Uma das redes sociais queridinhas do momento, o TikTok caiu nas graças do público por conta de seus vídeos instantâneos com esquetes de humor, dancinhas e dicas rápidas. Seu alto potencial para engajamento também é um dos pontos-chaves.
Para além de criar conexão com as pessoas, as mídias digitais, de uma maneira geral, se tornaram espaços para fazer renda extra e alavancar uma boa grana, se tornando trabalho para muita gente. Que tal aprender como monetizar o TikTok de forma simples e descomplicada?
Como lucrar no TikTok?
As principais formas de monetizar a plataforma são essas:
- TikTok Bônus;
- Link de afiliados;
- Presentes virtuais em lives;
- Presentes virtuais em vídeos;
- Programa Criativo TikTok Beta;
- Produtos próprios;
- Conteúdo patrocinado;
- Marketplace Creator.
Conheça cada uma delas nos detalhes e aprenda como faturar alto usando esse aplicativo fantástico:
TikTok Bônus
Trata-se de uma campanha de recompensas oferecidas pela própria plataforma para engajar pessoas a continuarem usando o app e incentivar novos usuários a se cadastrarem. O objetivo aqui é realizar tarefas que são recompensadas com pontos.
Cada uma das tarefas vale uma quantidade específica de pontos que podem ser trocados por dinheiro. A cada R$1, você acumula 10 mil rubis. Confira a seguir o que é necessário para ganhar dinheiro no TikTok dessa forma:
- Ter mais de 18 anos;
- Resgatar o saldo de pontos até 30 dias após o último login;
- Cumprir as tarefas.
Quais são as principais missões que geram recompensas na plataforma?
Presentes virtuais em lives
As transmissões ao vivo, ou lives, fazem um sucesso impactante e são uma maneira de aprender a como monetizar o TikTok. Na modalidade, os espectadores conseguem enviar presentes para o usuário que estiver transmitindo, para mostrar o quanto estão apreciando aquele conteúdo.
Lembrando que cada presente equivale a uma quantidade de moedas dentro da plataforma. Sendo assim, o influenciador pode acumular quantas quiser e depois trocá-las por dinheiro em espécie. Contudo, somente usuários acima de 16 anos e que somam mais de mil seguidores podem fazer lives.
Presentes virtuais em vídeos
Assim como acontece nas lives, é possível também enviar presentes nos vídeos. No entanto, a diferença aqui é que ao invés de enviar presentes, os usuários devem enviar moedas para os criadores de conteúdo.
Essa funcionalidade exige a quantidade mínima de 100 mil seguidores. Como se não bastasse, o perfil precisa ter sido criado há mais de 30 dias e o último vídeo publicado nos últimos 30 dias também.
Missões diárias
Dá para ganhar dinheiro apenas assistindo aos vídeos no TikTok e nós iremos provar. A modalidade faz parte das missões diárias que a plataforma promove. Nela, os usuários precisam cumprir alguns desafios para ganhar as moedas.
Dentre as tarefas, que também podem valer rubis, estão: assistir anúncios, publicar vídeos com sons recomendados pelo app ou usar cupons obtidos no aplicativo. Porém, as missões não ficam disponíveis o tempo inteiro. Sendo assim, é preciso checar a aba de “TikTok Bônus” com frequência para não perder oportunidades novas para lucrar.
Códigos de convite
Uma das maneiras mais fáceis de lucrar no TikTok, os códigos de convite para novos usuários permitem que um usuário gere um código próprio exclusivo e o transforme em um link personalizado que pode ser compartilhado via WhatsApp e demais redes sociais com seus contatos.
Caso essa pessoa se cadastre usando seu link e código, você e ela receberão os pontos. Além disso, se o novo usuário utilizar o TikTok e assistir meia hora de vídeo diariamente por pelo menos 30 dias, a recompensa poderá chegar a mais de R$190. As informações são baseadas em dados referentes a dezembro de 2023.
O link gerado é válido apenas por 10 dias. A plataforma vira e mexe cria algumas promoções-relâmpago valendo até mais por cada indicação. É importante que os usuários fiquem de olho!
