Não é preciso procurar muito para ver a “representação ideal” do orgasmo feminino como uma experiência cheia de gritos. De comédias românticas a filmes adultos, eles estão sempre lá, muitas vezes de formas exageradas. Mas será que precisa ser assim? Afinal, por que as mulheres gemem durante o sexo?
Essa pergunta intrigou alguns cientistas, e eles chegaram a conclusões muito interessantes sobre o assunto. Gayle Brewer da Universidade de Central Lancashire e Colin Hendrie da Universidade de Leeds publicaram um estudo sobre o tema – tecnicamente conhecido como “vocalização copulatória”, em 2011.
No estudo, segundo a CNN, 71 mulheres heterossexuais sexualmente ativas, com idades entre 18 e 48 anos, falaram em detalhes sobre a vocalização durante o sexo. Através dessas conversas os pesquisadores descobriram que muitas mulheres faziam barulho não necessariamente enquanto estavam tendo orgasmo.
Na realidade, 66% das mulheres entrevistadas afirmaram que gemiam para acelerar o clímax do parceiro e 87% disseram que usavam a voz como uma ferramenta para aumentar a autoestima do parceiro. Outras mulheres também disseram que apelavam para o barulho como uma forma aliviar o tédio, a fadiga e a dor/desconforto durante o sexo.
“Embora os orgasmos femininos fossem mais comumente experimentados durante as preliminares, foi relatado que as vocalizações copulatórias eram feitas com mais frequência antes e simultaneamente com a ejaculação masculina”, disseram os pesquisadores no estudo.
Então as mulheres gemem durante o sexo para agradar os homens?
Kristen Mark, pesquisadora de sexualidade na Universidade de Indiana afirma que ainda são necessários mais estudos na área para termos uma ideia melhor sobre isso.
Mas se você usa dos gemidos como uma forma de fingir prazer, é importante considerar um ponto: quando você finge um orgasmo, sinaliza ao seu parceiro que ele está fazendo um bom trabalho quando não está. E isso é uma péssima escolha tanto para o seu relacionamento quanto para a sua própria satisfação sexual.
Ao invés de fingir algo que não está acontecendo, trabalhe na comunicação com o seu parceiro e deixe os gemidos para quando as coisas realmente estiverem boas.
Gemer durante o sexo pode te ajudar a conseguir prazer

Laurie Mintz, PhD, autora, professora e palestrante disse ao Women’s Health que algumas pesquisas sugerem que quanto mais imerso você estiver na experiência sexual, menos intensos os seus sons podem ser, e que eles podem servir para aumentar sua excitação.
“Quando as mulheres gemem durante o sexo, suas gargantas se abrem, suas respirações ficam mais lentas e os músculos do assoalho pélvico relaxam.” Isso, segundo Mintz, pode levar a um orgasmo alucinante.
Além disso, o gemido estratégico, emitido no momento em que você sente algo realmente bom durante a experiência sexual pode fazer com que o seu parceiro perceba melhor aquilo que te agrada na cama e, consequentemente, aumentar a sua frequência desses movimentos.
A importância de ser autêntica na cama
Isso leva a outro ponto interessante: as mulheres precisam cada vez mais assumir a responsabilidade pelos seus desejos e necessidades na cama. Isso significa quebrar o medo de agirem como “professoras” de seus parceiros sexuais.
Use os gemidos e a vocalização de forma geral como uma maneira de ensinar e mostrar ao seu parceiro aquilo que é realmente bom para você. Palavras e frases curtas como ‘Pare’, ‘Continue’, ‘Mais’, ‘Por favor’, são ótimas maneiras de guiar as suas experiências.
“Esses barulhos também podem ajudar na construção do seu prazer. excite algumas mulheres e as ajude a sentir prazer.”
Patty Brisben, educadora sexual e escritora afirmou à CNN que acredita que muitas mulheres podem ter um impulso no orgasmo ao serem expressivas durante o ato sexual.
Mas calma, você não é obrigada a gemer
Muitas mulheres gemem durante o sexo e se beneficiam com isso. No entanto, se você não curte esse tipo de expressão vocal, não se force.
Enquanto algumas pessoas se beneficiam com os ruídos, outras se sentem travadas de sentir prazer, e isso é perfeitamente normal. Você não precisa bater recordes de gritos para ser feliz na cama.
O que você deve ter em mente é que o sexo precisa ser uma experiência agradável e positiva para você. Portanto, se gemer faz você se sentir desconfortável e infeliz durante o ato, encontre outras maneiras de impulsionar o seu prazer na cama. A prioridade é sempre o seu conforto e bem-estar.
Dicas para “gemedoras iniciantes”

Se você gostou do que leu até aqui e quer se tornar uma mulher que geme durante o sexo, a primeira dica que temos para te dar é: não recorre aos filmes adultos. Neles, tudo é muito forçado. Vá direto para a prática.
Na sua próxima experiência sexual, preferencialmente masturbação, permita-se gemer. Comece respirando fundo pela barriga e expirando lentamente. Teste isso algumas vezes e tome nota de como se sentiu. Caso tenha sido uma experiência positiva, faça mais vezes, inclusive quando estiver acompanhada.
Outra dica importante acerca desse assunto é conversar com o seu parceiro. Fale abertamente para ele que quer começar a gemer mais e trazer uma energia diferente para os momentos a dois. Ele certamente vai aceitar bem e será muito divertido e prazeroso para vocês dois explorarem novas camadas do sexo juntos.
E se você já tem o costume de gemer mas quer aprimorar ainda mais essa técnica, tornando-a a mais sexy, uma boa dica é usar a respiração como guia para o gemido. Ao expirar, deixe a voz sair um pouco. Foque em enviar a respiração e o gemido para a pélvis.
Mas tenha em mente que os ruídos por si só já são excitantes e certamente podem tornar as coisas muito mais quentes e prazerosas entre quatro paredes.
Existe uma maneira certa de gemer?
Questionamentos como “Será que gemo bem?”, “É alto o suficiente?”, “Estou exagerando?”, entre outros são bastante comuns. E você precisa entender que não há receita de bolo ou apenas uma forma correta de vocalizar no sexo.
Não existe uma solução que funcione para todos. Então não adianta ficar pensando demais sobre a sua performance, criando teorias de que você não geme bem ou criando estratégias para ganhar uma medalha na categoria “mulheres que gemem durante o sexo.”
Este não é o momento para pensar demais. O excesso de neuras sobre esse assunto apenas vai te tirar do momento, e tornar a experiência o exato oposto daquilo que você busca. Portanto, respire fundo, aproveite o momento e dê liberdade para o seu corpo fazer aquilo que desejar. Você vai se surpreender com os resultados.
As mulheres gemem durante o sexo muitas vezes como uma forma de agradar os seus parceiros, mas que existem benefícios verdadeiros nessa prática para elas também. No entanto, assim como qualquer outro cenário dentro do sexo, a prática dos gemidos deve ser uma decisão pessoal.
O ponto principal de tudo isso é: se você tomar a decisão de incorporar os gemidos no sexo, faça porque realmente quer experimentar algo novo ou porque a experiência está prazerosa de fato. Gemer para acelerar ou melhorar a autoestima da outra pessoa, quando a realidade não é tão boa, vai apenas te afastar de ter uma vida sexual realmente satisfatória.
Esperamos que você tenha tirado boas lições sobre a vocalização no sexo com este post. Seja qual for a sua decisão sobre os gemidos, te desejamos muito prazer nessa vida.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Clitóris: Tudo o que você precisa saber sobre o órgão