O Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares nos últimos anos, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Para marcas e influenciadores digitais, determinar o melhor horário para postar conteúdo no Instagram pode fazer uma grande diferença no engajamento e alcance.
Com os algoritmos do Instagram sempre mudando, qual será o momento ideal para publicar em 2024?
Neste artigo, analisaremos as tendências mais recentes e daremos dicas valiosas sobre quando você deve agendar suas postagens no próximo ano para maximizar visualizações, curtidas e compartilhamentos. Vamos explorar como os dias da semana e formatos de conteúdo podem impactar o sucesso das suas publicações.
Qual é o melhor horário para postar no Instagram?
![Melhor horário para postar no Instagram: veja tendências para 2024](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/melhor-horario-para-postar-no-instagram-veja-tendencias-para-2024-imagem-1.jpg.webp)
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês1. Para ter sucesso nessa plataforma, é importante saber quais são os melhores horários para postar no Instagram, pois isso pode influenciar no alcance e no engajamento das suas publicações.
De acordo com um estudo da Sprout Social, que analisou dados globais, os melhores horários para postar no Instagram são:
- Segunda-feira, das 10h às 12h;
- Terça-feira, das 9h às 13h;
- Quarta-feira, das 10h às 13h;
- Quinta-feira, das 9h às 11h;
- Sexta-feira, das 9h às 11h.
Os melhores dias para postar no Instagram são terça-feira e quarta-feira, e o pior dia é domingo.
No entanto, esses horários podem variar de acordo com o seu nicho de mercado, o seu público-alvo, a sua localização e o seu conteúdo. Por isso, é recomendável que você faça testes e use ferramentas de análise, como o próprio Instagram Insights, para descobrir quais são os horários que geram mais resultados para o seu perfil.
Além dos horários, outros fatores que podem afetar o seu desempenho no Instagram são:
- A qualidade e a relevância do seu conteúdo;
- A frequência e a consistência das suas postagens;
- A interação e o relacionamento com o seu público;
- O uso de hashtags, stories, reels, lives e outras funcionalidades da rede social.
Enquanto o Facebook permanece como a plataforma mais amplamente utilizada por profissionais de marketing globalmente, o Instagram ocupa uma sólida segunda posição, com uma representação de 79%.
Não surpreendentemente, o Instagram também se destaca como a segunda escolha preferida tanto para atendimento ao cliente quanto para profissionais de marketing e consumidores, ficando logo atrás do Facebook.
Em meio à crescente competição por vídeos curtos, especialmente entre Instagram e TikTok, os Reels já absorvem 30% do tempo dedicado à plataforma de propriedade da Meta.
O Instagram evoluiu significativamente desde seus dias iniciais focados apenas em fotos. Com quase 2 bilhões de usuários ativos mensais, o aplicativo se tornou uma plataforma multifacetada para compartilhar não apenas imagens, mas também vídeos, stories e transmissões ao vivo, entre outros tipos de conteúdo criativo.
Além disso, oferece oportunidades valiosas para colaborações e parcerias com outras marcas, além de proporcionar fluxos de receita através de suas capacidades de comércio eletrônico. Maximizar o potencial do Instagram pode abrir caminho para oportunidades de crescimento significativo em termos de seguidores e engajamento.
O algoritmo do Instagram é conhecido por sua imprevisibilidade. Para obter sucesso na plataforma, é fundamental manter uma postagem consistente de conteúdo de alta qualidade, capaz de envolver e entreter o público.
Embora seja um desafio exigente para cada postagem, utilizar essa estratégia como guia pode fortalecer significativamente os esforços de marketing no Instagram.
Melhor horário para postar no Instagram de acordo com o nicho
Como é sabido, os setores têm várias peculiaridades e é necessário se atentar a elas antes de estabelecer estratégias de marketing de conteúdo.
Ainda conforme os dados apresentados pela Sprout Social, os horários, de acordo com o nicho são:
Bens de consumo (comércio)
- Melhor horário: Quintas-feiras às 14h
- Melhores dias para postar no Instagram: terças e quintas
- Piores dias para postar no Instagram: domingos
Os bens de consumo podem abranger uma grande leva de mercadorias e serviços, que vão desde alimentos até roupas e acessórios. Após a pandemia, os consumidores se consideravam prontos para gastar de maneira semelhante aos hábitos antes da pandemia de Covid-19.
