A garçonete ficou feliz com a gorjeta recebida, mas foi surpreendida com uma notícia chocante!
A gorjeta é uma forma de agradecimento e incentivo muito tradicional em diversos lugares do mundo. Quando vamos a algum estabelecimento e somos muito bem atendidos por funcionários do local, é comum lhes presentearmos algum valor a mais, que é entregue diretamente a eles, como uma maneira de mostrar o apreço pelo bom atendimento.
Ryan Brandt, uma garçonete dos Estados Unidos conseguiu agradar muito um cliente durante um atendimento, e recebeu uma gorjeta impressionante. De acordo com informações do Today, o valor chegou a R$25 mil.
A jovem, que era garçonete no restaurante Oven and Tap em Bentonville, Arkansas, atendeu ao cliente Grant Wise, que fez uma celebração com mais de 40 pessoas. Ela contou com a ajuda de outro garçom, e ficou surpresa ao ver a grande gorjeta deixada na mesa pelos clientes.
No entanto, embora os dois funcionários tenham ficado super animados com a retribuição financeira dada pelo cliente, eles logo tomaram um banho de água fria após o gerente ficar sabendo do gesto generoso.
A jovem contou que foi orientada a entregar o valor total da gorjeta ao gerente de turno, levando para casa apenas 20% da recompensa. Segundo ela, o restaurante queria que ela compartilhasse suas gorjetas com seus colegas de trabalho, algo que ela nunca havia feito antes durante os três anos e meio em que trabalhou no local.
Antes de ser atendido, o cliente Wise chegou a ligar no restaurante para garantir que as gorjetas de seu grupo fossem direto para os servidores, mas os administradores do local não quiserem atender ao pedido do cliente.
Assim que ele soube que o restaurante queria que os dois garçons dividissem seu dinheiro com todos, ele pediu ao restaurante para devolver a gorjeta para que ele pudesse entregar o dinheiro a Brandt pessoalmente do lado de fora.
Ele queria garantir que a pessoa que o atendeu ficasse com todo o valor para si, sem precisar de divisão. Mal sabia o cliente que esse gesto de reconhecimento acabaria fazendo com que Brandt perdesse o seu emprego.
A garçonete contou ao portal de notícias que o restaurante a demitiu porque ela não deveria contar ao cliente sobre sua política de compartilhar gorjetas.
A situação a abalou profundamente e a fez perder uma Brandt quantia significativa para empréstimos estudantis.
A afiliada da NBC, KNWA pediu uma declaração do restaurante sobre a situação, e eles explicaram brevemente o que motivou na demissão da funcionária.
“Após o jantar, esse grande grupo de convidados solicitou que sua gorjeta fosse dada a dois servidores em particular. Honramos totalmente o pedido deles“, disseram. “Por respeito aos membros de nossa equipe altamente valorizados, não discutimos os detalhes sobre a rescisão de um funcionário.”
Wise, que acompanhou toda a repercussão da situação da garçonete que a atendeu bem tomou uma atitude para que ela não ficasse totalmente desamparada após a demissão. Ele criou uma vaquinha online para ajudá-la a ter um pouco de dinheiro no bolso durante as férias. A meta, que era de US$ 6.000, já foi atingida e agora está em US$ 8.732.
Ele disse que seu principal objetivo era ajudar a garçonete a passar por esse período com o mínimo de estresse e ansiedade possível. Felizmente após o período ruim os ventos sorriram para Brandt, que recebeu uma oferta de emprego em outro restaurante local, onde não demorou para começar a trabalhar.
Com a novidade, Wise revelou que já havia desativado as doações que haviam superado as metas e acrescentou que Brandt “já está muito feliz em seu novo emprego“.