Está pensando em inovar a sua carreira profissional e desbravar novos segmentos? Ser youtuber pode ser uma boa alternativa. Esse tipo de profissional cria conteúdos com o objetivo de publicar na plataforma Youtube.
Dá para investir nessa profissão mesmo com pouca experiência e faturar uma boa renda. Continue a leitura para descobrir quanto ganha um youtuber!
Como se tornar um youtuber?
A atividade surgiu em meados de fevereiro de 2005, simultaneamente com o lançamento da plataforma. O cofundador do Youtube, Jawed Karim, é considerado o primeiro youtuber da história.
Em abril do mesmo ano, ele publicou um vídeo de 19 segundos, no qual andava por um zoológico observando os animais. O título era Me at the Zoo (Eu no zoológico). O vídeo já recebeu mais de 126 milhões de visualizações.
Portanto, naquela ocasião, para ser considerado youtuber bastava ter uma conta na plataforma e subir vídeos por meio dela.
Quem foi o primeiro youtuber brasileiro?
Aqui no Brasil, Guilherme Zaiden é considerado o primeiro youtuber. Em 2006, ele deu início a uma série de vídeos cômicos, sendo os mais famosos: confissões de um emo, Jesus te ama e Associação Brasileira de Vício ao Orkut. Zaiden ficou bastante popular, mas naquela época o Youtube contava com apenas dois milhões de usuários no Brasil inteiro.
Foi somente em 2015 que o número de contas no Youtube passou a crescer exponencialmente. Nos dias de hoje, a plataforma possui dois bilhões de usuários no mundo inteiro. O Brasil está em terceiro lugar no ranking com 83 milhões de usuários, ficando atrás da Índia, com 225 milhões e dos EUA com 197.
O crescimento de usuários está formando um mercado consumidor para inúmeros tipos de conteúdo, e por conta disso, surge também a necessidade dos produtores de conteúdo para a plataforma, os youtubers.
Porém, se o acesso aos conteúdos publicados é gratuito, de que maneira os youtubers ganham a vida por meio de seus vídeos? É o que você vai entender a seguir!
Quanto ganha um Youtuber no Brasil?
De uma maneira geral, o Youtube paga o criador de conteúdo a cada mil visualizações (CPM – custo por mil), em torno de 0,25 a 4,50 dólares. Se converter para o real, o valor fica entre um e 19 reais.
Embora existam diversas formas de rentabilizar um conteúdo, não é tão fácil assim lucrar com a exibição no Youtube. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Offenburg, na Alemanha, 90% das visualizações de vídeos no YouTube são concentradas em apenas 3% dos canais.
![Descubra quanto ganha um youtuber](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Descubra-quanto-ganha-um-youtuber-imagem-1.jpg.webp)
Na mesma pesquisa, estimou-se que os canais com 1,4 milhão de visualizações por mês faturam em média abaixo de US$17 mil dólares por ano. O que isso significa na prática? Até mesmo os grandes produtores enfrentam dificuldades para lucrarem com seus conteúdos.
Por esta razão, os produtores de conteúdo acabam procurando outras formas de rentabilizar, como parcerias com marcas (para promover determinados serviços ou produtos), anúncios e até mesmo participação em eventos e demais atividades, de maneira remunerada, o que é chamado de monetização do “branding pessoal” .
É difícil precisar quanto ganha um youtuber, a não ser que o próprio opte por revelar. No entanto, pode-se estimar os valores com base em quanto o Youtube paga em média aos canais, números de views e demais métricas.
De que forma é possível ganhar dinheiro e viver apenas do Youtube?
Como você deve imaginar, existem inúmeros meios de faturar uma grana produzindo e difundindo conteúdos por meio do Youtube. Uma delas é através de anúncios comumente veiculados em banners, vídeos ou janelas sobrepostas, mas para que isso aconteça, é necessário efetuar um cadastro no AdSense – renomada ferramenta de monetização do Google.
Contudo, existem outras formas de monetizar essa produção e difusão. É preciso se inscrever no Programa de Parcerias – os pré-requisitos são possuir no mínimo quatro mil horas de exibição nos últimos 12 meses e ter pelo menos mil inscritos.
É fundamental que os produtores de conteúdo se atentem aos termos de serviços e diretrizes da comunidade do Youtube para se certificar que seu canal respeita todos os critérios. Deve-se tomar um certo cuidado com uso de direitos autorais sem autorização, por exemplo.
