O comercial, na época, tornou- se extremamente viral e conquistou o público, desde o mais jovem, ao mais velho.
No dia 26 de abril, ocorreu uma cerimônia especial em São Paulo, de forma presencial, após 2 anos com transmissões virtuais. O evento foi a entrega da estatueta, conduzida pela apresentadora Nadja Haddad, uma premiação anual realizada pelo SBT.
Com júri composto por 20 profissionais de agências e representantes de grandes anunciantes de todo o Brasil, o prêmio elegeu os filmes mais criativos veiculados na grade do SBT, em âmbito nacional, durante todo o ano de 2021.
O evento teve início com a exibição dos dez comerciais finalistas, previamente divulgados pelo SBT. A votação final ocorreu durante o evento e além da estatueta exclusiva, os vencedores (agência e anunciante) ganharam uma viagem para o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, na França, em junho. Entre os finalistas do Melhor Comercial do Brasil 2021, estavam:
-
- Agência Africa, cliente Itaú, título “Alice e Fernanda”
- Agência Africa, cliente Itaú, título “Autógrafo 1 de 5”
- Agência Almap BBDO, cliente O Boticário, título “Tatuagem 4 de 5”
- Agência Galeria, cliente Mc Donald’s, título “Destinos”
- Agência Publicis, cliente Bradesco, título “Vagalumes 1 de 5”
- Agência Almap BBDO, cliente Elo, título “Sheila”
- Agência Wunderman Thompson, cliente Amstel, título “I am whats I am 3 de 5”
- AgênciaAlmap BBDO, cliente O Boticário, título “Explicações”
- Agência Galeria, cliente Vivo, título “Campara Arco Íris”
- Agência AlmapBBDO, cliente Elo, título “Camaro”
No fim, a grande vencedora da 11ª edição do Melhor Comercial do Brasil foi a campanha do banco Itaú, protagonizada pela atriz Fernanda Montenegro e pela bebê Alice, que foi criada pela Agência Africa e exibida no final do ano passado, que também ganhou o mesmo prêmio em 2021. Fred Müller, diretor de negócios e marketing do SBT, comemorou muito o fato do evento voltar a ser presencial e disse que a premiação reforça o empenho da emissora em incentivar a criatividade dos publicitários brasileiros.
Para o diretor executivo de criação da Africa, Alexandre Peralta, o prêmio de melhor comercial de 2021 é o maior reconhecimento que poderia receber, e foi um trabalho realizado por vários profissionais excelentes. A Agência Africa, além do comercial ganhador, também concorreu com “Autógrafo”, também para o Itaú.
![Comercial do Itaú com Fernanda Montenegro e Alice é escolhido o melhor do Brasil!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Imagem-1-Comercial-do-Itau-com-Fernanda-Montenegro-e-Alice-e-escolhido-o-melhor-do-Brasil-1.jpg)
Fernanda Montenegro, de 92 anos, é uma das mulheres mais famosas da dramaturgia brasileira. Seu primeiro trabalho no teatro foi aos 8 anos, em uma peça na igreja que frequentava, mas sua estreia profissional só foi acontecer em 1950, na peça “3.200 Metros de Altitude”, ao lado de Fernando Torres, que, atualmente, além de companheiro de profissão, também é seu marido.
![Comercial do Itaú com Fernanda Montenegro e Alice é escolhido o melhor do Brasil!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Imagem-2-Comercial-do-Itau-com-Fernanda-Montenegro-e-Alice-e-escolhido-o-melhor-do-Brasil.jpg)
Já a menina Alice é uma bebê, de 2 anos, que viralizou na internet quando sua mãe, Morgana Secco, decidiu compartilhar um vídeo da menina falando palavras difíceis de pronunciar. A mãe, que não esperava tanto sucesso, se surpreendeu muito quando viu que sua filha começou a viralizar nas redes sociais, com muitos comentários positivos de que a filha era “fofa” e “linda”.
Após mais vídeos de Alice, compartilhados no perfil do Instagram de Morgana, sua mãe já tem mais de 3 milhões de seguidores, todos, muito fãs da garotinha. O sucesso foi tanto, que sua filha começou a virar meme na internet, fazendo Morgana se posicionar e criticar aqueles que estavam usando da imagem da pequena Alice com cunhos políticos e religiosos, não autorizados pela família.
![Comercial do Itaú com Fernanda Montenegro e Alice é escolhido o melhor do Brasil!](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Imagem-3-Comercial-do-Itau-com-Fernanda-Montenegro-e-Alice-e-escolhido-o-melhor-do-Brasil.jpg)
A Agência Africa, com visão criativa, aproveitou o sucesso da menininha para fazer uma propaganda especial, ao lado da atriz Fernanda Montenegro, que já é conhecida por participar de campanhas do Itaú. Na campanha ganhadora, as duas compartilham palavras que representam desejos para o ano de 2022, como esperança, respeito, humanidade e amor entre as pessoas. Em apenas 4 dias de campanha, foram mais de 4,5 milhões de visualizações, acessados todos de forma orgânica. No dia seguinte da campanha lançada, “Fernanda Montenegro” chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter e teve mais de 165 mil compartilhamentos da campanha.