Os bilhões gastos de verba federal em publicidade destinada à Globo durante os mandatos de Lula foram excepcionais.
Desde que Lula foi eleito o próximo presidente do Brasil, no dia 30 de outubro, os investimentos do governo em propaganda na televisão devem aumentar. Historicamente, as administrações do petista compraram bastante espaço durante os intervalos comerciais, o que certamente será uma de suas estratégias nos próximos 4 anos de mandato.
De acordo com os dados obtidos pelo portal Poder 360, segundo o Terra, em 2017, quando o ex-presidente Michel Temer estava no poder, a Lei de Acesso à Informação revelou os valores direcionados à Globo. Segundo os dados, ao longo dos 2 mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, a TV Globo recebeu um valor extraordinário de R$ 4,7 bilhões de verba de publicidade federal. Ou seja, uma média de R$ 588,4 milhões por ano.
O canal aberto da família Marinho liderou o ranking de audiência nacional na época, com uma média de 16.7 pontos nos 8 anos em que Lula esteve no Planalto. No valor destinado à Globo, porém, não está incluído a negociação de espaço em outros veículos de comunicação do grupo, como jornais, TVs por assinatura, revistas, rádios e portais.
Ainda conforme informações do Terra, o recorde do valor passado a emissora aconteceu em 2009, com $ 707 milhões, uma quantia superior ao faturamento anual de outras redes, como a Band e a Rede TV, por exemplo. Vale destacar também que, além da Globo, a segunda emissora que teve mais propaganda do governo de Lula foi a Record TV, do bispo Edir Macedo, com R$ 1,2 bilhão, sendo 4.1 pontos a média no Ibope.
Por outro lado, com Jair Bolsonaro na presidência, a Globo perdeu uma grande parte de suas publicidades políticas, entretanto, não é possível determinar os valores exatos visto que o Instituto de Acompanhamento da Publicidade (IAP) da União deixou de coletar e divulgar os dados em 2017, durante a gestão de Michel Temer.
Apesar disso, segundo a SECOM (Secretaria de Comunicação), a verba que saiu do gabinete presidencial de Bolsonaro direto para a Globo foi de R$ 47,2 milhões, entre 2019 e 2021, sem contar os investimentos de ministérios, bancos estatais e outros órgãos públicos. A emissora da família Marinho, porém, ficou atrás da Record TV (R$ 58,8 milhões) e do SBT (53,5 milhões).
Publicidade durante o governo petista
De acordo com as informações da Carta Capital, a Globo e as cinco emissoras de sua propriedade teriam recebido cerca de R$ 6,2 bilhões em publicidade federal durante os últimos doze anos em que o governo permaneceu sob o comando petista, no qual foi comandado por Lula durante 8 anos, e por Dilma Rousseff por 5 anos. Quanto à segunda maior verba, ela foi destinada à Record TV, valendo R$ 2 bilhões. De 2003 a 2014, o SBT recebeu R$ 1,6 bi, a Band, R$ 1 bi e a Rede TV! ficou com R$ 408 milhões.
Além disso, o dinheiro é ainda maior se considerado os valores pagos às emissoras filiadas do Grupo Globo. Nessa época, a RBS recebeu R$ 63,7 milhões, já a Rede Bahia teve um faturamento de R$ 50,9 milhões. Quanto a TV Tem, do empresário José Hawilla, que foi envolvido no escândalo da Fifa, faturou R$ 8,5 milhões com propagandas políticas.
Assim, juntos, Lula e Dilma investiram em um total de R$ 13,9 bilhões para fazer propagandas em todas as TVs do país, enquanto estavam no poder. Além do mais, a parte destinada somente às emissoras da Rede Globo representa quase a metade deste total, apesar de que atualmente a porcentagem tenha sido reduzida.