Entenda como o McDonald’s está organizando o funcionamento de suas lojas.
Com a presença cada vez maior dos computadores e da tecnologia em nosso dia a dia, muitas vezes nos perguntamos se um dia seremos substituídos de vez pelas máquinas. Recentemente, o McDonald’s levantou essa questão após uma inovação em suas lojas.
A rede de fast food que funciona desde 1955 e está presente em 119 países anunciou que abriu a sua primeira loja totalmente automatizada e sem funcionários humanos. A unidade está localizada em White Settlement, subúrbio de Fort Worth, no Texas, e passa por um período de testes.
A novidade se tornou notícia no mundo inteiro e já tem inspirado outras marcas que também desejam investir em inovação. Nas redes sociais, foi compartilhado um vídeo que mostra um cliente visitando a nova unidade.
Para uma sociedade que está acostumada com o atendimento humano é diferente e até um pouco estranho de assistir. Ao invés do barulho e das conversas tradicionais, há apenas um silêncio e um vazio completos.
O pedido do cliente é feito nos totens de atendimento e os lanches são entregues por robôs que circulam dentro da loja. Para quem prefere o drive-thru, os pedidos são feitos online e retirados em uma máquina específica.
A Newsweek divulgou um comunicado do McDonald’s em que a empresa fala mais sobre o novo conceito. Segundo a informação, o restaurante tem recursos como a “pista do pedido antecipado”, onde os clientes podem pegar seus pedidos diretamente de uma esteira rolante, ao invés de um funcionário.
“Ao entrar neste restaurante de teste, você notará que ele é consideravelmente menor do que um restaurante tradicional do McDonald’s. Por quê? Os recursos – internos e externos – são voltados para clientes que planejam comer em casa ou no trânsito”, diz o comunicado.
A gravação viralizou na internet e o conceito futurista deu o que falar. Enquanto muitas pessoas pareceram animadas com a inovação e com a possibilidade de experimentarem um atendimento diferenciado, outras focaram no lado negativo de iniciativas como essa.
Diversos internautas dispensaram a tecnologia e falaram sobre quantas pessoas ao redor do mundo podem acabar perdendo o seu emprego por conta dessa nova modernidade. Opinaram que, de uma perspectiva humanitária, o melhor seria continuar empregando pessoas ao invés de desenvolver máquinas para tudo.
Alguns direcionaram suas críticas a possíveis falhas, dizendo que caso um pedido venha errado não terão com quem reclamar, e outros mais curiosos quiseram saber como os robôs trabalharão nas grelhas e outros aparelhos de produção dos lanches.
A polêmica se espalhou, e em sua maioria, os internautas não ficaram muito animados com a novidade.
Essa tecnologia chegará ao Brasil?
Não há planos de uma unidade similar chegar ao nosso país por enquanto. No entanto, o McDonald’s tem planos de crescimento para o Brasil.
Segundo informado pela assessoria de imprensa da empresa no Brasil, atualmente existem aproximadamente 1,07 mil unidades ao redor do Brasil, empregando cerca de 60 mil funcionários, que atendem cerca de 2 milhões de clientes todos os dias.
Em 2023 este número deve aumentar. A Arcos Dourados, operadora da rede de fast food na América Latina, espera abrir 50 novos restaurantes da marca este ano, e criar 4 mil novos postos de trabalho.
Esses empreendimentos fazem parte de um plano de expansão global do McDonald’s, que pretende abrir 1900 pontos de venda até o final do ano. Além disso, reformas e remodelações também serão aplicadas ao longo deste ano.
No entanto, embora não tenhamos uma loja automatizada por enquanto, a empresa tem trabalhado para proporcionar uma evolução digital para América Latina e Caribe, fortalecendo os seus canais digitais.