O X (antigo Twitter) é uma das redes sociais mais populares do mundo. Em 2023, ela alcançou o número de 24,3 milhões de contas. Seja você um internauta ou um profissional de marketing, entender como ele funciona te ajuda a extrair o máximo de informações e recursos que a rede social oferece.
Existem várias formas de usar a rede social para criar conteúdo e gerar engajamento. Se você está interessado em começar a usar o Twitter, nos acompanhe nessa leitura. Vamos te mostrar os principais recursos da rede social e te ensinar a criar a sua conta.
Qual a função do X (antigo Twitter)?
O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. O objetivo principal na época era criar uma rede voltada para “mensagens de textos públicas”, que pudessem ser acessadas pela internet.
Mesmo com as mudanças ao longo dos anos, inclusive de dono, a proposta principal de rede social é o compartilhamento de conteúdo e o desenvolvimento de comunidades. Esse objetivo é atingido seja através dos tweets (mensagens de textos), ou das fotos e vídeos.
Além de um canal para acompanhar a vida dos amigos e famosos, nos últimos anos o X também se tornou uma fonte de notícias e informações relevantes sobre todo o mundo.
Como criar uma conta no Twitter?
Se você ainda não tem uma conta na rede social mas quer criar o seu perfil para se manter antenado em tudo o que acontece no mundo, confira o passo a passo que deixamos abaixo.
1. Acesse o Twitter
Você pode entrar na rede social através do navegador, acessando o site oficial da rede social, ou através dos aplicativos. Atualmente eles estão disponíveis para desktops Microsoft, e dispositivos Android e iOS.
2. Escolha seu login
Quando entrar no site ou no aplicativo, você verá a opção de criar uma nova conta em destaque na tela. É possível criar a sua conta com o e-mail do Google, número de celular e conta da Apple.
Escolha a maneira mais confortável para você.
3. Preencha suas informações pessoais
Assim como todas as redes sociais, o X (Twitter) vai pedir algumas informações para completar o seu cadastro, como nome, e-mail e celular.
Você também precisará escolher a sua senha, dentro dos padrões sinalizados no momento do cadastro.
Pronto. Após esses 3 passos você já terá a sua conta criada.
Depois disso, você precisará editar o seu perfil, definindo os seguintes itens:
- Foto de perfil;
- Capa do perfil;
- Descrição do perfil;
- Tópicos de interesse.
Feito todos os passos acima, seu perfil estará oficialmente criado e preenchido, e agora vem um dos momentos preferidos dos usuários: começar as conexões.
Siga as pessoas/perfis que você tem interesse em acompanhar. Podem ser seus amigos, famosos, programas, empresas, bandas, entre outros.
As 5 funcionalidades mais importantes do X (Twitter)
Para usar a plataforma de maneira assertiva e alcançar os seus objetivos é fundamental que você entenda as principais funcionalidades do X. Abaixo te mostramos quais são os principais recursos oferecidos pela rede social:
1. Tweet
Essa é a funcionalidade chave – e a mais básica – do Twitter. Um Tweet é um conteúdo publicado por qualquer usuário. Ele pode ter formato de texto (com no máximo 280 caracteres), de imagens ou de vídeos.
Sempre que você publica algo no X, está fazendo um Tweet, e as demais ações partem dessa principal.
2. Retweetar
Em resumo, retweetar é quando você compartilha um conteúdo do Twitter na sua linha do tempo. Por exemplo, imagine que o seu artista preferido fez uma publicação no X falando que fará shows no Brasil. Você pode usar o botão de Retweetar (duas setinhas em formato de quadrado), para repostar esse post no seu perfil. Assim, todo mundo que te segue também terá acesso a essa informação.
O Retweet tem função bem parecida com o “Compartilhar” do Facebook, por exemplo. E você pode retweetar de forma simples, só replicando o conteúdo, escrevendo um comentário acima dele, que também precisa ter até 280 caracteres, ou mesmo adicionando uma imagem.
3. Reply
“Reply” significa “Responder”, em português. E é esse o objetivo principal dessa funcionalidade. Quando você estiver navegando pelo X (Twitter) e ver algum conteúdo que deseje responder, é só clicar no ícone de balão logo abaixo do tweet.
Ao fazer isso, uma caixa de texto se abrirá para você adicionar tanto a sua mensagem (de até 280 caracteres) quanto uma imagem. Não há limites para o quanto essa conversa pode se estender. Muitas publicações se tornam “threads” (fios), com muito conteúdo agregado.
4. Seguir
A função de Seguir é uma das mais tradicionais do X (Twitter). Quando você encontra um perfil que te interessa, você pode apertar na opção de seguir e automaticamente estará acompanhando tudo o que o dono desse perfil postar (caso o seu perfil seja aberto).
Se o perfil dela for privado, o proprietário deve aceitar a solicitação para que os usuários acompanhem o seu conteúdo, mas isso não obriga a seguir ninguém de volta.
Esse conceito é diferente do de outras redes sociais como o Facebook, por exemplo. Por lá, você precisa criar uma relação de amizade na rede social.
5. Trends
As Trends (Trending Topics) se referem a todas as tendências do momento do X (Twitter). São os assuntos mais comentados, que todo o mundo, ou a grande maioria do público da rede social está focando no momento.
Essas Trends costumam durar um tempo limitado, e existem duas maneiras de acessar esses assuntos: país e região de escolha. Em um mesmo dia, vários temas podem entrar nas tendências, e as linhas do tempo são atualizadas para acompanhar essas atualizações.
3 passos para usar o X (antigo Twitter) nas suas estratégias de marketing
Se você identificou que essa rede social tem recursos importantes e que podem te ajudar a conquistar e manter um bom posicionamento no digital, veja abaixo quais estratégias você pode aplicar no X (Twitter):
1. Humanização
Humanizar a sua marca é aproximá-la do seu público. É romper com uma postura robotizada e série demais e mergulhar na realidade e no modo de vida dos internautas.
Um exemplo é a Netflix, que interage com os seus seguidores de maneira bem informal, usando as tendências da internet e uma linguagem casual e divertida. O Magazine Luiza também investiu na humanização através da “Lu do Magalu”, por exemplo.
Quanto mais as marcas se dedicam a entrar na realidade do público, mais consegue se aproximar dele, aumentando o engajamento e as vendas. Você pode trabalhar a humanização no X de diversas maneiras, apenas tome o cuidado de não exagerar nas comunicações.
2. Atendimento
O X (Twitter) é posicionado por muitas empresas como a rede oficial do SAC.
Como essa rede social é muito dinâmica, com o passar dos anos os usuários naturalmente começaram a usá-la como um canal para elogiar ou criticar as empresas. Por isso, se você tem uma empresa, é importante estar presente por lá, analisando as menções da sua marca e respondendo os comentários.
Isso ajuda a construir uma imagem positiva da sua empresa.
3. Monitoramento
Aproveitando que os usuários do Twitter são bem ativos para falar sobre as suas experiências com empresas, produtos e serviços, você também pode monitorar as suas experiências por lá, bem como seus desejos e pensamentos para usar nas suas estratégias.
Com esses insights você pode ter ideias para humanizar a sua marca, para melhorar a sua reputação, para se inspirar nos pontos altos dos seus concorrentes e também para encontrar novas oportunidades de mercado.
Agora que você entendeu para que serve o X (Twitter) e como usá-lo, crie a sua conta e comece a aperfeiçoar as suas estratégias.
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