queiram comprar o seu produto. O que pode acontecer é a pessoa gostar do seu conteúdo e querer saber mais sobre o assunto em questão. Ou, ainda, ela não tenha seguido as etapas do funil de vendas, e por conta disso, não esteja pronta para finalizar a compra.
Seja qual for o motivo, é necessário ter clareza a respeito do quão qualificada está a audiência para contratar o serviço oferecido pela sua empresa e consumir efetivamente o seu produto. Quanto mais a hashtag estiver alinhada a seu objetivo, mais qualificado será o público atraído.
Crescimento nas conversões
As vantagens mencionadas acima resultam nesta, que é o aumento no número de seguidores convertidos em consumidores. É interessante saber que as hashtags para Instagram não serão as únicas responsáveis pelo aumento das vendas. Essa estratégia somada a outras é capaz de aumentar a taxa de conversão. Sendo assim, pode-se dizer que unir conteúdos alinhados aos interesses do público-alvo às hashtags certas é a chave para destravar as vendas do e-commerce na plataforma.
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Já nas contas dedicadas à beleza e moda, as hashtags mais usadas são:
- #girl
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- #make
- #model
- #look
- #lookdodia
- #getreadywithme
- #instabeauty
![Hashtags: o que são e quais as mais usadas no Instagram?](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Hashtags-o-que-sao-e-quais-as-mais-usadas-no-Instagram-imagem-2.jpg.webp)
Agora, conheça as hashtags mais usadas no Instagram de pequenas empresas:
- #sales
- #empreendedorismo
- #desconto
- #ofertas
- #smallbusiness
- #produtividade
Por fim, conheça as hashtags mais usadas por Instagram dedicados à comida:
- #food
- #instafood
- #foodporn
- #yummy
- #comida
- #delicious
![Hashtags: o que são e quais as mais usadas no Instagram?](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Hashtags-o-que-sao-e-quais-as-mais-usadas-no-Instagram-imagem-3.jpg.webp)
Para contas com foco em saúde, bem-estar e vida fitness as hashtags mais comuns são:
- #fitness
- #healthy
- #saude
- #run
- #workout
- #bemestar
- #bumbumnanuca
Apenas as hashtags corretas é que podem auxiliar sua conta a alcançar mais usuários qualificados, ou seja, pessoas com maior probabilidade de se interessarem por seus serviços ou produtos.
Portanto, inserir diversas hashtags em suas publicações sem qualquer relação com o conteúdo publicado é ineficiente. Se você possui uma doceria, por exemplo, é apropriado incluir palavras-chave pertinentes a esse segmento.
Investir em #doces, #doceria e #dessert, por exemplo, pode direcionar pessoas potencialmente interessadas a suas postagens, à sua conta e até mesmo ao link de seu cardápio virtual para conferir o menu completo.
Portanto, se quiser obter sucesso com as hashtags apropriadas para Instagram, é fundamental considerar a persona de seu negócio, ou seja, o protótipo de seu cliente ideal e as palavras que o mesmo pode utilizar ao realizar pesquisas nas redes sociais.
É bom evitar o uso de hashtags impróprias e proibidas no Instagram. Caso as utilize, descumprindo as regras da plataforma, você pode sofrer um bloqueio definitivo, mais conhecido como shadowban.
O Instagram permite no máximo 30 hashtags por postagem, mas a quantidade ideal pode variar. Tenha equilíbrio e procure utilizar hashtags relevantes para seu conteúdo.
Considere seu público-alvo e escolha hashtags coerentes com seu conteúdo. Varie entre hashtags específicos do seu nicho de mercado e populares para ampliar o alcance.
O que é shadowban no Instagram?
Trata-se de uma penalidade na qual seus posts ficam menos visíveis por conta da violação das diretrizes da plataforma.
Como saber se estou sofrendo shadowban?
Cheque se suas interações e alcance diminuíram. Utilize ferramentas digitais para testar a visibilidade de seus posts. Se suspeitar, revise suas práticas e procure não violar as diretrizes.
O Instagram proíbe hashtags que envolvem spam, conteúdo inadequado ou atividades ilícitas. Evite hashtags associadas a essas categorias.
É possível recuperar-se do shadowban no Instagram?
Sim, desde que você revise suas práticas, evite atividades suspeitas, siga as diretrizes da plataforma e remova hashtags burocráticas. Com o tempo, a visibilidade pode ser restaurada e a conta voltará a funcionar normalmente.
O uso de emojis influencia no shadowban?
Os emojis em si não causam shadowban. No entanto, o uso excessivo pode ser penalizado, principalmente em combinação com tags proibidas. Seja sensato!
Não necessariamente. Embora as hashtags populares tenham muito tráfego, elas também possuem muita concorrência. Inclua também tags específicas de seu nicho para segmentar o público.
Essas são as dúvidas mais frequentes envolvendo as temáticas de hashtags e o shadowban. Sempre fique a par das diretrizes da plataforma para garantir uma presença saudável.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Hashtag: o que é e como conseguir resultados com ela