A Peccin é uma empresa que nasceu na década de 1950, no Rio Grande do Sul, com a produção artesanal de balas e doces por dois irmãos. Atualmente, conta com cerca de 1.500 funcionários e exporta seus produtos para quase cinquenta países em todo o mundo.
Aposta que deu certo
O grande sucesso da marca são os tubinhos wafer Trento recheados com chocolate vendidos por aproximadamente R$3 cada unidade. A ideia era oferecer um produto “muito mais nobre”, segundo Dirceu Pezzin – presidente da empresa -, que afirma terem levado quase um ano desenvolvendo as primeiras seis variedades lançadas até ficarem satisfeitos.
Um dos diferenciais do Trento é ser produzido utilizando-se sólidos de cacau acima do mínimo exigido pela Anvisa (Agência Nacional De Vigilância Sanitária) para chocolates: enquanto o mínimo legal é 25%, a versão fabricada pela Peccin contém impressionantes 38% desses sólidos.
Com isso, criaram um novo nicho no mercado brasileiro ao qual outras marcas já consolidadas aderiram posteriormente como Hershey’s Chocotubes ou Mondelez Sonho De Valsa E Ouro Branco Nas Versões Stick.
Hoje em dia mais conhecida pelo seu famoso chocolate Trento – responsável por responder à demanda crescente nos últimos anos-, representa atualmente pouco menos da metade das receitas totais anuais geradas pelos negócios desta companhia gaúcha fundada há meio século atrás!
Além disso tudo mencionado anteriormente sobre sua história empresarial bem-sucedida desde então até hoje presente tanto dentro quanto fora do Brasil, a Peccin tem como objetivo principal se consolidar no mercado nacional e internacional de chocolates.
Queríamos fazer algo bem diferenciado. Uma marca que não é conhecida por vender chocolate teria que surpreender o consumidor. Porque normalmente as pessoas consomem marcas tradicionais. Elas arriscam uma vez e, se não gostarem, não comem de novo. Dirceu Pezzin, presidente
Sobre as Páscoa
A empresa não planeja lançar ovos de Páscoa com o Trento por enquanto. No entanto, mesmo sem uma versão específica para essa data sazonal tão importante em todo país – que é um dos maiores mercados consumidores da marca -, os tubinhos wafer recheados continuam sendo opções populares entre aqueles que buscam presentear amigos ou familiares nessa época festiva.
A gente não vai abrir mão da nossa qualidade, e nosso preço continua competitivo. Acho muito adequado um slogan que vi nas redes sociais? Foi até uma consumidora que deu. ‘Trento não promete nada, mas entrega tudo’.Carlos Scarpa, diretor comercial
As metas financeiras estabelecidas pela companhia foram atingidas neste ano; agora seu plano consiste em aumentar ainda mais sua produção visando triplicação das receitas até 2027 através investimentos na instalação novas linhas produtivas voltadas principalmente ao chocolate Trento cuja capacidade mensal deve chegar aos impressionantes números previstos: cerca de duas mil toneladas já dentro deste prazo!
Em resumo, podemos dizer que a história empresarial da Peccin começou modestamente há quase setenta anos atrás mas hoje ela representa muito bem as marcas brasileiras tanto aqui quanto lá fora graças à qualidade inigualável seus produtos – especialmente o famoso Wafer Recheado Com Chocolate “Trento”– além disso tudo mencionado anteriormente sobre suas conquistas recentes incluindo aumento significativo nas vendas anuais geradas pelos negócios desta companhia gaúcha fundada meio século passado.