O TikTok é uma rede social que permite aos usuários compartilhar vídeos com efeitos, filtros, músicas e desafios. Essa plataforma tem se tornado cada vez mais popular, especialmente entre as gerações Z e Alpha, que buscam conteúdos rápidos, criativos e divertidos. Porém ela tem inúmeros benefícios principalmente para quem é influenciador digital e deseja monetizar a conta.
O TikTok tem um algoritmo que favorece a descoberta de novos conteúdos, baseado nos interesses e preferências dos usuários. Assim, os vídeos dos influenciadores podem alcançar um público maior e mais diversificado, gerando mais engajamento, compartilhamento e reconhecimento.
Também são outras vantagens para influenciadores:
Criar uma conexão mais forte com a audiência: O TikTok estimula a interação entre os usuários, por meio de comentários, duetos, reações e desafios. Para quem é influenciador, é possível aproveitar essas ferramentas para se comunicar com seus seguidores, mostrar sua personalidade, humor e autenticidade, e criar uma relação de confiança e proximidade.
Explorar novas formas de expressão e criatividade: O aplicativo permite aos influenciadores experimentarem diferentes formatos, estilos e temas de conteúdo, sem se limitar a um nicho específico. Os influenciadores podem mostrar seus talentos, habilidades, opiniões e paixões, de maneira original e inovadora, e se destacar da concorrência.
Gerar novas oportunidades de parcerias e monetização: Com tantas vantagens, não por nada que o TikTok tem atraído a atenção de diversas marcas, que veem na plataforma um potencial para divulgar seus produtos e serviços, e se conectar com o público jovem. Os influenciadores podem se beneficiar dessa tendência, e criar campanhas de marketing de influência no TikTok, que sejam relevantes, atrativas e efetivas, e gerar renda com seu trabalho.
Esses são alguns dos inúmeros benefícios do TikTok para os influenciadores digitais, que podem usar a plataforma para ampliar sua presença online, fortalecer sua imagem e reputação, e aumentar sua influência e valor no mercado.
Neste artigo, você verá como é fácil começar a monetizar seu conteúdo na plataforma.
Como monetizar conteúdo no TikTok?
O TikTok se tornou uma plataforma muito popular e acessível para produtores de conteúdo. Com seu crescimento em massa, muitos criadores têm buscado ganhar dinheiro por meio da plataforma.
Felizmente, existem várias formas de lucrar no TikTok e aproveitar ao máximo essa rede social.
Uma maneira é por meio da distribuição de convites para novos usuários. O TikTok recompensa criadores que convidam amigos para se cadastrar. Outra forma é fazendo o check-in diário de tarefas na plataforma. O TikTok premia criadores que interagem regularmente.
Também é possível lucrar criando conteúdos patrocinados por marcas. As empresas pagam para que criadores divulguem seus produtos no TikTok. Uma outra maneira é pela colaboração entre criadores, produzindo vídeos em parceria para alavancar audiência.
Além disso, é possível ganhar presentes virtuais durante transmissões ao vivo no TikTok. Os espectadores enviam esses presentes, que podem ser trocados por dinheiro.
Em alguns países, o TikTok também já paga criadores por visualizações de vídeo, por meio do Fundo de Criadores. Recentemente, a plataforma expandiu esse modelo com o Programa Criativo TikTok.
Programa Criativo TikTok Beta
O Programa Criativo TikTok Beta é uma iniciativa do TikTok para incentivar e recompensar os criadores de conteúdo que produzem vídeos com mais de um minuto de duração, com qualidade e originalidade.
O programa é voltado para criadores que atendem aos seguintes requisitos:
- Ter pelo menos 10 mil seguidores;
- Ter pelo menos 100 mil visualizações nos últimos 30 dias;
- Ter mais de 18 anos de idade;
- Ter vídeos com mais de 1 minuto de duração;
- Ter uma conta de criador de conteúdo (pessoal), não comercial.
Os criadores que participam do programa podem ganhar dinheiro com seus vídeos, de acordo com o número de visualizações, o engajamento e a qualidade do conteúdo.
Os vídeos qualificados começam a coletar recompensas assim que atingem mil visualizações, e os criadores podem ver suas receitas estimadas em um painel de controle atualizado. As recompensas, segundo o site do TikTok, aparecem em até 3 dias após o vídeo ser publicado.
