Quem tem medo ou nojo de baratas deve se afastar imediatamente dessa matéria – e, aparentemente, também de uma loja KFC em um shopping de Porto Alegre.
Pois o que era para ser um simples lanche na lanchonete da praça de alimentação do Iguatemi, na capital gaúcha, tornou-se uma verdadeira experiência traumática para o servidor público Carlo Felipe Sardi, de 54 anos, que afirmou não só ter encontrado, mas, sem notar, também ter mordido uma barata dentro de um sanduíche, nos últimos dias de dezembro. A situação foi registrada em fotos e publicada no Twitter da sobrinha de Carlo, Júlia Penha, que acompanhava o tio durante o lanche, no dia 27 do mês passado.
Segundo o post, o inseto foi encontrado dentro de um hambúrguer, que acompanhava uma porção de fritas: inicialmente pensaram se tratar de um pedaço de frango perdido, mas ao olhar descobriu que se tratava de uma barata inteira. “Incrédulo, ainda mastigava o sanduíche bestificado”, disse.
“Fiquei sem reação. Isso é o tipo de coisa que só se vê acontecer com outras pessoas, na televisão. Ninguém prepara você para um momento desses”, afirmou Carlo, em mensagem.
Segundo o servidor público, o objetivo de tornar a situação pública foi para evitar que outras pessoas passem por um episódio semelhante, bem como para chamar atenção da rede de fast-food sobre a gravidade da situação – que levou o homem a buscar até mesmo atendimento médico. “Tive diarreia, cólica intestinal e forte azia.
Falei com minha médica, que me aconselhou a fazer exames e tomar vermífugo e antibiótico”, disse, em sua conta no Twitter. “Já escovei meus dentes várias vezes; já usei enxaguante bucal, fiz gargarejo, mas a sensação de que tem algo sujo na boca não passa”, afirmou. A situação foi imediatamente relatada à gerência da lanchonete, que ressarciu a compra e procurou o cliente para melhor resolver o problema.
O que diz o KFC
Em nota, o KFC afirmou que segue todas as recomendações sanitárias, que as lojas passam por auditorias constantes, e que está empenhada em resolver o ocorrido.
De acordo com o comunicado, a última auditoria realizada na loja em questão foi no dia 10 de dezembro, e uma nova inspeção interna, bem como outra, independente, foram realizadas dois dias após o incidente, no dia 29 de dezembro – A equipe de Vigilância de Alimentos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que o local apresentou uma “excelente qualidade de controle higiênico e sanitário”.
Confira a íntegra da nota do KFC:
“Em respeito a todos os consumidores e fãs da marca, o KFC Brasil vem a público detalhar o ocorrido em uma de suas lojas, localizada em um shopping de Porto Alegre, no qual supostamente um consumidor encontrou um inseto em seu lanche. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que estamos empenhados e somos os principais interessados em esclarecer os fatos.
Seguimos rigorosamente todas as recomendações da vigilância sanitária e demais órgãos competentes. Todos os nossos restaurantes passam por auditorias constantes, sendo a última realizada na unidade em questão em 10 de dezembro de 2021 e a última dedetização no dia 22 de dezembro de 2021.
Em 29 anos de atuação no Brasil, com 37.000 pedidos/dia (+ de 1.1MM/mês), esta foi a primeira reclamação do tipo registrada em uma de nossas unidades. Como parte do protocolo global de atendimento ao cliente, ressarcimos imediatamente o consumidor, e também oferecemos um novo produto para consumo. Tentamos ainda, sem sucesso, diversos contatos após suas postagens nas redes sociais.
Além disso, assim que foi feita a reclamação in loco, a unidade acionou os protocolos de verificação para apuração dos fatos, que incluiu a visita de Responsável Técnica de Qualidade, uma auditoria interna e outra externa. Na tarde de quarta- feira (29/12), a NSF Internacional, organização independente com mais de 77 anos de mercado, realizou nova auditoria de Food safety e constatou novamente que nada fora do padrão foi identificado, conforme abaixo:
“Loja limpa, organizada e com a documentação em dia”
Na auditoria não houve indício de presença de pragas.
O restaurante KFC localizado no shopping Iguatemi Porto Alegre está em dia com as normas de boas práticas de fabricação exigidas pela ANVISA além de contar com equipe técnica especializada composta por nutricionistas que atuam com foco em treinamentos e verificações periódicos dos processos e documentações exigidos in loco.
O KFC Brasil reafirma o compromisso com a qualidade de seus produtos e com a segurança dos processos em suas lojas. A marca reforça ainda que segue à disposição do consumidor e convida a todos para visitarem as cozinhas dos mais de 125 restaurantes espalhados por todo o País.”