Hospitais e saúde
- Melhores horários para postar no Instagram: Quintas-feiras às 13h
- Melhores dias para postar no Instagram: terças, quintas e sextas-feiras
- Piores dias para postar no Instagram: domingos
Um dos setores que mais cresceu, principalmente na época da pandemia, foi, sem dúvida, o setor de saúde. Para além dessa situação, o setor pode se beneficiar com conteúdos que eduquem seu público, ajudando os pacientes a se sentirem mais confortáveis nas consultas médicas, etc.
Hospitalidade
Melhores horários para postar no Instagram:
- terças-feiras às 10h;
- quartas-feiras, das 11h às 13h;
- quintas-feiras ao meio-dia;
- sextas-feiras, das 10h ao meio-dia.
- Melhores dias para postar no Instagram: terças e quartas
- Piores dias para postar no Instagram: domingos
Os consumidores anseiam por uma sensação de normalidade pré-pandemia, e as empresas estão atentas a essa demanda. No setor hoteleiro, observa-se um aumento significativo no engajamento no início da semana, uma mudança em relação ao ano anterior, quando o pico de engajamento ocorria no segundo semestre.
Felizmente, as empresas desse setor estão percebendo resultados positivos em seus esforços ao longo da maior parte do dia de trabalho.
Viagens e turismo
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- Melhores horários para postar no Instagram: terças-feiras às 10h
- Melhores dias para postar no Instagram: terças e quartas
- Piores dias para postar no Instagram: quintas, sábados e domingos
As indústrias de viagens e turismo quase duplicaram seu envolvimento no Instagram em relação ao ano anterior.
Com muitas restrições de viagem sendo levantadas e a sensação de “normalidade” retornando à vida de muitas pessoas, as empresas desse setor enxergam uma oportunidade de capitalizar os desejos reprimidos de viajar.
Os melhores horários para postar no Instagram para marcas de viagens e turismo são no início da semana: terças e quartas-feiras, entre 9h e 16h, registraram engajamento consistente, assim como as sextas-feiras, entre 7h e meio-dia.
No entanto, o pico de engajamento ocorre às 10h das terças-feiras para empresas desse setor.
Mídias e comunicação
Melhores horários para postar no Instagram para mídia:
- Segundas-feiras às 11h
- Quartas-feiras às 11h
- Quintas-feiras às 10h
- Melhores dias para postar no Instagram para mídia: segundas, quartas e quintas
- Piores dias para postar no Instagram para mídia: sábados e domingos
O engajamento na indústria de mídia e entretenimento está experimentando um ressurgimento notável no Instagram. Pode-se observar que o público está dedicando mais tempo ao aplicativo, optando por sessões mais longas em vez de visitas rápidas ao longo do dia.
Além disso, é possível que as atualizações do algoritmo e do feed de notícias estejam contribuindo para níveis mais elevados de engajamento. Eventos globais significativos, cenários políticos dinâmicos e notícias empresariais relevantes exercem impacto considerável nas impressões midiáticas em todas as plataformas, incluindo o Instagram.
Organizações sem fins lucrativos – ONGs
Melhores horários para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos:
- Terças-feiras, às 10h e às 13h
- Quartas-feiras, das 11h às 17h
- Sextas-feiras, das 10h ao meio-dia
- Melhores dias para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos: quartas-feiras
- Piores dias para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos: sábados e domingos
Analisando os dados sobre os momentos mais propícios para postar no Instagram, especificamente para organizações sem fins lucrativos, foi identificado um engajamento consistente ao longo da semana durante o horário comercial padrão.
Então, terças-feiras, das 10h às 13h, quartas-feiras, das 11h às 17h, e sextas-feiras, das 10h ao meio-dia são os períodos mais favoráveis para realizar postagens nessa plataforma, proporcionando uma maior interação para as organizações sem fins lucrativos.
Restaurantes
- Melhores horários para postar no Instagram: segundas às 14h e das 16h às 18h
- Melhores dias para postar no Instagram: segundas-feiras
- Piores dias para postar no Instagram: Quintas, Sábados e Domingos
No ano de 2022, houve uma expectativa geral de retorno às rotinas pré-pandemia, e os restaurantes estavam ansiosos para receber os clientes de portas abertas.
