Com o boom das ferramentas de IA, várias pessoas têm usado essa alternativa seja para a produção de textos como para criar até vídeos. No geral, essas ferramentas ajudam naqueles momentos de “tela em branco” (quem é redator sabe bem).
Algumas são capazes de gerar textos, porém ainda com certas limitações que convém ficar atento. Por elas serem ainda alimentadas conforme o uso, é normal ler alguma informação inverídica como resultado de algum prompt, que são textos onde o usuário pede para que a Inteligência Artificial execute determinada tarefa.
Sabendo disso, sempre confira os textos e edite quando julgar ser necessário.
Vamos à lista!
IAs para produção de textos
ChatGPT
Talvez a mais popular entre todas as ferramentas de IA, o ChatGPT se consolidou rapidamente e tem dominado o segmento. Além de você poder usá-la de maneira gratuita, que tem como base o modelo GPT-3.5, a ferramenta não decepciona. É possível gerar textos convincentes e completos com a ferramenta.
Para quem quer algo a mais, a versão paga pode ser contratada a partir de US$20 mensais, algo equivalente a R$96.
Bard
Do Google, o concorrente direto da OpenAI tem como principal vantagem ser constantemente alimentado em tempo real e mostrar as fontes das informações que a ferramenta utilizou para gerar determinado texto.
Você ainda pode compartilhar conversas com outras pessoas e facilitar o trabalho em equipe, além de usar determinados tipos de tons de conversa para ter um resultado mais formal ou informal.
Bing
Da Microsoft, o Bing também está integrado à internet e disponível na barra de pesquisa do Windows, assim como no Microsoft Edge e nas buscas desse navegador.
Mais um que veio para brigar pelo páreo, a inteligência artificial da Microsoft é gratuita e capaz de produzir textos em grande escala.
Notion
O Notion oferece uma funcionalidade integrada de inteligência artificial para geração de textos em seu aplicativo de organização. Isso permite consolidar todas as tarefas em um único local, possibilitando não apenas a criação de cronogramas para o planejamento de redes sociais, mas também a elaboração do texto que acompanhará cada conteúdo.
Chatsonic
O Chatsonic é um chat baseado em inteligência artificial fornecido pela Writesonic, desenvolvido para a criação de textos. Suas funcionalidades incluem a capacidade de utilizar dados do Google para pesquisa, personalizar o tom das respostas e operar como uma extensão do Chrome, permitindo o acesso a diversas fontes de informação online.
A versão gratuita utiliza o modelo GPT-3.5 e possui um limite de criação de 10 mil palavras por mês.
CopyAI
O CopyAI é uma plataforma versátil que oferece soluções abrangentes para a criação de conteúdo em texto. Além de sua funcionalidade de chat, a plataforma disponibiliza uma extensa coleção de modelos personalizáveis destinados a diversos objetivos textuais.
Uma característica interessante é a capacidade de utilizar a IA para desenvolver a voz da marca, facilitando a criação de materiais mais específicos e alinhados com a identidade da empresa.
Na versão gratuita, o CopyAI permite a geração de até duas mil palavras por mês, e há restrições quanto ao uso de modelos predefinidos.
Canva
Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas sim, o Canva já oferece um gerador de textos que é alimentado também por inteligência artificial. Porém essa funcionalidade só está disponível para os assinantes da plataforma, quem tem a versão gratuita não tem acesso.
Com a IA do Canva, você consegue criar artes e suas respectivas legendas para o uso nas redes sociais.
Koala
O Koala tem como objetivo aprimorar a interface do ChatGPT para a produção de textos. Além do chat convencional, ele apresenta o KoalaWriter, uma funcionalidade dedicada à criação de textos especialmente voltados para blogs, bem como à transcrição de conteúdos de vídeos do YouTube para formato textual.
Na versão gratuita, é possível utilizar o KoalaWriter para até 5 mil palavras por mês.
Paragraph AI
O Paragraph AI é uma extensão do Google Chrome que incorpora um chat para facilitar a escrita de textos. Pode ser acessado enquanto você navega em qualquer página da web, e oferece opções de filtragem para determinar o tom da mensagem.
Os textos podem ser redigidos com um viés formal ou informal, apresentando abordagem pessimista ou otimista. Na versão gratuita, são permitidos até cinco usos diários.