Como monetizar seu canal no Youtube
Logo assim que um cadastro é aprovado no Programa de Parcerias do Youtube, dá para escolher uma dessas opções de monetização:
Anúncios
Já assistiu um vídeo e foi bombardeado com um anúncio, seja no início ou durante ele? Pois é. Estes anúncios representam a rentabilização para os criadores de conteúdo. Participantes do Programa de Parcerias podem lucrar entre US$ 0,25 e US$ 4 a cada mil visualizações do anúncio. A contabilização inicia quando o espectador clica no anúncio ou visualiza-o por inteiro.
Dentro do PP, o criador de conteúdo tem a liberdade de selecionar os formatos de propaganda que deseja mostrar na página do seu vídeo. Destas alternativas, apenas os banners são obrigatórios. Entre as possibilidades temos: anúncios de sobreposição na parte inferior do conteúdo, os cartões patrocinados, nas laterais e os clipes puláveis.
![Descubra quanto ganha um youtuber](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Descubra-quanto-ganha-um-youtuber-imagem-2.jpg.webp)
Clubes dos canais
Se ainda não conhece essa outra fonte de receita recorrente disponibilizada pelo Youtube está na hora de ficar por dentro. Na modalidade dos Clubes de Canais, o produtor de conteúdo oferece vantagens exclusivas para seus espectadores que são membros do clube de assinaturas por um valor mensal. Também é possível entregar emojis personalizados, lives privadas, acesso a vídeos em primeira mão e muitos outros materiais.
Contudo, existem alguns requisitos para que o criador possa trabalhar com eficácia neste modelo:
- O canal precisa ter pelo menos 30.000 inscritos;
- A monetização do canal deve estar necessariamente ativada;
- A função de live stream do canal precisa estar disponível;
- O criador deve ter no mínimo 18 anos de idade;
- O criador deve estar em um dos países onde o serviço está disponível;
- O criador deve cumprir os Termos e Políticas do YouTube;
- O YouTube detém 30% dos rendimentos obtidos pelo criador neste formato.
Super Chat
Este é mais um recurso disponível para a realização de transmissões ao vivo (lives) no Youtube exclusivo apenas para canais que geram receita. Durante as lives, os espectadores podem desembolsar entre R$1,00 a R$500,00 para terem seu comentário destacado no chat – vale lembrar que quanto maior o valor, mais tempo de destaque.
Da mesma maneira que acontece no Clube dos Canais, do valor pago pelos espectadores, 70% fica com o criador de conteúdo e 30% com a plataforma Youtube.
YouTube Premium
Uma outra maneira de gerar receita para os canais de conteúdo, o Youtube Premium é a versão paga da plataforma. O modelo de monetização independe de publicidade e o produtor recebe um percentual de todas as taxas de assinatura, sendo o valor proporcional à quantidade de assinantes que assistiram aquele conteúdo.
Há outras formas de monetização disponibilizadas pelo Youtube, mas são direcionadas a uma quantidade restrita de canais, normalmente os que fazem parte de milhares de visualizações, independentemente do número de inscritos ou curtidas. A frequência é o critério mais importante por aqui!
Principais Youtubers brasileiros
Segundo uma lista da Netshow.me, os canais brasileiros a seguir são considerados os principais do país e traz ainda seus ganhos estimados pela Social Blade. É válido ressaltar que os números são pagos pelo Youtube e não englobam outras receitas.
KondZilla
KondZilla é um canal de funk e é considerado o maior do Brasil, com 64,8 milhões de inscritos. O diretor e produtor de vídeos do canal revelou um faturamento mensal de R$1 milhão em entrevista à Veja São Paulo.
Este valor refere-se a pagamentos feitos pelo YouTube, mais a receita com a produção de videoclipes. Conforme estimativas do Social Blade, seus vídeos apresentam um rendimento entre US$435,3 mil a US$7 milhões apenas no YouTube.
Em reais, isso simboliza um rendimento de R$2,3 milhões a R$37 milhões por ano, ou seja, por mês o youtuber ganha em torno de R$200 mil a R$3 milhões. É muita grana!
Whindersson Nunes
Whindersson Nunes é famoso por produzir conteúdo de humor, como paródias, críticas divertidas de filmes e séries, esquetes, entre outros. O produtor, nascido no Piauí, tem um dos maiores canais do país com 43,1 milhões de inscritos e 3,8 bilhões de visualizações no YouTube.