O objetivo do programa é estimular a criatividade e a diversidade na plataforma, e oferecer oportunidades para os criadores se destacarem e se conectarem com o público.
O programa também faz parte do ecossistema de ferramentas de monetização do TikTok, que inclui outras formas de ganhar dinheiro, como o TikTok Live, o TikTok Ads e o TikTok Creator Marketplace.
Se você quiser saber mais sobre o Programa Criativo TikTok Beta, você pode assistir aos vídeos dos criadores que já estão participando do programa, como o Pedro Mauricio, o Pedro de Carvalho e o Lucas Kalango. Você também pode acessar o site do TikTok Creator Portal e a Central de Ajuda do TikTok para tirar suas dúvidas e se inscrever no programa.
Quanto o TikTok paga por visualização?
O TikTok começou a remunerar criadores de conteúdo por meio de um fundo criado pela própria plataforma, o Fundo de Criadores do TikTok.
Nesse modelo, o TikTok paga entre US$ 0,02 e US$ 0,04 para cada 1.000 visualizações de vídeo, o equivalente a cerca de R$ 0,10 a R$ 0,20 (cotação atual, sujeita a variações. Para isso, verifique a cotação do dia para ter um valor mais aproximado).
Esses valores podem variar de acordo com três fatores principais:
- A região geográfica do criador;
- O engajamento da audiência nos vídeos;
- A demanda por anúncios na plataforma no momento.
Visando aumentar a remuneração dos criadores, o TikTok anunciou recentemente o Programa Criativo TikTok, um novo fundo mais abrangente disponível também para criadores de outras regiões.
Então, embora os ganhos iniciais fossem relativamente baixos, entre US$ 0,02 e US$ 0,04 por mil visualizações, o TikTok tem investido em novas soluções para melhor monetizar o conteúdo de seus criadores.
Como é feito o pagamento no TikTok?
Se você atender aos requisitos, siga o passo a passo abaixo para se candidatar ao Programa Criativo TikTok Beta:
- Acesse o seu perfil e clique nos três traços localizados no canto superior da tela;
- Em seguida, vá para “Ferramentas do Criador” e selecione o “Programa Criativo TikTok Beta”;
- Clique em “Avançar” e você será redirecionado para o site do TikTok, onde precisará inserir seus dados.
Além disso, será necessário confirmar sua identidade adicionando uma foto ao seu cadastro no Programa Criativo TikTok Beta. Após concluir essa etapa, basta aguardar!
Caso sua candidatura seja aprovada para o programa que remunera por visualizações no TikTok, a plataforma enviará um e-mail de confirmação com mais instruções.
Nesse e-mail, você receberá orientações para adicionar seus dados fiscais, como CPF, e escolher um método de pagamento. Até o momento, apenas o PayPal está disponível como opção de pagamento.
Agora que você sabe quanto o TikTok paga por visualização e de todos os modelos de monetização disponíveis para criadores na plataforma, está mais que preparado para impulsionar o seu negócio digital!
Como fazer bons vídeos para o TikTok?
Tenha em mente sempre criar conteúdos realmente úteis, além de genuínos e autênticos. Eles devem estar alinhados com a missão de trazer alegria e proporcionar criatividade aos seus seguidores. A originalidade é bastante valorizada e ela contribui para uma melhor experiência na plataforma.
Você pode se destacar mostrando suas habilidades, conhecimentos e até suas próprias perspectivas sobre determinado assunto ou relativas à sua área de atuação profissional. Entenda que para ter sucesso nessa plataforma, a criatividade é o elemento-chave para atrair e manter a atenção do seu público.
Também é importante – super importante – que você leia e siga todas as diretrizes da plataforma. Práticas como o envolvimento em atividades fraudulentas, como aumentar de maneira ilegal ou artificial a contagem de seguidores pode resultar em sua conta banida.
Criadores de conteúdo têm acesso direto ao painel de controle que oferece várias dicas valiosíssimas. Use a ferramenta ao seu favor, para monitorar a qualidade do seu conteúdo, visualizar a receita estimada e até para analisar suas métricas de desempenho de vídeo.
Todas essas informações trarão uma melhor compreensão do impacto que você tem provocado nessa rede social.
Uma vez você seguindo as diretrizes da comunidade, é provável que seu conteúdo esteja bem posicionado e você consiga criar um conteúdo de qualidade no TikTok, construindo uma presença significativa e impactante.
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