Um dos principais nomes da televisão brasileira na atualidade é o de Marcos Mion.
O apresentador do Caldeirão conseguiu renovar o público da TV aberta com quadros repensados do seu tempo de MTV Brasil e seu “jeitão” despojado — que conta com bermudas e chinelos em pleno horário nobre dos sábados da Globo —, além de surfar tranquilamente na onda das redes sociais e na forma educada, mas engraçada, de fazer piadas com grandes nomes do entretenimento nacional.
Comemorando sete meses no programa de auditório neste mês de abril, após um período turbulento de mudanças na Globo e incertezas com seu contrato fixo na emissora dos Marinhos, Marcos Mion fez seu nome nas tardes de sábado. Frequentemente, notícias de portais especializados em televisão indicam recordes na audiência da atração e apontam o carisma do marido de Suzana Gullo como o principal motivo.
“A televisão é uma cena do reality show, eventualmente estamos esperando um reality show e vamos ver uma novelinha. O Mion tem a possibilidade de trazer um público mais jovem, ele tem uma presença em rede social superforte e acertada [ só no Instagram são 17,1 milhões de seguidores], não só pelo número de seguidores, mas ele performa muito bem nas diferentes redes sociais. Ele pode renovar esse público da televisão aberta, dos sábados à tarde, do formato do programa de auditório, que não é associado ao público jovem”, pontua Cris Lobo, professora do curso de Cinema e Audiovisual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Mas, mesmo com o tremendo sucesso, o apresentador segue renovando: resgatando os seus anos de MTV, onde apresentou o Piores Clipes do Mundo, programa de maior audiência da história do canal, Mion lançou o Caldeirola, quadro de entretenimento onde os participantes apresentam no palco suas diversas habilidades artísticas.
Mas o que causa tamanha aceitação de Mion por parte do público, considerando a debandada da TV aberta para as plataformas de streaming, inclusive de atores, e o desinteresse por programas com um mesmo roteiro?
“Ainda que só agora um quadro como Caldeirola tenha entrado no ar, fato é que Marcos Mion imprimiu seu estilo desde que estreou na Globo. O Caldeirão com Mion firmou-se como um programa de entretenimento rasgado, em substituição ao assistencialismo e às histórias tristes que davam o tom da era Luciano Huck. Com Marcos Mion, o Caldeirão resgatou a alegria que se espera do sábado à tarde, uma das faixas mais difíceis para a TV aberta atrair qualquer tipo de público, inclusive o mais jovem”, diz Fernando Morgado, professor de televisão e autor dos livros Comunicadores S.A. e Silvio Santos – A Trajetória do Mito.
Relembre 6 momentos marcantes de Marcos Mion na Globo:
1. Crachá da Globo
![Humor e jeitão MTV: como Marcos Mion virou um sucesso nacional](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Marcos-mion-globo-momentos-2.webp)
O primeiro meme, e mais icônico, surgiu logo após Mion receber o crachá da Globo. Uma foto postada por ele segurando a identificação fez tanto sucesso que pessoas passaram a reproduzir a pose para registrar conquistas
2. Encontro com Fátima Bernardes
![Humor e jeitão MTV: como Marcos Mion virou um sucesso nacional](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Marcos-mion-globo-momentos-8.webp)
Ainda em êxtase, o ex-Record foi convidado a participar do Encontro, apresentado por Fátima Bernardes. Lá, derramou-se em lágrimas ao falar de sua trajetória e gratidão por estar na emissora
3. Mais Você
![Humor e jeitão MTV: como Marcos Mion virou um sucesso nacional](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Marcos-mion-globo-momentos-5.webp)
Durante o programa Mais Você, de Ana Maria Braga, o comunicador se emocionou outra vez. “Eu vim para comer e já estou todo emocionado. É muito bom estar aqui, Ana”, declarou ele.
4. Recado dos filhos
![Humor e jeitão MTV: como Marcos Mion virou um sucesso nacional](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Marcos-mion-globo-momentos-3.webp)
Durante o café da manhã, Ana fez com que o ex-VJ da MTV chorasse de alegria ao receber mensagem dos filhos. A participação dele fez tanto sucesso que foi parar nos assuntos mais comentados no Twitter
5. Caldeirão do Mion
![Humor e jeitão MTV: como Marcos Mion virou um sucesso nacional](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Marcos-mion-globo-momentos.webp)
Na transmissão do primeiro Caldeirão do Mion, o apresentador chorou ao ser homenageado pelos convidados. De acordo com o jornalista Leo Dias, a audiência da Globo no dia foi maior do que a de todos os canais de TV juntos
6. Fantástico
![Humor e jeitão MTV: como Marcos Mion virou um sucesso nacional](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Marcos-mion-globo-momentos-9.webp)
E não para por aí: o apresentador participou pela primeira vez do Amigo Oculto do Fantástico. Na ocasião, relembrou sua chegada à emissora, presenteou Cauã Reymond e foi presenteado pelo artista Esse Menino