Se você usa as redes sociais como ferramenta de trabalho, para gerar receita, é fundamental que esteja atualizado sobre os tamanhos das imagens para o Instagram. Essa é uma das redes sociais mais populares em todo o mundo, e um post de imagem bem feito tem o poder de impactar um alto número de pessoas, fortalecer a imagem da sua marca e potencializar as suas vendas.
Quer saber como padronizar as suas imagens corretamente na rede social e ter uma maior chance de impactar o seu público e ganhar dinheiro através do seu perfil? Então continue a leitura. Nós montamos um guia dos tamanhos ideais de imagens para posts no Instagram em 2024. E ainda preparamos um bônus com dicas para outras redes sociais.
Qual é o tamanho das imagens para Instagram?
O tamanho ideal para um post na rede social depende do tipo desse post. Quando falamos sobre Stories, Reels e IGTV, o tamanho para fotos quadradas é de 1080 x 1920. Já quando as fotos quadradas forem postadas no feed, a proporção muda para1080 x 1080 pixels. Se o post for horizontal, a medida é 1080 x 566. E se for vertical, 1080 x 1350.
Abaixo nos aprofundamos mais nas explicações. Confira:
Tamanhos para feed
O feed do Instagram é o espaço principal de um perfil, onde todas as suas publicações dos perfis que você segue são exibidos. Esse espaço também é conhecido como “linha do tempo” e é personalizado para cada usuário, de acordo com os seus interesses pessoais.
Para fazer uma publicação voltada o feed, você pode escolher entre três formatos: retrato, paisagem e quadrado.
Retrato
O formato retrato se refere às imagens publicadas na vertical. Para esse tipo de publicação, a sua imagem deve ter uma resolução de 1080 px por 1350 px, com uma proporção de 4:5.
Ao ajustar sua imagem para essa resolução você perceberá que a foto terá uma altura maior do que a largura.
Estrategicamente falando, as imagens em modo retrato são ótimas para usuários de smartphone. Isso porque ela ocupa toda a tela, proporcionando uma experiência visual mais completa e que pode aumentar o engajamento do público com o post.
Paisagem
Esse tipo de imagem tem o formato oposto do Retrato. Nele, as imagens são horizontais, e contam com um tamanho de 1080 px por 566 px, e uma proporção de 16:9. Em imagens paisagem, a largura será maior do que a altura. Nesse caso, a largura da imagem é maior que sua altura.
Costuma-se usar o formato paisagem quando trabalhamos com imagens panorâmicas, de paisagens e espaços grandes. Mas como ocupa toda a tela dos smartphones (maior fonte de acesso às redes sociais), esse formato não é indicado para trabalhar posts de vendas, como fotos de produtos, por exemplo, pois pode prejudicar a experiência visual dos usuários.
Quadrado
O post quadrado também é aplicado em determinadas estratégias de conteúdo. Como o próprio nome dá a entender, nesse formato a altura e a largura da imagem tem a mesma medida, que costuma ser de 1080 px por 1080 px, com a proporção de 1:1.
Tamanho para Stories
Os Stories são as publicações que ficam disponíveis para serem visualizados por um período de 24 horas. Eles ficam localizados no topo da página do aplicativo. O tamanho ideal para esse tipo de publicação é de 1080 px por 1920 px, ou a proporção de 9:16.
O tempo de exibição de cada story é de 15 segundos, então esse tipo de publicação deve ser usada de forma estratégica, de preferência focando nas imagens e com pouco tempo, para que o público consiga entender a sua mensagem.
Qual é o tamanho de um post de vídeo no Instagram?
Os posts em vídeo são muito importantes em uma estratégia de conteúdo para o Instagram. Isso porque eles são mais dinâmicos e permitem explorar mais as tendências e oportunidades de conexão. No geral, eles costumam atrair mais engajamento do que aqueles em foto. Então já anota os formatos ideais para acertar nos seus próximos vídeos:
Tamanho para Stories
Assim como os posts de imagem nos Stories, os vídeos também precisam ter a dimensão de 1080 px por 1920 px, para que ocupem toda a tela do usuário e permitam que ele se conecte mais profundamente ao seu conteúdo.
Apesar de cada story suportar apenas 15 segundos, você pode criar o conteúdo em vídeo mais longo, que será fracionado ao longo de vários stories. Nesse caso, no entanto, é esperado que o número de visualizações diminua a cada story adicionado à sequência.
Tamanho para feed
Os vídeos, da mesma forma que as imagens, também podem ser encaixados nas categorias retrato, paisagem e quadrado. Mas os tamanhos variam um pouco do outro formato:
- Para vídeos em modo retrato: 1080 px por 1350 px;
- Para vídeos em modo quadrado: 1080 px por 1080 px;
- Para vídeos em modo paisagem: 1080 px por 566 px.
Lembre-se que os posts de vídeo podem durar até 60 segundos. E o formado mais indicado são os na horizontal, de preferência com menos de 4 GB.
