O relato da mãe viralizou nas redes sociais. Entenda o caso.
As babás eletrônicas são grandes aliadas nas casas em que os pais dormem em quartos separados dos filhos pequenos. No entanto, o relato viral de uma mãe no TikTok tem deixado muita gente com medo da ferramenta.
Kurin Adele compartilhou um vídeo no TikTok alegando que a babá eletrônica de seu filho havia sido hackeada e viralizou na rede social. No vídeo, que conta com mais de 6 milhões de visualizações até o momento, ela disse que alguém estava conversando com o seu filho a noite através da babá eletrônica há vários meses.
A mãe relatou que percebeu que alguma coisa estava errada quando certa noite o filho acordou e pediu para que não ligassem mais o monitor. Além disso, ela descobriu que o menino estava desconectando a babá eletrônica nas últimas semanas.
Segundo Kurin, foi o próprio filho que contou a ela e ao marido que alguém estava conversando com ele à noite, o que o acordava e o deixava assustado.
A revelação do filho deixou os pais muito preocupados, e no mesmo momento eles resolveram trocar a senha no aplicativo que fazia o monitoramento. Ao trocarem a senha, receberam um aviso do iOS dizendo que sua senha “apareceu em um vazamento de dados”. Ela mostrou uma captura de tela desta mensagem para os seguidores.
“Quem diabos sabe há quanto tempo alguém tem nossa senha e está mexendo com meu filho”, disse Adele no vídeo, complementando que o aplicativo nunca os informou sobre isso.
Assista ao vídeo abaixo:
Embora o relato da mãe tenha parecido muito verdadeiro, a empresa fabricante da babá eletrônica, Owlet, no entanto, contestou as suas alegações.
A empresa deu uma declaração ao portal de notícias Insider afirmando que realizou uma investigação completa sobre o assunto, incluindo a revisão de “todos os dados disponíveis” em seus “logs de firmware, dispositivos móveis e servidores” e que os resultados mostraram que “não há atividade suspeita.”
Por email, a empresa deu uma longa resposta, se afastando da responsabilidade sobre o ocorrido.
“Todo o acesso às câmeras do cliente veio dos dispositivos de propriedade da família e não temos motivos para acreditar que houve acesso indevido por endereços IP externos com base em nossa análise”.
A Owlet acrescentou que até hoje não existe qualquer caso confirmado de comprometimento de suas câmeras, nem falha em seus protocolos de segurança.
![Mãe conta que a babá eletrônica do filho foi invadida e alguém fala com ele à noite](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2023/05/37-1-Mae-conta-que-a-baba-eletronica-do-filho-foi-invadida-e-alguem-fala-com-ele-a-noite.jpg.webp)
Kurin postou um vídeo de atualização sobre o caso dias depois, contando que entrou em contato com o CEO da Owlet e que o posicionamento também foi de negação.
A Owlet ainda informou que o aviso do iOS que Kurin e seu marido receberam era da Apple e que a empresa não armazena senhas em seu aplicativo.
“Conforme mostrado no vídeo que a cliente compartilhou, ela recebeu um aviso geral do iOS da Apple em seu iPhone de que uma senha usada para várias contas apareceu em um vazamento de dados maior. Este não foi um aviso ou notificação do Owlet. Owlet não armazena senhas de clientes”, afirmou um porta-voz da empresa.
![Mãe conta que a babá eletrônica do filho foi invadida e alguém fala com ele à noite](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2023/05/37-2-Mae-conta-que-a-baba-eletronica-do-filho-foi-invadida-e-alguem-fala-com-ele-a-noite.jpg.webp)
A Owlet também aconselhou seus clientes e estarem sempre atentos aos seus aparelhos e usarem “as melhores práticas de senha em todos os dispositivos”, e acrescentou que manterá os clientes informados sempre que souber de uma violação de dados.
No entanto, a mãe parece ter perdido de vez a confiança em babás eletrônicas. No vídeo, ela orientou aos pais que destruam suas babás eletrônicas ligadas a Wi-Fi e aconselhou a conseguirem monitores que não precisam de conexão com a Internet.
Nos comentários, várias pessoas com filhos pequenos ficaram chocados com o relato de Kurin, e comentaram que essa é uma situação assustadora, e por esse motivo sempre evitam monitores ligados a Wi-Fi.
Alguns internautas comentaram que passaram por problemas semelhantes anteriormente. “Essa mesma situação aconteceu conosco e nosso filho, e a câmera foi direto para o lixo”, escreveu uma pessoa.