Atire a primeira pedra quem nunca acessou o Reclame Aqui para checar se uma empresa é confiável. Antes de adquirir qualquer produto ou serviço, pode ser interessante acessar a plataforma.
Neste texto, você irá descobrir como consultar uma companhia pelo site, além de outros detalhes importantes sobre seu funcionamento e principais objetivos. Veja a seguir!
O que é o Reclame Aqui?
Trata-se de uma plataforma brasileira cujo principal objetivo é resolver conflitos entre empresas e consumidores, oferecendo espaço onde os consumidores possam registrar reclamações sobre serviços ou produtos, e as empresas, uma réplica na tentativa de resolver essas reclamações.
Principais funções
- Central de reclamações: o Reclame Aqui funciona como uma central onde os consumidores podem registrar suas reclamações contra empresas de qualquer porte, descrevendo defeitos, problemas, ou insatisfações em geral relacionadas a serviços ou produtos.
- Visibilidade e transparência: tanto as reclamações quanto as respostas das empresas são públicas, proporcionando visibilidade e transparência para as demais pessoas que também consultam a plataforma. Isso aumenta o incentivo para que as empresas procurem resolver as questões de maneira simples e satisfatória.
- Mediação de conflitos: a plataforma disponibiliza um espaço para que empresas e consumidores mediem conflitos, dando a oportunidade das companhias oferecerem soluções, responderem às reclamações e solucionarem os problemas apresentados.
- Avaliação das empresas: para além das reclamações, consumidores podem atribuir avaliações por meio de notas para as empresas, baseado em suas experiências pessoais.
- Estímulo à qualidade no atendimento: o Reclame Aqui estimula as empresas a aprimorarem seu atendimento ao cliente bem como seus serviços, considerando que as avaliações e reclamações podem afetar diretamente a reputação e imagem das empresas.
- Canal de comunicação: a plataforma atua como um canal de comunicação direta entre empresas e consumidores, proporcionando uma oportunidade para resolução de questões diversas de forma rápida e incitando o diálogo.
O Reclame Aqui é também um meio de defesa dos direitos do consumidor, sendo uma referência no Brasil, influenciando a reputação das empresas, de forma que elas busquem práticas comerciais mais éticas e transparentes.
Passo a passo – como consultar uma empresa no Reclame Aqui
Tanto usuários de dispositivos móveis quanto usuários de PC podem seguir as etapas abaixo:
Acesse a página: vá até seu navegador de internet e acesse o site oficial do RA para iniciar a consulta sobre qualquer empresa;
Use a barra de pesquisa: dentro do site há uma barra de buscas localizada bem ao centro. Basta digitar o nome do produto, empresa ou serviço e confirmar a ação;
Faça uma pesquisa aprofundada: para isso, você deverá abrir uma página da empresa no Reclame Aqui. Só assim será possível conferir mais detalhes sobre as reclamações e as respostas para elas.
Entenda como funciona a consulta no Reclame Aqui
Logo assim que abrir a página da empresa para conferir a reputação da mesma, você ficará a par de mais informações sobre ela. Veja os dados mais importantes para serem levados em consideração antes de fazer uma aquisição.
- Sobre: veja a história e um resumo da empresa;
- Reputação: a nota aqui pode ir até 10, o que será definido pela quantidade de reclamações solucionadas e respondidas;
- Reclamações: estão divididas em quatro seções: “Últimas”, “Não respondidas”, “Respondidas” e “Avaliadas”;
- Principais problemas: nesta etapa, o usuário fica por dentro dos principais problemas relacionadas à empresa no momento em que está realizando a consulta;
- Evolução: por meio de um gráfico simples, o usuário consegue ver o tipo de evolução que a companhia apresentou nos últimos 12 meses;
- Desempenho: aqui nessa parte há porcentagem referentes às reclamações respondidas e problemas resolvidos nos últimos seis meses. Quanto mais alto o nível, melhor classificada está aquela empresa;
- FAQ: é válido se atentar às perguntas mais frequentes sobre uma determinada empresa para checar se há solução para o seu problema;
- Reclamar: nesta parte aqui, o usuário poderá fazer uma reclamação sobre o problema que está lhe afetando. No entanto, será necessário se cadastrar na página oficial do RA.
Quais são os direitos que um consumidor possui?
Termo muito conhecido, os direitos do consumidor são garantias cruciais para proteger os indivíduos que adquirem serviços ou produtos, equilibrando a relação entre fornecedores e consumidores.
No Brasil, os direitos estão estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), promulgado em 1990. Confira alguns dos principais direitos que se aplicam ao consumidor.
- Direito à informação: os consumidores devem receber informações claras, ostensivas e precisas a respeito dos produtos e serviços, incluindo preço, características, riscos, prazo de validade, entre outros.
- Direito à proteção da vida e da saúde: caso algum produto coloque em risco a saúde e segurança do consumidor, o mesmo tem o direito de exigir a reparação em virtude dos danos causados.
- Direito à publicidade não enganosa: o consumidor não pode ser induzido ao erro por conta de publicidades com pouca clareza ou informações falsas. O consumidor tem todo o direito de exigir que a oferta se cumpra.
- Direito à reversão de cláusulas abusivas: toda cláusula contratual considerada abusiva pode passar por uma revisão exigida pelo consumidor, principalmente se a mesma o colocar em desvantagem excessiva.
- Direito ao arrependimento: dentro do comércio eletrônico, o consumidor tem direito de se arrepender da compra dentro de até sete dias a partir da data em que recebeu o produto, sem necessidade de justificativa.
- Direito à garantia: produtos duráveis possuem garantia legal de 90 dias, enquanto os não duráveis até 30 dias. Inclusive, alguns fabricantes oferecem garantias estendidas.
- Direito à indenização por danos materiais e morais: se o consumidor sofrer danos morais ou materiais por conta de um produto ou serviço com defeito, ele terá direito de indenização.
- Direito à facilitação da defesa de seus direitos: o consumidor deve ser amparado por órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e o poder judiciário para proteção dos direitos.
- Direito à educação para o consumo: tanto o estado quanto a sociedade devem promover a educação para o consumo, trazendo à tona informações que ajudem o consumidor a tomar decisões de forma consciente.
- Direito à privacidade: no ecossistema digital, o consumidor deve ter direito à privacidade de seus dados pessoais, recebendo a devida proteção contra uso indevido de quaisquer informações a seu respeito.
É indispensável que os consumidores estejam a par de seus direitos para exigir o cumprimento dos mesmos, de maneira que estabeleça relações de consumo mais equilibradas e justas. Agora que você já aprendeu como consultar uma empresa no Reclame Aqui e está ciente do que é seu por direito, certamente esses objetivos serão alcançados.
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