Nas redes sociais, seguidores apontam que prisão não passa de “uma brincadeira”, já que o influenciador continuou publicando vídeos na balada logo depois da suposta prisão.
Nos últimos anos, as redes sociais adquiriram uma dimensão na vida dos indivíduos que muitos não imaginavam, chegando a ditar regras, a influenciar grupos e até mesmo a causar indignação e insatisfação. Com elas, os influenciadores digitais se tornaram uma categoria profissional à parte, movimentando o mercado econômico e até mesmo modificando a forma como grandes marcas trabalham.
Em busca de engajamento, os influencers acabam indo atrás de conteúdos e publicações que chamem a atenção do público. No dia 13 de setembro, o influenciador fitness Toguro usou a própria conta no Twitter para compartilhar um vídeo onde aparece sendo supostamente preso em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Nas imagens, ele aparece sendo retirado de um automóvel por um homem uniformizado, posteriormente ele é algemado e colocado no banco de trás de uma viatura policial.
O vídeo conquistou um alcance impressionante, com mais de 20 mil curtidas e milhares de compartilhamentos. Nas legendas, o influenciador pergunta se tem algum advogado disponível e pode por justiça. Os seguidores tiveram as mais variadas reações, e alguns acabaram apontando a postagem como “uma brincadeira”, justificando que tudo parecia muito “ensaiado” para realmente ser verdade.
Os internautas repararam que, logo após o compartilhamento da suposta prisão, Toguro continuou compartilhando conteúdos em suas redes, mostrando que estava em uma boate nos Estados Unidos. Para muitos, o vídeo e a foto algemado não passaram de “uma brincadeira”, e era possível desconfiar desde as primeiras postagens, já que tudo parecia “armado” para conquistar engajamento nas redes sociais.
Influenciador
Toguro ganhou projeção nacional por produzir vídeos oferecendo uma “lição de moral” em cenas em que uma pessoa está menosprezando e diminuindo a outra, as narrativas são muito conhecidas pelo público que acompanha plataformas como TikTok e Kwai. Com o bordão “em pleno 2022”, seguido de uma forma de repreensão ao comportamento de quem estava agindo na maldade, o influenciador conquistou mais de 5 milhões de seguidores apenas no Instagram.
Antes mesmo de entrar para a onda das novelas dos aplicativos, Toguro já compartilhava vlogs no YouTube, em canais como “Em Busca do Shape Inexplicável” e “Mansão Maromba”, este último também é o nome da casa onde mora com várias outras pessoas, em São Paulo, que compartilham o objetivo de treinar e conquistar um “shape” invejável. Em suas gravações, ele mostra desde exercícios físicos até suas noites em baladas.
Ainda que a ideia inicial tenha sido oferecer ao público uma reflexão, os vídeos acabaram adquirindo uma construção que gira em torno do cômico, com fatores que acabam se destacando: as atuações, o roteiro, a música Oceans de Hillsong United e as aparições inesperadas de Toguro colaboram para que viralizem quase imediatamente. Assim que percebeu, o próprio influenciador resolveu adotar uma postura ainda mais hilária.
O bordão continua, mas os seguidores do influencer contam que ele passou a lotar as narrativas, desviando completamente o discurso da crítica. Mesmo assim, ele segue mantendo as lições de moral, e os fãs de longa data revelam que o famoso já tinha o hábito de apostar na leveza e no humor em seus conteúdos, incluindo os vídeos sobre atividades físicas, aqueles em busca do físico perfeito.
Com a visibilidade e engajamento, Toguro conseguiu fechar contratos com grandes marcas, como a Nubank, que fez questão de usar o bordão do chamado “CEO da Mansão Maromba”. A consistência do influenciador tem relação direta com a facilidade em emplacar conteúdos, principalmente porque está nas redes sociais desde 2014. Inclusive, a publicação sobre a suposta prisão, mesmo apontada como falsa, não impactou negativamente na imagem do famoso.