Tamanho do Reels do Instagram
O Reels é um dos recursos mais populares do Instagram atualmente. Ele foi desenvolvido para competir com o TikTok, que está estourado em todo o mundo. Mas fique tranquilo porque você não precisará adaptar os seus conteúdos de Stories para os Reels, isso porque as proporções são iguais.
Para usar o poder do Reels para bombar o seu Instagram, foque na proporção 9:16 (1080 px por 1920 px). Mas atenção, a capa dos seus Reels aparecerão para os usuários no formato retrato, com a proporção de 4:5.
Além disso, esse formato abriga conteúdos com no máximo 30 segundos.
Por que o tamanho de post para Instagram importa?
Muitos criadores de conteúdo para o Instagram ignoram essas padronizações de imagens para Instagram. Isso acontece principalmente porque eles não entendem a importância desses formatos para o seu resultado.
Se você é um deles, vamos esclarecer as coisas: Se você posta imagens ou vídeos com um tamanho diferente do orientado, prejudica diretamente a experiência dos usuários. Eles não conseguirão visualizar o seu conteúdo da forma certa e sairão dele rapidamente, o que afeta diretamente nos seus resultados.
Então, para não investir dinheiro em vão no seu perfil, poste fotos e vídeos de qualidade, padronizados corretamente. É só dessa forma que você consegue captar a atenção do seu público e fazer com que ele tenha interesse em comprar de você, ou continuar te acompanhando.
Como postar fotos e vídeos com alta qualidade no Instagram?
O próprio aplicativo te ajuda a publicar conteúdo com melhor qualidade. Para isso, você deve abrir o Instagram no seu dispositivo e em seguida acessar o seu perfil. O próximo passo é tocar nas 3 linhas horizontais, no canto superior direito da sua tela e digitar “qualidade da mídia” na barra de pesquisas.
Quando o menu se abrir, habilite a opção “Carregar em alta qualidade”. Ao fazer isso, você autorizará o Instagram a sempre carregar as fotos e vídeos de melhor qualidade. Ainda que por vezes isso faça com que o carregamento demore mais, você estará otimizando o seu perfil para ter o melhor conteúdo possível.
É sempre válido relembrar que para melhorar o desempenho dos seus posts é preciso que você use imagens com resolução adequada, otimizar o tamanho do arquivo e também usar os recursos de edição disponíveis no Instagram.
Tamanhos de posts para outras redes sociais
![Tamanhos das imagens para Instagram - Guia 2024](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/05/1-tamanhos-das-imagens-para-instagram-guia-2024.jpg.webp)
O Instagram é o foco do nosso artigo, mas também reunimos informações sobre tamanhos de posts para outras redes sociais, afim de te ajudar a melhorar os seus números e tornar o seu negócio mais lucrativo. Confira:
TikTok
O TikTok , cujo foco são os vídeos curtos, está estourada em todo o mundo. Por lá você pode participar de trends, fazer reacts e encontrar novas formas criativas de divulgar o seu perfil. Para os seus conteúdos nessa rede social, siga os seguintes formatos:
- Imagem do perfil: 200 px por 200 px;
- Vídeo do feed: 1080 px por 1920 px, na proporção de 9:16.
Embora a plataforma aceite vídeos na vertical e horizontal, o ideal é focar nos conteúdos verticais, porque ocupam toda a tela do usuário favorecendo o engajamento.
Além disso, os seus vídeos devem ter de 15 segundos a 3 minutos, e eles devem ser carregados nos formatos MP4 ou WebM, com resolução mínima de 540 pixels.
O Facebook perdeu um pouco da sua força com o surgimento do Instagram e TikTok, mas isso não muda o fato de que ele segue sendo muito acessado por pessoas de todo o mundo. Se essa rede social faz parte da sua estratégia de conteúdo, é fundamental usar os tamanhos de post certos para se destacar para o seu público.
Abaixo te mostramos como fazer isso:
- Post no feed: 1080 px por 1080 px, 1080 px por 608 px ou 1080 px por 1350 px;
- Vídeo: 1920 px por 1080 px no formato paisagem, ou seja, na horizontal;
- Imagens de links: a foto será cortada pelo próprio Facebook no tamanho 1200 px por 630 px;
- Imagem do perfil: 180 px por 180px;
- Carrossel: 1080 px por 1080 px;
- Stories: 1080 px por 1920 px;
- Imagem da capa de eventos: 1200 px por 628 px;
- Imagem de capa do perfil ou fanpage: 828 px por 315 px no desktop e 640 px por 360 px em dispositivos móveis;
- Imagem de capa do grupo: 1640 px por 856 px no desktop e 1640 px por 664 px em dispositivos móveis.
O WhatsApp o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado pelos brasileiros. E isso o coloca na lista de redes sociais que você deve trabalhar no seu negócio para conseguir mais vendas.
No WhatsApp você pode enviar vídeos nos formatos 3GP e MPEG4, com um tamanho máximo de 16 MB. Já os vídeos postados no status têm uma duração máxima de 30 segundos.