Apesar de os pedidos online e os serviços de entrega terem se estabelecido como novas opções em alguns lugares, o desejo de atrair clientes tradicionais permaneceu. As estratégias de conexão com os clientes variam conforme o público-alvo e os objetivos específicos da plataforma.
Para manter seu restaurante presente na mente dos potenciais clientes, oferecer promoções e atualizações exclusivas no Instagram é uma estratégia eficaz.
Escolas e educação
Melhores horários para postar no Instagram para escolas e educação:
- Terças-feiras, às 11h e das 13h às 16h
- Quartas-feiras ao meio-dia e às 15h
- Quintas-feiras, das 10h ao meio-dia
- Melhores dias para postar no Instagram para escolas e educação: terças-feiras
- Piores dias para postar no Instagram para escolas e educação: domingos
Universidades, instituições de ensino superior e escolas estão observando um aumento significativo no envolvimento no Instagram em comparação com o ano anterior.
É importante notar que algumas escolas gerenciam vários perfis sociais, como por faculdade, setor atlético, entre outros, para atender a diversas necessidades e alcançar públicos distintos de maneira eficaz, no momento certo.
Os picos de oportunidades de engajamento ocorrem do meio da manhã ao início da noite. Os melhores horários para postar no Instagram no contexto educacional são terças-feiras às 11h e entre 13h e 16h, quartas-feiras ao meio-dia e às 15h, e quintas-feiras das 10h ao meio-dia.
Desde destacar a vida estudantil até compartilhar atualizações escolares, uma estratégia de mídia social para a educação deve cumprir múltiplas funções. Se o objetivo é envolver alunos do passado, presente e futuro, ou acompanhar o sentimento e a saúde da marca, a abordagem deve ser cuidadosamente planejada e executada.
Como definir o melhor horário para postar no Instagram?
Embora você possa ter uma compreensão geral do público-alvo da sua empresa, no contexto do Instagram é essencial compreender o perfil específico dos seguidores da sua conta. Afinal, as estratégias ideais de horários para postagens na plataforma variam conforme os hábitos dos consumidores.
Por exemplo, se sua audiência no Instagram consiste em adultos de 25 a 35 anos, os melhores períodos provavelmente serão fora do horário comercial, quando eles têm mais tempo para acessar as redes sociais fora do trabalho.
Se o foco é nos adolescentes, os horários mais apropriados serão aqueles que não coincidem com os períodos escolares. Portanto, é fundamental considerar as informações sobre os hábitos da sua persona ao planejar suas publicações.
Outra maneira de descobrir os melhores horários para postar no Instagram é por meio de testes contínuos e acompanhamento dos resultados. Poste diariamente e em horários variados, incluindo fins de semana.
Dessa forma, você estará mais próximo de identificar os momentos que geram os melhores resultados. Para organizar seus testes, crie uma planilha com os dias da semana, horários e tipos diferentes de conteúdo, registrando todas as publicações e seus respectivos desempenhos.
Aprenda a ler as informações do Instagram Insights
O Instagram Insights é uma ferramenta de análise disponibilizada pela própria rede social que permite que você analise sua estratégia na plataforma.
Com o Instagram Insights, você pode ver informações sobre o alcance e o engajamento de suas publicações, bem como dados demográficos sobre seus seguidores. Com essas informações, você pode ajustar sua estratégia de marketing para melhorar o desempenho de suas postagens e alcançar um público mais amplo.
Para usar o Instagram Insights, você precisa ter um perfil comercial no Instagram, que é gratuito e oferece diversas vantagens, como poder anunciar na rede e adicionar informações de contato.
Para mudar para um perfil comercial, você precisa acessar as configurações do seu perfil e selecionar a opção “Mudar para perfil comercial”. Depois, você precisa vincular o seu perfil do Instagram a uma página do Facebook da sua empresa. Feito isso, você pode acessar o Instagram Insights pelo ícone de gráfico de barras que aparece no canto superior direito do seu perfil.
O Instagram Insights oferece três tipos de informações: atividade, conteúdo e público. Veja o que cada uma delas significa:
- Atividade: mostra o número de interações que o seu perfil recebeu em um determinado período, como visitas ao perfil, cliques no site, e-mails e ligações. Também mostra o número de impressões (quantas vezes as suas postagens foram vistas) e o alcance (quantas contas únicas viram as suas postagens).
