Você provavelmente já ouviu falar sobre podcast, e talvez até acompanhe alguns, mas você conhece os objetivos desse tipo de conteúdo? Ou mesmo como criar um podcast do zero?
Se você está pensando em investir nesse formato de conteúdo em áudio que está bombando na internet nos últimos anos, antes precisa conhecer o máximo possível sobre ele, para impulsionar as suas chances de sucesso.
Neste artigo, respondemos algumas das principais perguntas sobre podcast, e te mostramos qual a estratégia para criar um do zero. Acompanhe a leitura até o final para começar a tirar suas ideias do papel.
Afinal, o que é um podcast?
Podcast é um conteúdo de áudio ou vídeo, disponibilizado na internet e que fica à disposição do público a qualquer momento. Diferente do que muitos acreditam não se trata de um programa ao vivo, como os de rádio por exemplo.
Esse tipo de conteúdo é produzido sob demanda, e traz uma ótima oportunidade de comunicação, levando informação, educando o público sobre assuntos específicos e despertando curiosidade e interesse.
Existem diversos segmentos de podcasts no mercado hoje: música, notícias, true crime, curiosidades, diversão, relacionamentos, entre muitos outros, disponibilizados em uma série de canais.
Esse tipo de conteúdo tem cada vez mais ganhado o coração dos brasileiros. De acordo com estimativas do Spotify, os brasileiros escutam cerca de 7,5 horas de podcasts por semana.
Qual o objetivo de um podcast?
Esse tipo de material tem diversos objetivos, desde apenas entregar conteúdo para as pessoas até melhorar uma estratégia de marketing. Abaixo te mostramos algumas das principais funções dos podcasts:
Compartilhar conteúdo
De uma forma geral, esse é principal objetivo dos podcasts. Ao invés de fazermos um vídeo de tempo limitado no YouTube ou um post no Instagram, por exemplo, entregamos um material de áudio ou vídeo para o público, baseado em uma temática específica.
Esse conteúdo pode ser entregue apenas pelos apresentadores ou também pelos convidados, que ajudam a trazer autoridade e tornar o podcast ainda mais interessante.
Informar sobre o mercado
Existem vários podcasts focados em determinados mercados: marketing, esportes, música, entre outros. E esse formato é ideal para o compartilhamento de notícias sobre o mercado de maneira geral.
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Isso porque dão a liberdade da pessoa ouvir e se inteirar sobre o mercado no momento em que for melhor para ela, não apenas ao meio dia e antes da novela.
Exercer o marketing de conteúdo
Vivemos na era da informação rápida e criativa, e o resultado disso é que o público está cada vez mais exigente, tanto em criatividade quanto em qualidade. O podcast atende bem esse público, pois trata de temáticas múltiplas, com diversas linguagens, e ainda se encaixa na rotina praticamente qualquer pessoa.
Inovar na comunicação
Para as empresas, os podcasts vêm como uma ótima estratégia para entregar conteúdo de qualidade para os clientes. Ao investir nesse tipo de comunicação, além de se diferenciar dos concorrentes, elas também têm a oportunidade de mostrar domínio sobre o seu nicho.
Por que o podcast faz tanto sucesso?
Falando sobre podcast, também é interessante entender porque esse formato de comunicação tem crescido tanto nos últimos anos, e até mesmo substituindo jornais, streamings e outras formas de entretenimento e informação na rotina de muitas pessoas:
- Curiosidades: Por que ao mencionar um produto, você vê anúncios dele?
É de graça
Esse é provavelmente o principal motivo pelo qual o podcast é tão bem aceito pelo público. Quer coisa melhor do que ter acesso a conteúdos interessantes e de qualidade sem precisar desembolsar um real?
Além da maioria desses conteúdos serem gratuitos, eles também são livres dos famosos anúncios, que interrompem a programação de muitos vídeos e streamings, gerando muitas reclamações por parte do público.
Você pode ouvir quando – e onde – quiser
Diferente dos jornais e programas, por exemplo, que têm uma hora exata para serem transmitidos, os podcasts são conteúdos gravados, e podem ser ouvidos sempre que o público tiver vontade, e muito mais de uma vez.
Tudo o que você precisa e de acesso à internet, ou nem isso, visto que muitas plataformas oferecem a opção de fazer download dos podcasts para ouvir offline.
Só coloque os seus fones de ouvido e aproveite a experiência imersiva que esse tipo de conteúdo proporciona: seja no carro, na academia, no trânsito, no horário de almoço, na espera da consulta, e onde mais quiser.
Poupa o seu tempo
O tempo é um dos recursos mais escassos na vida dos adultos, e por isso extremamente valorizado. Nesse sentido, o podcast sai na frente de outras formas de comunicação, porque pode se encaixar perfeitamente com outras atividades do dia a dia do adulto.
No tópico acima te mostramos apenas algumas das situações em que eles podem ser encaixados.
Unem praticidade com entretenimento
Se você gosta de podcasts, não precisa de muito para se divertir. Apenas um aplicativo instalado no celular ou na televisão, ou fone de ouvido (em alguns casos) e vontade de conhecer novas histórias ou ganhar conhecimento.
A própria construção do podcast o torna uma forma de entretenimento muito interesse, porque envolve uma série de assunto em linguagens acessíveis e muitas vezes com participações relevantes para o público. Ele atende a várias necessidades do público, e por isso faz tanto sucesso.
Como ouvir podcast?
