Um cliente de um supermercado teve uma desagradável surpresa quando sua esposa estava prestes a comer uma coxinha adquirida no estabelecimento: havia um dente humano no recheio. O incidente ocorreu em Guarujá, litoral de São Paulo, na quinta-feira, 20.
O portuário Luís Eloy Matias, 52 anos, havia comprado dois salgados para o café da manhã dele e de sua esposa. Após a mordida, a mulher sentiu algo estranho na boca, inicialmente pensando ser um pedaço de osso ou nervo do frango. No entanto, ao perceber que era um dente humano, o casal decidiu procurar o supermercado.
“Eu sou consumidor do supermercado, e costumo comprar salgados. Na parte da manhã eu comprei três coxinhas, dois pastéis e mais algumas coisas e gastei em torno de R$ 128. Nesse intervalo eu fui para casa e eu fui tomar café”, recorda Luís.
“Minha esposa não tomou [café] na hora e deixou pra tomar depois. Eu estava comendo a minha coxinha, comi normal e não senti nada. Aí ela foi, começou a tomar café. Ao mastigar o alimento, ela sentiu algo diferente e aconteceu de ela tirar da boca pra fora, e no momento ela se deparou com um dente”, detalha o portuário.
Foi nesse momento que ele optou por tirar fotos do dente, da coxinha e da nota fiscal da compra no supermercado. Com essas provas em mãos, dirigiu-se até o estabelecimento.
“Eu peguei esse dente com a coxinha e tirei foto de tudo. Eu, como consumidor, não sou porco para estar comendo algo estragado ou alguma coisa parecida”.
Cliente registrou Boletim de Ocorrência
O cliente, Luís, registrou um Boletim de Ocorrência e acionou a Vigilância Sanitária. Na delegacia, ele relatou ter comprado coxinhas e pastéis como de costume, mas, após alguns minutos em casa, sua esposa encontrou um dente no meio do salgado. A SSP informou que a Vigilância Sanitária foi notificada. O caso foi registrado no 2° DP do Guarujá como não-criminal.
O supermercado Laticínios Ilha de Guarujá informou, por meio de nota, que está em conformidade com todas as normas legais exigidas pela Vigilância Sanitária. Além disso, seus colaboradores utilizam equipamentos como máscara, chapéu e luvas para garantir a higiene na preparação dos alimentos.
“Todo o processo é altamente fiscalizado por chefe de setor e profissional de nutriçã”, declara a nota. “A empresa encontra-se no mercado há 21 anos e jamais houve reclamação quanto aos produtos colocados à disposição de seus clientes e consumidores”.
A Prefeitura de Guarujá comunicou que enviará uma equipe da Vigilância Sanitária para inspecionar as condições do local e reafirmou que o estabelecimento possui todas as licenças de funcionamento em dia.