Marketing de afiliados
Outra alternativa para quem deseja saber como ganhar dinheiro com TikTok é o marketing de afiliados. Algo pouco divulgado, mas que gera excelentes resultados. Nessa opção, o usuário divulga produtos e serviços de outras empresas e ganha comissões pelas vendas efetuadas.
A estratégia comercial tem se tornado mais comum recentemente. No TikTok, as pessoas divulgam seus negócios por meio de links dentro dos posts e também na bio do aplicativo, levando os seguidores diretamente para o e-commerce das marcas divulgadas.
Dessa forma, a cada venda realizada a partir de um link do perfil, o usuário ganha uma porcentagem que é definida pela empresa parceira no ato da assinatura do contrato. No entanto, é fundamental saber que, para executar esse tipo de parceria, o requisito mínimo é ter mais de 10 mil seguidores.
Produtos próprios
Agora se você empreende e já tem o próprio negócio, como uma loja virtual por exemplo, o TikTok pode te auxiliar a aumentar o alcance da marca e consequentemente de suas vendas a partir da divulgação na plataforma.
Nichos de decoração, roupas e maquiagens são alguns dos que mais bombam na plataforma. Encare isso como uma oportunidade de aumentar o teu nível de faturamento divulgando para um público-alvo que se encaixe em algum desses empreendimentos.
Conteúdo patrocinado
Pessoas que se destacam de alguma maneira no TikTok possuem grandes chances de serem patrocinadas por marcas. Ter bastante engajamento nos conteúdos e um número bacana de seguidores é a porta de entrada para esses trabalhos para lá de promissores, as famosas “publis” e “recebidos”.
Essas publicidades são vistas em vídeos únicos com a tag de “promoção paga”, indicando que de fato se trata de um conteúdo patrocinado. O próprio TikTok se encarrega de selecionar criadores de conteúdo os quais gostariam de patrocinar para participarem dos challenges de campanhas oficiais do aplicativo.
Todas as orientações, possibilidades de recompensa e critérios vão constar na lista de desafios ou #challenges. Aí é só enviar o conteúdo, cruzar os dedos para que a equipe da plataforma aprove e acompanhar o status de participação, métricas de desempenho e ganhos mensais.
É preciso ser um grande influenciador para isso?
No caso dos conteúdos patrocinados, não. E é aí que entra um termo pouco conhecido entre a grande maioria: UGC Creator. Do inglês user generated content, ou conteúdo gerado pelo usuário, na prática a quantidade de seguidores aqui é algo irrelevante.
Isso porque o forte mesmo da plataforma é a guia “para você”. Para obter parcerias sólidas, basta ter um cronograma de publicações, conseguindo o mínimo de engajamento nas postagens, tornando seu conteúdo mais evidente para outras pessoas.
Programa Criativo TikTok Beta
Este programa de monetização é criado pela própria plataforma e tem como objetivo remunerar os criadores de conteúdo pelas visualizações nos vídeos. O TikTok paga US$0,15 a cada mil visualizações em média.
O pagamento leva em conta critérios como número de exibição dos vídeos, engajamento, região em que o vídeo é assistido, autenticidade e adesão aos termos de uso bem como às diretrizes do app mais queridinho do mundo atualmente.
O que é preciso para ganhar dinheiro com o Programa Criativo TikTok Beta?
- Ter mais de 10 mil seguidores;
- Ter acima de 18 anos;
- Ter publicado, no mínimo, 3 vídeos no último mês;
- Ter, pelo menos, 100 mil visualizações neste período de 30 dias;
- Publicar vídeos com mais de um minuto.
Creator Marketplace
Que tal uma ferramenta para conectar marcas a criadores de conteúdo? É a proposta do Creator Marketplace, que une empresas que desejam vender mais pela internet à equipe do TikTok a fim de encontrar perfis de influenciadores que estejam alinhados com a marca.
Mediante isso, os responsáveis pelo setor da plataforma acionam os produtores de conteúdo que tenham mais sintonia com a marca para participarem das campanhas remuneradas e com permuta, envolvendo essas empresas.
Enquanto no conteúdo patrocinado, é a empresa que procura diretamente o influencer ou vice-versa, no Creator Marketplace o próprio TikTok conecta os influenciadores digitais com essas marcas, tornando viável a parceria entre eles.