Índices do Social Blade apontam um faturamento mensal do canal entre US$8,1 mil e US$130 mil dólares, ou R$42,4 mil a R$689 mil reais.
Felipe Neto
O carioca Felipe Neto, um dos precursos do Youtube no Brasil, possui o terceiro maior canal do país, com 42,9 milhões de inscritos e mais de 13,7 bilhões de visualizações. Neto produz um conteúdo voltado ao público jovem, na sua maioria, de cunho humorístico.
De acordo com o Social Blade, o canal arrecada entre US$676,1 mil a US$10,8 milhões por ano. Em reais, isso indica uma receita de R$3,5 milhões a R$57,2 milhões por ano.
Por mês, o Youtuber ganha entre R$291 mil a R$4,7 milhões de reais. Felipe Neto já deixou claro que para cada um milhão de visualizações no seu canal do youtube, ele ganha US$687.
Luccas Neto – Luccas Toon
Irmão de Felipe Neto, Luccas Neto é dono do canal Lucas Toon e produz conteúdo voltado exclusivamente ao público infantil. Seu canal possui 35,8 milhões de inscritos e 17,2 bilhões de visualizações.
Segundo estimativas do Social Blade, o canal Lucas Toon recebe entre US$882,5 mil e US$14,1 milhões de dólares anuais ao do YouTube, o que convertendo para reais, é algo em torno de R$4,6 milhões a R$74,7 milhões por ano, ou R$380 mil a R$6,2 milhões por mês.
Porta dos Fundos
Produtora de vídeos fundada por comediantes como Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF), o Porta do Fundos é um canal de comédia com 16,9 milhões de inscritos e 6,6 bilhões de visualizações.
O levantamento do Social Blade aponta que o faturamento do PF está entre US$131,5 mil e US$2,1 milhões anualmente. Na conversão para reais, o canal recebe entre R$697 mil a R$11 milhões por ano, ou de R$58 mil a R$927 mil por mês.
Dúvidas frequentes
Como iniciar uma carreira no YouTube?
Começar uma carreira no YouTube envolve vários passos, tais como: identificar sua área de interesse ou nicho, criar um canal, produzir conteúdo regularmente e promovê-lo para construir uma audiência.
Quais são os critérios para se tornar um parceiro do YouTube?
Conforme mencionado anteriormente, para se tornar um parceiro do YouTube e ter acesso ao programa de monetização, é necessário cumprir os requisitos de elegibilidade, como ter pelo menos mil inscritos e quatro mil horas de tempo de exibição nos últimos 12 meses.
Quanto dinheiro os criadores de conteúdo podem ganhar no YouTube?
Com apontado, o valor que os criadores de conteúdo podem ganhar no YouTube varia amplamente e depende de inúmeros fatores, incluindo o número de visualizações, engajamento do público, localização geográfica e tipos de anúncios veiculados em seus vídeos.
Como funciona o plano de monetização do YouTube?
O plano de monetização do YouTube permite que os criadores ganhem dinheiro com seus vídeos por meio de anúncios veiculados durante a reprodução. Os criadores recebem uma parte da receita gerada pelos anúncios exibidos em seus vídeos, que pode ser expressiva ou não.
Quais são os critérios de elegibilidade para anúncios no YouTube?
Os vídeos precisam estar em conformidade com as políticas de monetização do YouTube, que incluem diretrizes de conteúdo adequado, originalidade e conformidade com direitos autorais. Além disso, o canal deve estar em conformidade com as políticas do Programa de Parceiros do YouTube.
É possível ganhar dinheiro no YouTube sem ser um parceiro da plataforma?
Sim, dá para ganhar dinheiro no YouTube sem ser um parceiro do YouTube por meio de outras formas de monetização, como patrocínios, vendas de produtos ou serviços, afiliações e doações de fãs.
Quais são as outras formas de crescer no YouTube além da monetização?
Além da monetização, os criadores podem crescer no YouTube focando na qualidade do conteúdo, engajamento com a audiência, colaborações com demais criadores, otimização de SEO, participação em comunidades e promoção fora da plataforma.
Se você produz conteúdo e já conhece seu público-alvo, que tal pensar em uma estratégia para lançar seu canal no Youtube?
Caso seu intuito seja realmente ganhar dinheiro por lá, vai precisar colocar na cabeça que além de um conteúdo de valor, uma boa captação, fidelização dos espectadores e produção constante, será essencial aprender a abrir uma empresa e cuidar da contabilidade mensal.
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