O sucesso das mininovelas do Kwai tem sido grande, especialmente pelos usuários se identificarem com as histórias.
Lançado em 2012, o Kwai é um aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, mas nunca foi tão famoso quanto está atualmente. Competindo com o TikTok, o aplicativo chinês estreou um novo modelo de produção de conteúdo no Brasil, e acabou focando em algo totalmente novo: a criação de mininovelas originais e exclusivas.
Desde então, as histórias cheias de reviravoltas, tão absurdas que são hilárias, tem cativado milhares de usuários. Segundo a Exame, no Brasil, o Kwai alcançou 45,7 milhões de usuários ativos na média mensal, de acordo com a ComScore em julho de 2021. Além disso, as regiões mais ativas no aplicativo são do Norte e Nordeste, com um público acima dos 30 anos.
Segundo o Terra, o sucesso com as mininovelas tem sido tão grande, que produtoras, agências e criadores de conteúdo audiovisual estão trabalhando cada vez mais para as produções. Inclusive, a hashtag #TeleKwai já tem mais de 17 bilhões de visualizações na plataforma.
Rainha das mininovelas
Com quase 4,5 milhões de seguidores, o perfil de Markelly não tem nem 1 ano de produção. Aos 27 anos, a atriz começou a gravar novelas em dezembro de 2021, quando percebeu que era referência no meio dos criadores. Apesar dos seus conteúdos terem viralizado rapidamente, ela não esperava que fosse fazer tanto sucesso.
- Pessoas inspiradoras: Aos 19 anos, conquistou sua casa trabalhando no McDonald’s
Um dos maiores sucessos das mininovelas do Kwai é a mineira Markelly Oliveira, que se tornou famosa no aplicativo chinês com os seus vídeos. Markelly já foi bailarina do Faustão e musa da Gaviões da Fiel, até finalmente chegar no auge do seu sucesso como atriz do Kwai, com interpretações melodramáticas e cheia de reviravoltas.
Além de “Markelly &m Ação”, outros perfis também têm ganhado uma grande visibilidade e audiência, como “Fora das Telas”, “Alpha Filmes”, “Amanda em outras versões” e “Pra Cima TATI!!!”. Apesar da mininovela ser o principal feito do Kwai, o aplicativo ainda não atingiu a quantidade de público das redes sociais mais tradicionais do Brasil, como Instagram e Youtube, mas isso não desanima os produtores de conteúdo.
O porquê do sucesso
Enquanto a audiência das novelas tradicionais da televisão brasileira vem sofrendo uma queda, as pessoas têm se interessado cada vez mais nas mininovelas do Kwai. Segundo dados da Kantar Ibope Media, divulgados pelo UOL no início de 2021, a televisão aberta perdeu metade de sua audiência nos últimos 20 anos, especialmente por conta dos jovens que migraram para os serviços de streaming e internet.
Apesar dessa mudança, o Brasil sempre teve a novela como uma paixão nacional, além de ser um dos países que mais usa redes sociais no mundo. Assim, a fusão entre a novela e as redes sociais se tornou algo muito promissor para o mercado do entretenimento.
De acordo com Rafaela Lotto, do YouPix (consultoria de negócios para economia de influência e comunicação digital), ela atribui o sucesso das mininovelas por conta da identificação do público com o conteúdo. Rafaela diz que as histórias são inspiradas e encenadas por pessoas reais, assim como quem assiste, e por isso a conexão é muito genuína.
Além da identificação, a maioria dos vídeos são produzidos de forma amadora, o que pode ter contribuído para o seu sucesso. O humorista Marcelo Adnet, por exemplo, entrou na onda das mininovelas. No seu Twitter, o humorista já compartilhou diversas vezes vídeos das mininovelas, comentando sobre.
- Comportamento: Já lidou com o luto pela morte de um animalzinho? Saiba como confrontar a dor da perda
Outro ponto importante é que os vídeos das mininovelas são feitos em formato curto, de até dois minutos no máximo e na posição vertical. Ou seja, é um entretenimento muito fácil e divertido para aqueles que consomem conteúdos pelo celular. Além disso, as mininovelas também não se limitam a ter um começo, meio e fim, por ser algo muito rápido, mas pode se estender em outros episódios curtos.