Dá mesmo para ganhar dinheiro no TikTok?
Tanto usuários comuns quanto influenciadores podem aprender como ganhar um dinheiro no TikTok e lucrar bastante na plataforma criando conteúdos pertinentes. O intuito de todo esse incentivo financeiro é fazer com que o público se mantenha ativo no aplicativo.
No entanto, é importante saber que as regras de monetização podem variar conforme o país. Alguns ainda não liberaram essa função disponibilizada pelo TikTok. Confira a seguir as dúvidas mais frequentes sobre ganhar dinheiro no app.
Como trocar TikBônus por dinheiro?
Para conseguir essa façanha, você deve residir no Brasil, ter sua própria conta na plataforma e ter mais de 18 anos. O pagamento é enviado para uma conta PayPal ou por meio de pix. O usuário precisa ainda seguir as diretrizes da comunidade e os termos de serviço os quais a empresa estabelece. Do contrário, ele perde seu direito de trocar as moedas por dinheiro.
Todavia, se o usuário não quiser contar apenas com os TikBônus, ainda é possível encontrar outras maneiras de ganhar dinheiro com TikTok. Uma ideia bem interessante é anunciar seus produtos na plataforma e direcionar o público para a loja virtual, seja a sua ou de um parceiro.
Quantos seguidores preciso ter para ganhar dinheiro no TikTok?
Tudo vai depender da maneira que você deseja tentar monetizar sua conta na rede social. Portanto, o número de seguidores pode variar. Uma das melhores formas de lucrar sem ter necessariamente um bom número de seguidores são as missões diárias. Agora, se quiser ter sucesso com as lives, será preciso ter no mínimo 10 mil seguidores.
Já quando o assunto é incentivo, a marca patrocinadora é que exigirá um mínimo de seguidores. As maiores normalmente pedem um número alto. Se tratando do marketing de afiliados, apesar de não ser um requisito obrigatório, quanto mais seguidores, maior o possível lucro.
Como integrar o TikTok Ads Manager à minha loja virtual e ganhar dinheiro?
O TikTok Ads Manager é uma das ferramentas de anúncio que mais crescem no momento atual. Iremos te ensinar como configurar seu TTAM à sua loja virtual, seja ela qual for, de maneira simples e descomplicada. Veja:
- Primeiramente, crie uma conta no TikTok Ads Manager;
- Acesse o TikTok Ads Manager e faça uma conta empresarial;
- Em seguida, dê início à configuração do perfil de anunciante:
- Complete as informações do perfil, fornecendo dados importantes sobre o seu negócio;
- Analise seu público-alvo e defina características demográficas para que os anúncios sejam bem direcionados;
- Utilize o recurso de criação de anúncios no TikTok para desenvolver conteúdos envolventes;
- Escolha os objetivos específicos da campanha, como conversões, reconhecimento da marca ou tráfego para o site;
- Estabeleça um orçamento vitalício ou diário para sua campanha e programe o período de exibição dos anúncios;
- Experimente diferentes formatos de anúncio oferecidos pela plataforma, como Branded Effects, In-Feed Ads ou Hashtag Challenges.
- Para monitorar o desempenho dos seus anúncios, use as ferramentas analíticas do TikTok Ads Manager.
- Se tiver uma loja virtual, tenha a plena certeza que os links nos anúncios irão direcionar os usuários para páginas relevantes dentro do site;
- Estabeleça parcerias com criadores de conteúdo para aumentar autenticidade e visibilidade da marca;
- Realize testes A e B lembrando sempre de ajustar suas estratégias tomando como base os resultados obtidos, a fim de otimizar continuamente as campanhas.
Pronto! Seguindo essas etapas você conseguirá integrar o TikTok Ads Manager com sua loja virtual de forma simples e descomplicada, aumentando as possibilidades de gerar uma satisfatória receita.
Viu como é fácil ganhar dinheiro com TikTok?
A plataforma é uma mão na roda para quem quer monetizar a rede social por meio da criação de conteúdos ou demais estratégias citadas no texto em questão. Aproveite as dicas e coloque-as em prática para colher os melhores resultados possíveis!
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Saiba quanto o TikTok paga por visualização e veja como monetizar no App