Simplified
O AI Writer da Simplified é uma ferramenta abrangente projetada para a criação de textos em diversos contextos. A plataforma oferece mais de 90 modelos personalizáveis para iniciar a produção de conteúdo, além de suporte para exportar materiais diretamente para o WordPress.
Na versão gratuita, há a limitação de geração de até duas mil palavras por mês.
ContentBot.AI
O ContentBot.AI é uma plataforma que ajuda você a criar conteúdos personalizados e automatizados com a ajuda da inteligência artificial. Você pode usar o ContentBot.AI para gerar qualquer tipo de conteúdo, como blog posts, landing pages, marketing copy, e-commerce content e muito mais.
Também é possível criar fluxos de trabalho personalizados, importar arquivos ou simplesmente usar o escritor de IA. Essa ferramenta de IA usa a tecnologia de processamento de linguagem natural, especialmente o GPT-3 da OpenAI, para gerar textos semelhantes aos humanos.
Você pode usar o ContentBot.AI em mais de 110 idiomas e alcançar novos mercados com o ContentBot.AI.
Boas práticas de uso das ferramentas de IA
As inteligências artificiais de texto são ferramentas poderosas que podem ajudar na criação de conteúdos de qualidade, mas também exigem cuidados e responsabilidades no seu uso.
Algumas boas práticas de uso para usar as IAs de texto são:
Defina um objetivo claro e específico para o conteúdo que você quer gerar, como o público-alvo, o formato, o tom, o estilo e a finalidade.
Use fontes confiáveis e atualizadas para alimentar a IA de texto, como sites, livros, artigos, podcasts, vídeos e outros conteúdos relevantes para o seu tema.
Verifique sempre a qualidade e a originalidade do texto gerado pela IA usando ferramentas de revisão, correção e verificação de plágio, como o Grammarly, o Reverso e o Copyscape.
Dê os créditos à IA de texto quando usar o seu conteúdo, citando a fonte, o nome e a versão da ferramenta que você usou, como o ContentBot.AI, o Google Bard ou o GPT-3. Se não foi você quem escreveu, não queira enganar seus leitores.
Respeite os direitos autorais, as normas éticas e as leis vigentes ao usar o conteúdo gerado pela IA de texto, evitando violar a propriedade intelectual, a privacidade, a segurança e a moral de outras pessoas ou entidades.
Use a IA de texto como um auxiliar e não como um substituto da sua criatividade, inteligência e conhecimento, aproveitando as vantagens da ferramenta. A IA não substituirá o ser humano, mas terminará aprimorando o seu senso crítico, a sua curiosidade e a sua originalidade, já que é necessária a devida revisão do material gerado.
Dicas para usar as ferramentas de IA
Para quem já testou as inúmeras ferramentas de IA, sabe que em algum momento do absoluto nada elas podem retornar respostas genéricas, ambíguas ou até mesmo inverídicas. Isso pode acontecer por uma série de fatores, mas principalmente pela atualização da base de dados de cada ferramenta.
Porém existe um meio de evitar esse tipo de problema, que é melhorando seu prompt, tentando escrevê-lo da melhor maneira possível e sendo o mais preciso no seu pedido ou comando.
Uma vez que você comece a afinar seu prompt, as respostas inexatas tendem a diminuir, mas é recomendado sempre fazer a devida revisão do conteúdo gerado pela IA.
Para obter resultados mais assertivos ao utilizar esta ferramenta, é fundamental seguir algumas diretrizes:
- Defina claramente suas necessidades: Antes de formular seu prompt, tenha uma compreensão clara do que você está buscando. Comunique suas necessidades de maneira objetiva e precisa.
- Forneça dados e contexto detalhados: Ao elaborar o prompt, inclua dados relevantes e contexto específico. Quanto mais informações a ferramenta tiver, melhores serão as respostas fornecidas.
- Seja específico: Quanto mais detalhado e específico for o seu input, mais direcionada será a resposta. Evite inputs vagos para garantir resultados mais precisos.
- Solicite mais exemplos ou explicações: Caso as respostas obtidas não atendam totalmente às suas expectativas, não hesite em pedir mais exemplos, explicações ou contexto. Isso ajuda a refinar as informações fornecidas pela ferramenta.
Seguir essas diretrizes contribuirá para uma interação mais eficiente e que garantirá que as respostas obtidas sejam mais relevantes e úteis para suas necessidades específicas.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Quais são os 5 tipos de Inteligência Artificial?