Se você chegou até aqui é porque está gostando de aprender mais sobre os podcasts, então vamos para outro tópico importante: quais são as formas de ouvir a um podcast. Abaixo te mostramos as mais populares:
Através de plataformas de áudio
Spotify, YouTube, Sound Cloud, todas essas, e muitas outras plataformas disponibilizam os conteúdos parao público acompanhar. E embora em algumas delas você só consiga ter acesso aos podcasts se tiver uma conexão com a internet, outras vão além na acessibilidade e também permitem que você baixe os episódios no seu computador ou dispositivo. Dessa forma, você também consegue ouvir seus conteúdos preferidos mesmo offline.
Geralmente, para ter acesso a esse recurso você precisa pagar um plano premium, mas isso varia de plataforma para plataforma.
Acessar o portal do próprio podcast
Além das plataformas, você também pode acessar um conteúdo de podcast através do próprio site do negócio responsável por ele. Se você gosta de acompanhar o podcast de um médico, por exemplo, pode entrar no site dela, em seguida na categoria de podcasts e ver todos os vídeos/áudios disponibilizados por lá.
No entanto, nesses casos você provavelmente não terá a opção de assistir offline, porque para que o material carregue, é preciso de uma conexão com a internet.
Aplicativos agregadores de podcasts
Os agregadores de podcasts permitem que o público interessado em um podcast específico consiga assistir a todos os lançamentos de forma automática, seja no seu computador ou nos dispositivos móveis.
Um diferencial é que você pode ouvir direto do aplicativo ou fazer o download para assistir posteriormente. E se a sua internet não é muito potente, também não há grandes problemas. Os podcasts têm um tamanho controlado, que não exige muito dos dados de internet.
Se você ficou interessado nos agregadores de podcast, aqui vão umas dicas para explorar: Overcast, Pocket Casts e WeCast.
Como fazer um podcast?
Durante toda essa leitura, conseguimos perceber que os podcasts são ótimas maneiras de criar conteúdo, seja o seu objetivo principal compartilhar conteúdos de seu interesse com pessoas interessadas – e ganhar dinheiro com isso, ou aumentar o reconhecimento e valor da sua empresa perante o mercado.
Se você está pensando em investir nesse tipo de comunicação, montamos um guia rápido para você entender tudo o que precisa planejar caso para colocar esse plano em ação. Veja abaixo:
Passo 1: Planejamento
O planejamento é o passo inicial de qualquer tipo de projeto, tanto na vida profissional quanto pessoal. Sem um planejamento estratégico e aplicável, não é possível alcançar um bom resultado nos seus investimentos.
Ao planejar um podcast, você deve definir qual o principal objetivo que deseja alcançar. É compartilhar conteúdos legais e gerar renda com isso? Divulgar a sua empresa, fidelizando os consumidores?
Seja qual for o seu objetivos, os itens do checklist abaixo precisam todos ticados para que você comece o seu projeto com tranquilidade:
- Onde o podcast será gravado: na sua casa, em um estúdio, prédio próprio;
- O podcast será só de áudio;
- Quem é o seu público;
- Como tornar os seus conteúdos interessantes;
- Analisar a concorrência e estabelecer formas de se destacar;
- Definir as linhas de conteúdo que pode abordar no podcast;
- Quais convidados agregariam mais valor ao seu podcast e como conseguir a presença deles;
- Qual será a sua frequência de gravação do podcast, mantendo sempre uma boa frequência para não cair no esquecimento;
- Caso tenha um negócio, desenvolver formas de aplicar CTAs ao longo do podcast, além da criação de uma landing page;
- Com qual frequência você fará análises de resultados do seu trabalho.
Passo 2: Começar a produzir os conteúdos
Com tudo organizado, chegou a hora de partir para as gravações, e esse é com certeza um dos momentos mais esperados, pois é quando conseguimos ver o nosso sonho se materializando.
O ambiente escolhido para a gravação do podcast precisa ter uma boa acústica. Isso vai afetar diretamente a qualidade do áudio e, consequentemente, a percepção das pessoas sobre o seu conteúdo.
Outro ponto importante é o conforto. Você, e seus convidados, provavelmente passarão um bom tempo nesse local. Se ele for convidativo e confortável, esse tempo será aproveitado da melhor maneira possível, e o público perceberá isso.
3. Lapidando o trabalho
Uma das grandes vantagens dos podcasts é que são conteúdos gravados, e isso te dá a possibilidade de editar o seu conteúdo e deixá-lo com a melhor qualidade possível para o público.
No momento da edição, alguns pontos que precisam ser considerados são:
- Quais são as falas mais importantes e quais coisas podem ser cortadas na edição final;
- Se o som precisa de algum ajuste;
- Se o papo rolou com fluidez;
- Se é possível adicionar elementos para tornar o conteúdo ainda mais interessante: redução de ruídos, amplificação do som, compressão, normalização do áudio e equalização são alguns deles.
Outro ponto ao qual você precisa se atentar é: tenha sempre um backup da gravação original. Dessa forma você estará preparado contra qualquer tipo de imprevisto que possa acontecer.
4. Publicação
Com a edição acertada, agora é o momento de publicar o conteúdo e ver como ele se sairá para o público.
Você pode fazer essa liberação tanto no seu próprio site, quanto nas plataformas de áudio. Leve em consideração que as plataformas contam com um grande volume de público. Portanto, em muitos casos as suas visualizações serão maiores dentro delas.
5. Divulgue o seu trabalho
Finalizando esse processo, temos a divulgação, um ponto essencial para que o seu conteúdo alcance um bom número de pessoas.
Se você tiver um site, a divulgação pode ser feita por lá. Caso tenha uma landing page, também é imprescindível que ela informe o público sobre esse produto. E não deixe de divulgar nas redes sociais, lá você alcança as pessoas que já te conhecem e ainda impacta novos públicos, aumentando suas chances de sucesso.
Esperamos que esse guia tenha te ajudado a entender melhor o mundo dos podcasts. Te desejamos sucesso nessa empreitada!
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