O professor Anderson Ribeiro, de 31 anos, tornou-se uma figura conhecida no bairro onde reside, o Jardim Varginha, no Grajaú, zona sul de São Paulo. “Por onde eu passo, todo mundo me conhece. Ficam ‘professor, professor’. Tem uns que pedem para tirar foto”, relata o educador, com orgulho.
A fama veio após um vídeo de Anderson se tornar viral nas redes sociais, alcançando mais de 1 milhão de visualizações no Instagram. Na gravação, feita por um aluno, o professor aparece cantando uma paródia do funk “Let’s Go 4” para ensinar gramática aos estudantes.
Na versão adaptada, o professor troca a letra original por versos que ensinam as classes de palavras e auxiliam os alunos a reconhecerem o que é, por exemplo, um artigo, uma interjeição e um substantivo.
Os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro cantam em coro no vídeo, entusiasmados, a paródia escrita por Anderson.
Não foi a primeira ocasião em que o professor de português utilizou uma música para explicar conteúdos aos alunos. Em 2023, o educador criou uma canção para ensinar sobre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
O vídeo dessa aula, também compartilhado por ele nas redes sociais, atraiu a atenção de MC Hariel, um funkeiro com mais de 11 milhões de ouvintes mensais no Spotify. “Parabéns, MC ou professor. Duas profissões de respeito e você está exercendo as duas com excelência. Bons frutos virão, muita fé”, comentou o músico na postagem.
Anderson afirma que o uso de músicas em sala de aula é “algo natural”, pois ele também é um artista independente.
Eu faço rap desde os meus 13 anos, tenho uma carreira na música em paralelo à área da educação. E eu percebo que é uma linguagem que comunica bastante com os adolescentes, com as crianças da periferia relata o professor.
Conhecido no cenário musical como o rapper MN MC, Anderson afirma que optou por transformar os conteúdos em letras de funk porque notou que esse estilo musical era mais popular entre os alunos.
O professor relata que enfrentava dificuldades para compreender as regras gramaticais quando era estudante e afirma que a música é uma maneira de simplificar o entendimento de assuntos mais complexos no cotidiano da sala de aula. “Primeiro eu explico, contextualizo, e depois a gente ensaia a letra e canta a música.”
Desde que compartilhou os vídeos com as composições que ensinam português, ele tem recebido mensagens de colegas solicitando para usar as músicas em suas turmas.
Na quarta-feira (13/3), o professor disponibilizou o áudio da música “Português, baby”, do vídeo com mais de 1 milhão de visualizações, em plataformas de streaming.
Agora, o professor, apelidado na escola como “MC Professor”, afirma que planeja lançar um álbum com músicas que ensinam as regras de português.
Já fiz mais duas músicas. Uma delas é explicando a diferença entre frase, oração e período, e uma outra sobre sílaba tônica, quando separa, o que é hiato, ditongo. Pensei em fazer umas 10 faixas. Cada uma vai explicar uma regra da língua portuguesa de uma forma diferente declara o professor.
O projeto, segundo Anderson, provavelmente será intitulado “A arte e a educação vão salvar nosso mundo”.