Richarlison de Andrade, o camisa 9 da seleção brasileira, ganhou de vez a simpatia dos torcedores brasileiros após a estreia da seleção na Copa do Mundo do Catar.
Além do gramado, o atacante marca presença nos negócios. Richarlison é sócio da Horizm, startup espanhola focada na valoração de ativos digitais para o mundo do esporte.
Fundada em 2019 pelo brasileiro Pedro Mestriner e pelo espanhol José Poveda, a empresa atua com análise de métricas, valoração, benchmarking e oportunidades comerciais nesse mercado. Na prática, seu principal objetivo é ajudar jogadores e clubes a mensurar e explorar o potencial financeiro de seus canais nas redes sociais. Atualmente, a startup faz a gestão de 450 contas – ou ‘propriedades digitais’ – em 30 países, abrangendo 16 diferentes esportes.
“O mundo mudou nestes últimos 20 anos. Imagine aquela camisa cheia de logos de antigamente e as medições por tempo de tela. Hoje, um jogador pode publicar centenas de fotos com várias logos em sua rede social. Como, por exemplo, você vai renegociar seu contrato com as marcas sem saber quanto você vale?”, explica Mestriner.
Por meio de um software, a Horizm agrupa e analisa os conteúdos postados pelos perfis dos jogadores e clubes em plataformas digitais. Com o uso de inteligência artificial, esses dados são utilizados para precificar postagens e determinar o potencial comercial dos perfis. Além das valorações atuais, segundo Mestriner, é possível fazer estimativas futuras. “Conseguimos saber, por exemplo, quanto valeria um determinado post em seis meses”, diz.
Apenas em 2022, foram analisadas cerca de 1 milhão de postagens em redes sociais. Além de oferecer o serviço aos seus clientes, a startup ajuda empresas interessadas em parcerias a se conectar às figuras mais adequadas para seu perfil e suas campanhas, fazendo uma conexão direta entre creators, marcas e, no fim da rede, os fãs de esporte – ou seja, o público consumidor.
Com foco em federações, atletas, clubes e marcas, a Horizm hoje atende grandes nomes brasileiros e internacionais, como Santos, Flamengo, Botafogo, Chelsea, Real Madrid e Arsenal. A monetização do serviço é feita por planos de assinatura, que podem ser mensais ou anuais, e por um modelo de comissão dos negócios prospectados pela plataforma.
Parceria com o camisa 9
A história da startup com Richarlison teve início em 2020. Com a chegada da pandemia de covid-19, os fundadores viram o mercado digital decolar, como forma de suprir outras necessidades do dia a dia. Mestriner diz que ele e o sócio já haviam conhecido Richarlison, e, naquele ano, estreitaram relações. “Nós já sabíamos que queríamos trabalhar com atletas, então decidimos abordar dois deles para receber um feedback. O primeiro foi o Richarlison.”
Depois de abrir a plataforma para que o atacante testasse o serviço – e receber um retorno positivo –, a parceria se solidificou. “Nós resolvemos abrir para uma rodada de investimentos e ele quis entrar. Foi o primeiro a nos guiar e investir”, conta o fundador. Além de se manter como sócio, segundo Mestriner, o atacante participará como embaixador em projetos futuros.
Procurada, a assessoria de imprensa de Richarlison confirmou a sociedade, mas não revelou quanto o jogador investiu na startup.