Ao trabalhar com imagens, use as seguintes diretrizes de tamanhos:
- Imagem de perfil: 192 px por 192px;
- Thumbnail na conversa: 600 px por 600px;
- Imagem da capa para WhatsApp Business: 590 px por 340 px;
- Imagem e vídeo no status: 1080 px por 1920 px.
O Pinterest é o “banco de referências” oficial de muita gente. Seja para procurar novas decorações para suas casas, referências de moda, entre outros, a rede social é conhecida por oferecer inspirações incríveis. Se você quer entrar nessa rede social, siga os seguintes tamanhos de imagens:
- Imagem do perfil: 720 px por 720px;
- Capa das pastas: 200 px por 200 px;
- Pins: 1000 px por 1500 px, na proporção de 2:3.
YouTube
O YouTube não é apenas a maior plataforma de vídeos do mundo, mas também uma rede social muito favorável para a criação de conteúdo. Se ela está dentro da sua estratégia de marketing e conteúdo, você deve estudar SEO e outros recursos para fazer o seu canal bombar.
Por aqui te ajudamos com o básico, os tamanhos de post mais usados na rede social:
- Imagem de perfil: 800 px por 800 px;
- Capa do canal: 1546 px por 423 px.
Mas você também precisa ter cuidado com como esses arquivos serão exibidos em diferentes tipos de tele. Abaixo te mostramos como ficam os tamanhos em alguns dispositivos:
- TV: 2560 px por 1440 px;
- Computadores: 2560 px por 423 px;
- Tablet: 1855 px por 423 px;
- Smartphones: 1546 px por 423 px.
Quando pensamos em Twitter, a primeira coisa que vem em nossa mente são os posts curtos em formato de texto, mas a rede social também permite que os usuários usem imagens, GIFs e vídeos.
Os melhores formatos para os seus posts na rede social são:
- Imagem do perfil: 800 px por 800 px;
- Imagem de capa: 1500 px por 500 px, na proporção 3:1;
- Imagem do feed: 1200 px por 1200 px, 1600 px por 900 px ou 800 px por 418 px.
Vale ressaltar que os formatos de imagens aceitas são PNG, GIF e JPEG. E os vídeos podem ser em MP4 ou MOV.
O LinkedIn é voltado para a carreira. Por lá, os profissionais em busca de trabalho e as empresas que precisam de novos colaboradores têm várias oportunidades de conexão e de estabelecer um vínculo profissional.
Se você trabalha com criação de conteúdo para alguma dessas vertentes no LinkedIn, anote os tamanhos mais recomendados de imagem para ter bons resultados:
- Imagem de perfil: 300 px por 300 px;
- Imagem de capa: 1536 px por 768 px;
- Imagem no feed: 1200 px por 1200 px;
- Link e imagem: 1200 px por 627 px.
Telegram
O Telegram, assim como o WhatsApp, é um aplicativo para troca de mensagens. Embora ainda não seja tão grande quanto o concorrente verdinho, ele é o preferido de muita gente pelas ferramentas e recursos exclusivos.
Por lá, os tamanhos ideias de imagens são os seguintes:
- Imagem de perfil: 140 px por 140 px;
- Vídeo de perfil: 140 px por 140 px, entre cinco e 15 segundos;
- Vídeo nas conversas: até 2 GB de tamanho, no formato MP3.
Google Meu Negócio
Por fim, temos o Google Meu Negócio. Através dessa ferramenta, as empresas aumentam suas chances de serem encontradas por potenciais clientes, através do próprio Google ou do Google Maps. Está pensando em agregá-la a sua estratégia de conteúdo? Então se atente para os tamanhos das imagens:
- Imagem de perfil: 800p x por 800 px;
- Publicação: 1920 px por 1080 px.
As imagens carregadas na plataforma devem ser em formatos JPG ou PNG, e terem um tamanho entre 10 KB e 5 MB.
FAQ tamanhos das imagens para Instagram
Qual o tamanho para vídeos no Instagram?
Os vídeos no feed seguem as proporções de um post tradicional:
- Quadrados: 1.080 px por 1.080 px;
- Paisagem: 1.080 px por 566 px;
- Retrato: 1.080 px por 1.350 px.
Já os vídeos para Stories, Reels e IGTV, seguem o formato de 1080 px por 1920 px.
Qual é o tamanho do post no Instagram?
Um post feed quadrado deve ter 1.080 px por 1.080 px. Em modo retrato, as medidas mudam para 1.080 px por 1.350 px (4:5), e em modo paisagem, as medidas são de 1.080 px por 566 px (16:9).
Qual o maior tamanho de post do Instagram?
O post em modo retrato (vertical), com o 1.080 px por 1.350 px é o maior formato e tem a capacidade de ocupar toda a tela do usuário. Por isso é recomendado que seja usado com mais frequência, uma vez que melhora a imersão – e consequentemente – o engajamento dos usuários com as publicações.
Agora que você sabe tudo os tamanhos das imagens para Instagram e outras redes sociais, use essas informações para aprimorar cada vez mais os seus posts.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Instagram: aprenda a tirar o “visto por último” [passo a passo]