Um passageiro que esqueceu o celular em um veículo de transporte por aplicativo relatou ter sido extorquido pelo motorista para recuperar o aparelho. O caso aconteceu durante uma viagem feita através do aplicativo 99 em Maceió, Alagoas.
Acabo de ser extorquido por um motorista da 99. Vamos contar essa história e deixar bem famoso um camarada que cobrou por devolver o celular da minha esposa escreveu Victor Gammaro no X (antigo Twitter).
Na postagem, Gammaro relatou que estava de férias com a esposa em Alagoas. Ao solicitar a corrida no aplicativo, o motorista chegou a sugerir se o casal aceitaria uma corrida “fora do aplicativo”. No entanto, a viagem já havia sido paga na própria plataforma.
Veja:
Motorista exigiu pagamento de R$ 100
Ao chegar ao destino, a esposa de Gammaro percebeu que havia esquecido o celular no carro. A vítima mencionou que o atendimento da 99 transcorreu sem problemas, mas o motorista — que havia compartilhado seu telefone ao sugerir a opção de “corrida por fora” — não foi cooperativo, inclusive demorando para responder.
Inicialmente, a vítima ofereceu dinheiro para cobrir o deslocamento que o motorista teria para entregar o aparelho. No entanto, diante da demora, Gammaro optou por chamar um Uber flash. Mesmo sem custo algum, o motorista exigiu o pagamento de R$ 100 para devolver o celular.
O celular chegou. O entregador da Uber foi perfeito. Passou por uma situação chata e relatou que o motorista da 99 demonstrava até sinais de pouco interesse em resolver a situação sem o pagamento do ‘resgate’ relatou.
O que diz a empresa
Procurada, a 99 expressou pesar pela experiência do usuário. Segundo a plataforma, o perfil do motorista foi bloqueado assim que a reclamação foi recebida, e uma equipe foi mobilizada para “ofereceu acolhimento e instruções sobre o registro do boletim de ocorrência”.
A 99 adicionou que, em seu Guia da Comunidade, sugere que seja combinado “um valor justo para compensar os gastos de deslocamento para devolução do item perdido” entre os passageiros e o motorista parceiro. No entanto, a plataforma esclarece que esse pagamento não é obrigatório.