Lilith é uma figura enigmática da mitologia. Originada em lendas medievais, Lilith é considerada a primeira mulher, anterior a Eva.
Ela teria se revoltado contra a autoridade e sido expulsa do paraíso, transformando-se em uma figura demoníaca. Importante frisar que esta narrativa não possui respaldo nas escrituras sagradas.
A lenda de Lilith pode ter emergido sob influência das crenças babilônicas, onde existia uma deidade similar, infame por sua crueldade.
A presença judaica na Babilônia e as consequentes influências culturais podem ter sido catalisadoras na formação desse mito, que mais tarde encontrou algum eco entre os cristãos, embora nunca tenha sido incorporado oficialmente à doutrina cristã.
Origem do nome Lilith
O nome Lilith deriva do termo acadiano “lilitu”, que se traduz como “da noite” ou “pertencente à noite”. Na mitologia suméria e babilônica, Lilith é associada a demônios e espíritos maléficos.
Lilith, Adão e Eva
Segundo o mito, Lilith foi a primeira companheira de Adão, criada do mesmo pó que ele, e não de Eva. Descontente com a submissão exigida, Lilith, que reivindicava igualdade, abandonou o Éden após desafiar Adão e usar o nome divino em vão.
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Três anjos foram enviados por Deus para persuadir Lilith a retornar e se submeter a Adão, mas ela rejeitou o apelo. Consequentemente, transformou-se em um demônio. Sentindo a solidão de Adão, Deus então criou Eva de sua costela, configurando uma relação mais harmoniosa. Eva aceitou sua posição ao lado de Adão, diferentemente de Lilith.
Algumas versões adicionam que Lilith, movida por inveja, assumiu a forma da serpente que tentou Eva a desobedecer a Deus, buscando ruína para o casal.
Versículo de Lilith na Bíblia
Isaías 34:14 menciona uma criatura noturna traduzida como “Lilith” em algumas versões. Este texto, simbólico, retrata a devastação de Edom, com várias criaturas representando a desolação do local, sem comprovação de uma conexão literal com a Lilith mitológica.
Portanto, não há bases bíblicas para validar a existência de Lilith como uma figura real antes de Eva.
O Gênesis menciona apenas Adão e Eva, criados para serem complementares (Gênesis 1:27; Gênesis 2:18). O mito de Lilith contrasta com as escrituras, que identificam a serpente no Éden como o diabo (Apocalipse 12:9), e não como Lilith.