- Conteúdo: mostra o desempenho das suas postagens, stories e IGTV. Você pode ver o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, visualizações e respostas que cada conteúdo gerou. Você também pode filtrar os conteúdos por tipo, período e métrica, e ver quais foram os mais populares.
- Público: mostra informações sobre os seus seguidores, como gênero, idade, localização, idioma e horários de maior atividade. Você também pode ver quantos seguidores você ganhou ou perdeu em um determinado período, e comparar com a média anterior3.
Para extrair informações úteis do Instagram Insights, você precisa ter em mente os seus objetivos de marketing e as suas personas. Assim, você pode analisar as métricas que mais se relacionam com a sua estratégia e o seu público-alvo.
Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, você pode focar nas métricas de alcance e impressões. Se o seu objetivo é gerar tráfego para o seu site, você pode focar nas métricas de cliques no site e visitas ao perfil. Se o seu objetivo é aumentar o engajamento com o seu público, você pode focar nas métricas de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.
Além disso, você precisa usar o Instagram Insights de forma contínua e consistente, acompanhando a evolução dos seus resultados ao longo do tempo e fazendo testes para descobrir o que funciona melhor para o seu perfil.
Você pode testar diferentes tipos de conteúdo, formatos, horários, hashtags, legendas, etc., e ver como eles afetam as suas métricas.
Para acessar o Instagram Insights:
- Vá em “Painel Profissional” no seu Instagram;
- Toque: “Ver tudo”;
- Toque em “Total de seguidores”;
![Melhor horário para postar no Instagram: veja tendências para 2024](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/melhor-horario-para-postar-no-instagram-veja-tendencias-para-2024-imagem-3.jpg.webp)
Desça a página para ver seus seguidores, as cidades onde eles moram, faixa etária, sexo, e os períodos onde eles estão mais ativos.
Mudança nos hábitos dos consumidores em 2024
Cada ano é um ano. Apesar de ser uma afirmação óbvia, ela impacta na estratégia de conteúdo. Você deve incluir uma análise das transformações nos padrões de consumo de conteúdo, interação com publicações e horários em que os usuários estão mais ativos na plataforma.
Diversos fatores podem influenciar essas mudanças, como avanços tecnológicos, atualizações nas funcionalidades do Instagram, eventos globais, e até mesmo mudanças socioeconômicas.
Uma vez compreendendo essas transformações, empresas e criadores de conteúdo podem ajustar suas estratégias de postagem para melhor atender às expectativas e hábitos em constante evolução de sua audiência.
Estratégias para você entender seu público-alvo
As estratégias para entender o público-alvo refere-se às práticas e estratégias utilizadas para obter uma compreensão aprofundada da audiência específica a que uma empresa, marca ou criador de conteúdo direciona seus produtos ou mensagens. Entender o público-alvo é fundamental para criar estratégias de marketing e comunicação mais eficazes.
Aqui estão algumas estratégias detalhadas para alcançar esse entendimento:
Pesquisas de mercado
Realize pesquisas para coletar dados demográficos, comportamentais e psicográficos sobre o seu público-alvo. Para isso, você pode usar questionários, entrevistas e grupos focais para obter insights sobre preferências, desafios e motivações.
Análise de dados online
Monitore as interações nas redes sociais, blogs e fóruns relevantes para entender as discussões e sentimentos do público. Use também ferramentas analíticas para examinar métricas como idade, localização e interesses.
Criação de personas
Desenvolva personas que representam arquétipos do público-alvo, considerando características como idade, sexo, comportamentos online e metas.
Feedback direto
Encoraje a participação ativa dos clientes por meio de comentários, avaliações e feedback direto. A resposta proativa às críticas e sugestões também pode construir um relacionamento mais próximo com seu público
Acompanhamento de tendências
Observe as tendências emergentes e mudanças culturais que possam impactar as preferências do seu público-alvo. Com essas informações, você pode se adaptar rapidamente a essas mudanças para permanecer relevante.
Entendimento da jornada do cliente
É importante criar um mapeamento da jornada do cliente desde o primeiro contato até a conversão. Com ele, você poderá identificar de pontos de contato importantes e oportunidades para melhorar a experiência do cliente.
Com todas essas explicações, ficará mais fácil encontrar o melhor horário para postar no Instagram de acordo com seu nicho!
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