O Burger King optou por retirar do ar o seu comercial que divulgava a promoção “Exagero”, estrelado pelo ator Kid Bengala.
Em comunicado, a rede de lanchonetes afirmou que decidiu suspender a campanha “para não ampliar as discussões e polarização nas redes”.
O que aconteceu
Esta semana, o Burger King veiculou um comercial em suas redes sociais com a presença do ator pornô Clovis Basilio, também conhecido como Kid Bengala.
A campanha promovia uma oferta em que dois sanduíches eram vendidos por R$ 25.
A propaganda fazia piada com o tamanho do sanduíche, mas recebeu críticas de usuários da internet devido ao teor sexual da ação.
“O negócio é grande e não cabe na minha boca. Isso é vingança”, afirmava o ator, em determinado momento.
Após as críticas, a rede optou por retirar o comercial do ar na tarde de ontem (15). Até então, o anúncio tinha alcançado mais de 2,5 milhões de visualizações em plataformas como o TikTok, por exemplo.
Por meio de um comunicado, o BK afirmou que “sempre foi reconhecido por ser uma marca com uma comunicação moderna, bem-humorada e provocativa”.
A rede ainda enfatizou que optou pela interrupção da campanha para “não ampliar as discussões e polarização nas redes”.
Confira o posicionamento da empresa:
“O BK sempre foi reconhecido por ser uma marca com uma comunicação moderna, bem-humorada e provocativa, que chama a atenção e cria conversas nas redes sociais. Assim, nós sempre conseguimos ampliar a nossa voz e nossos produtos por meio de campanhas icônicas, como a que realizamos para comunicar o retorno do King em Dobro, por exemplo. Para comunicar a promoção de 2 Whopper por R$ 25, criamos a campanha “Exagero”, que de forma divertida, traz trocadilhos que têm por objetivo único entreter o nosso público, majoritariamente jovem a partir de 18 anos. Para não ampliarmos as discussões e polarização nas redes, optamos por retirar o material do ar”.
Polêmica passa pela rede
O Burger King costuma investir em campanhas que provocam debates nas redes sociais. Em 2018, próximo das eleições presidenciais, a rede lançou um comercial que buscava combater o voto em branco.
Na propaganda, pessoas que afirmaram que iriam votar em branco recebiam um lanche gratuito. Ao saborearem o sanduíche, percebiam que só continha maionese e cebola.
De acordo com a marca, o objetivo era “provocar uma reflexão sobre o direito de voto” e “mostrar como a decisão individual pode afetar o coletivo”:
Campanha por título de eleitor
No ano de 2022, o BK aderiu à iniciativa para que jovens de 16 e 17 anos tirassem seus títulos de eleitor a tempo das eleições daquele ano. Além disso, promoveu descontos para quem apresentasse o título de eleitor na compra de certos produtos da rede.
Trisal causou polêmica
Em 2019, para promover uma oferta que disponibilizava dois sanduíches por R$ 15, a rede de lanchonetes abordou o tema do “poliamor” em um comercial. A propaganda apresentava um “trisal (relacionamento amoroso entre três pessoas)”, envolvidas em um namoro genuíno.
Alvo de críticas nas redes sociais, a rede de lanchonetes modificou a campanha sobre o “poliamor” para “poliamigos”.
Com os personagens do comercial anterior, um vídeo dublado introduziu a ideia de poliamizade para “agradar” aqueles que haviam reclamado do trisal. Os mencionados comerciais não estão mais disponíveis nas redes do anunciante.
Campanha LGBTQIA+ sofreu ataques homofóbicos
No ano de 2021, uma campanha LGBTQIA+ promovida pelo restaurante também foi alvo de críticas.
Em virtude do Dia Internacional do Orgulho Gay, o BK produziu e divulgou um vídeo em que crianças e pré-adolescentes abordavam o tema da homossexualidade.
Apesar das críticas, a rede manteve a campanha no ar, afirmando que “acredita no respeito como princípio básico de todas as relações humanas” e que “não tolera o preconceito”.
Assista ao comercial: