O Instagram permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos em sua plataforma, e teve um aumento meteórico desde que foi lançado, em 2010.
As redes sociais se tornaram um fenômeno nos últimos anos, transformando completamente a maneira como as pessoas se relacionam socialmente. Criar um perfil, participar ativamente de grupos, compartilhar fotos e vídeos e até mesmo memes acabaram se tornando “o novo normal”, e muitos apostam justamente nessas plataformas digitais para dar aquele pontapé inicial em um novo negócio, para encontrar um grande amor e até mesmo se conectar com pessoas de outras partes do mundo.
Dentre as principais redes sociais dos últimos anos, o Instagram ganhou um lugar cativo no coração de internautas do mundo inteiro, sendo utilizada principalmente na Índia (180 milhões de usuários), Estados Unidos (170 milhões), Brasil (110 milhões), Indonésia (93 milhões) e Rússia (61 milhões) – este último acabou banindo o uso da rede, junto com o Facebook, em março deste ano, depois de declarar guerra à Ucrânia.
Criação do Instagram
A plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos foi criada em 2010, por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Em poucos meses, o aplicativo acabou se transformando em um dos mais promissores da época, e em apenas 24 meses o Facebook pagou R$ 5 bilhões em dinheiro e em ações para comprá-lo.
Em 2012, o Instagram já tinha cerca de 100 milhões de usuários ativos, mas nos primeiros meses tinha alcance apenas entre os internautas que tivessem um dispositivo da Apple. Foi neste ano que a empresa optou por lançar suporte para Android, e em 2013 para o Windows Phone. A título de curiosidade, assim que anunciaram que o aplicativo estava disponível no Google Play, foi registrado mais de 1 milhão de downloads em menos de 24 horas.
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A ideia principal de Kevin e Mike era que a rede social se aproximasse das saudosas câmeras analógicas, como Kodak Instamatic e Polaroid, e as imagens inicialmente tinham a limitação de 16:9, uma proporção que incomodava grande parte dos internautas. Mas a empresa soube se reinventar, e vamos ver mais para frente como ela bate de frente com nomes como Snapchat e TikTok.
O que é o Instagram?
Pode parecer uma pergunta leiga, principalmente quando consideramos que estamos na era digital, mas a verdade é que poucas pessoas conseguem efetivamente descrever o que realmente é o Instagram. Mas não tem mistério, ele é uma rede social que conta, principalmente, com recursos visuais, onde os internautas podem compartilhar fotos, vídeos de curta duração, usar efeitos nas imagens e ainda interagir com as publicações de outras pessoas, sejam elas famosas ou anônimas.
Através de comentários e curtidas, é possível reagir ao conteúdo de pessoas do mundo inteiro, e ainda existe a possibilidade de acompanhar as postagens daquelas pessoas que gosta, apenas seguindo os perfis do seu interesse. O número se seguidores e de engajamento que as publicações têm podem acabar contribuindo para que essas contas se tornem ainda mais visíveis na comunidade, ou seja, caso seu intuito seja comercial, as redes sociais podem ser um excelente caminho.
O Instagram não necessariamente envolve apenas contas pessoais, nos últimos anos, empresas e influenciadores passaram a trabalhar mais em suas marcas, criando estratégias de vendas na plataforma. Alguns recursos, que abordaremos mais para frente, como as hashtags, por exemplo, acabam sendo úteis na hora de segmentar o público, caso possua uma página para sua marca ou empresa.
Recursos do Instagram
São muitos os recursos disponíveis no aplicativo que contribuem para que a experiência dos usuários se torne ainda mais interessante. Ao longo dos 12 anos de existência do Instagram, muita coisa mudou e foi implementada, primeiro para melhorar ainda mais a plataforma, e segundo porque outros aplicativos foram criados, ameaçando a soberania visual da marca, que precisou se ajustar.
Aqui estão os principais recursos disponíveis:
Edição de imagem
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Como o principal objetivo da plataforma sempre foi compartilhar imagens, os recursos e edição de fotos seguem existindo. Os tradicionais filtros que modificam completamente a imagem, criando uma composição macro ainda mais interessante ao perfil, são muito utilizados pelos internautas, mas as opções aumentaram, e agora também é possível cortar a imagem, endireitar, inserir efeitos de luz, modificar contraste, entre outros.
Curtir, comentar, compartilhar e salvar
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A curtida é considerada um dos principais recursos do Instagram, sendo representado por um coração vermelho. Os usuários têm a opção de clicar duas vezes em cima de uma foto para curtir a imagem, ou clicar no ícone de coração que fica logo abaixo ou do lado direito das publicações.
Além da curtida, o ícone de balão representa os comentários que os internautas podem fazer nas postagens, sendo considerada uma ótima forma de engajamento e interação entre os usuários. O triângulo ou avião de papel é o ícone que representa compartilhamento por mensagem direta, recurso que possibilita enviar uma publicação a outro perfil.
Um dos últimos recursos lançados pelo Instagram foi o salvamento de postagens, o ícone que lembra uma bandeira, que fica sempre no canto direito da imagem. Com as últimas atualizações, os internautas têm a opção de salvar determinados conteúdos para que possam ver depois. Essa ferramenta ainda proporciona visibilidade para as páginas e perfis que tiveram suas postagens salvas por terceiros.
Para aqueles que ainda têm dúvidas de como acessar essa parte de conteúdos salvos, basta apenas clicar no ícone do seu perfil, uma das opções que aparecem é justamente a aba de “salvos”, ao lado do ícone de bandeira. Clicando nessa parte, você vai ter acesso a tudo aquilo que costuma salvar para dar uma olhada em outra ocasião, ou tudo aquilo que salvou para ajudar a impulsionar o perfil ou a marca de alguém.
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Reels
O nome pode soar estranho para aqueles que não têm tanta intimidade com a plataforma, mas consiste basicamente em vídeos curtos, com a adição de áudios (normalmente virais), criados para bombar ou tornar ainda mais visível o perfil. Essa ferramenta foi criada para competir diretamente com o TikTok.
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Todos os usuários que possuam o aplicativo do Instagram atualizado podem utilizar esse recurso, e não é preciso ser um mestre da edição de vídeos para isso. Utilizando as próprias ferramentas disponibilizadas pela plataforma, é possível produzir bons conteúdos, utilizando áudios em alta e participando das trends do momento. Os Reels inicialmente foram criados com apenas 15 segundos, foram ampliados para 30 segundos, depois 60 segundos, e este ano a empresa anunciou que os usuários podem fazer vídeos de até 90 segundos.
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Entrando em combate direto com o TikTok, a ferramenta tem atraído ainda mais usuários para a plataforma, tornando ainda mais populares alguns perfis que se destacam nessa área. Muitas empresas e marcas apostam em uma produção de conteúdo voltada para os últimos destaques da internet para fisgar clientes, utilizando os Reels como um trampolim para essa visibilidade. Algumas produções são simples, invocando apenas temáticas comuns a muitas pessoas, como a recente descoberta da geração de 1990 que está fazendo 30 anos.
Vídeo no Instagram (IGTV)
O IGTV era um aplicativo acessório ao Instagram, ou seja, tinha sido concebido para ser um recurso “de fora” da plataforma original, destinado a vídeos de longa duração. Porém, depois de poucos meses, a empresa anunciou que iria descontinuar o IGTV, concentrando todos os recursos dentro de uma só plataforma.
Atualmente, o Instagram possui a opção de criar uma publicação em vídeo, e muitos especialistas em marketing digital apostam nessa estratégia para aquecer o mercado de produção de material mais longo, ao contrário dos 15 segundos dos Storys e 90 segundos dos Reels. Clicando na aba com um sinal de mais, é possível criar o conteúdo desejado, incluindo publicações com vídeos.
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Storys
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Chamado de storys, stories ou histórias, este recurso surgiu como uma maneira de competir com o Snapchat. A ideia consiste em, basicamente, compartilhar pequenos vídeos ou fotos em 15 segundos de momentos do dia, permitindo que os seguidores enviem (ou não) mensagens diretas pessoais, ou que até mesmo curtam aquele compartilhamento.
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Este novo recurso permite que possa existir uma interação direta entre aquilo que compartilha nos stories e o que seus amigos, familiares e seguidores têm a dizer sobre o assunto. Para acompanhar os stories de seus amigos, basta apenas seguir o usuário que deseja, e na página inicial, no topo, vários ícones com fotos de perfil das pessoas que acompanha vão aparecer. Estes são os stories, que permanecem ativos (caso não sejam excluídos pelos próprios usuários) por 24 horas.
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Os ícones podem ter as bordas com as cores do Instagram (um gradiente de rosa e laranja), ou podem aparecer verdes. A diferença entre os dois é que na primeira opção, os usuários compartilharam aquele stories de maneira pública, ou seja, para todas as pessoas que os seguem; já na segunda opção, o usuário compartilhou o registro para uma lista intitulada “Melhores Amigos”, que ele mesmo escolhe. Caso apareça o ícone com uma borda verde, significa que aquele internauta colocou você na sua lista de “Melhores Amigos”, e que provavelmente vai compartilhar conteúdos mais engraçados e até mesmo constrangedores, que não teria coragem de compartilhar publicamente.
Dentre as principais funcionalidades dos stories (mas que também se aplicam a postagens no feed) estão o Boomerang, um vídeo que dura apenas alguns segundos, como se fosse um GIF, e que passa infinitamente. Antes de 2016, os internautas precisavam ter um aplicativo separado para fazer os vídeos, porém pouco tempo depois a própria plataforma colocou o recurso no Instagram diretamente.
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Ao vivo
Também chamado de Live, este recurso acabou conquistando o público nos últimos anos, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, quando grande parte dos artistas estavam fazendo shows e outras apresentações através das redes sociais. Existem alguns recursos que podem ser explorados durante um ao vivo, e é um interessante instrumento para palestras, debates, reuniões públicas, entre outras funcionalidades.
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Para iniciar um ao vivo, basta deslizar sua tela inicial para a esquerda, ou clicar no ícone com o símbolo de mais, que fica no canto superior esquerdo da tela. É o mesmo utilizado para compartilhar fotos, vídeos e Reels. Clique na opção “transmissão ao vivo”, e aguarde que a conexão se estabeleça.
Assim que sua live começar, você terá 59 minutos para encerrá-la, e ela vai aparecer como um destaque na página inicial de todos aqueles que te seguem, como se fosse um stories, mas ao vivo e em primeiro lugar da lista. É possível saber quantas pessoas estão assistindo e quem acessou em algum momento. Também existe a possibilidade de enviar perguntas nas transmissões, e existe até uma área destinada a isso, assim o usuário não as perde no chat.
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Depois que todo o conteúdo for exposto, basta clicar no botão que fica do lado superior direito, escrito “encerrar” e ela será finalizada. Caso o tempo seja ultrapassado, a própria plataforma vai encerrar a transmissão, mas na tela seguinte é possível ver quantas pessoas acessaram à live, e também existe a possibilidade de fazer o download para o celular do vídeo. O internauta ainda pode compartilhar o conteúdo com o público nos seus stories por 24 horas, mas apenas se for da sua vontade.
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Pesquisar e explorar
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No ícone com o formato de lupa é possível encontrar conteúdos que estejam alinhados com o que você curte, que se aproximam das páginas que interage mais. Basta clicar na opção para se aproximar de perfis, vídeos, fotos e outras produções que façam parte da base de dados que compartilha com a rede social. Além disso, também é possível encontrar aquilo que deseja a partir de palavras-chave ou de hashtags, como o nome de alguém que quer encontrar, uma tag que está sendo compartilhada no momento ou qualquer outro assunto do seu interesse.
Compras
Outro recurso que facilitou muito a vida das empresas e marcas no Instagram foi a parte de compras, permitindo que o usuário continue na plataforma mesmo quando deseja comprar algum item. Os usuários passam a ter uma facilidade maior na hora de finalizar as compras, podendo sincronizar os dados do cartão a qualquer momento, analisando preços a partir das etiquetas disponíveis, entre outras questões.
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Também é possível que o internauta salve as peças ou itens para analisar depois se deseja finalizar a compra ou não, como se fosse uma espécie de carrinho de compras. Clicando no ícone que parece uma sacola na tela inicial, é possível encontrar lojas e marcas que se aproximem daquilo que consome, ou até mesmo usando a barra de pesquisa, indo atrás daquelas peças que tanto deseja.
Instagram para empresas e influenciadores
As redes sociais acabaram criando novas formas de interação, lançando no mercado a profissão “influenciador”, uma pessoa que recebe dinheiro para oferecer sua visão de determinados produtos, roupas, alimentos e experiências a partir do nicho que explore. Com isso, curtidas, seguidores e compartilhamentos passaram a ter valor de ouro, e algumas pessoas chegam a ganhar milhões em propagandas no Instagram, como é o caso das irmãs Kardashian, por exemplo.
Dados recentes revelam que cerca de 70% dos compradores que estão na plataforma finalizam suas compras no próprio aplicativo, o que pode ser um excelente mercado para pequenas, médias e grandes empresas. Uma das primeiras dicas que o próprio Instagram oferece é a de que é preciso separar a conta pessoal da conta profissional, organizando assim um espaço onde os potenciais clientes se sintam atraídos por aquilo que é exposto.
Também chamado de Instagram for Business, os perfis comerciais podem fazer anúncios e têm acesso a dados como impressões, alcance e engajamento da página e das publicações. Dentro das métricas apresentadas pela plataforma, as empresas podem analisar de onde é seu público-alvo, a quantidade de seguidores, a faixa-etária, gênero e até mesmo o horário que as pessoas mais acessam a página.
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As impressões são o total de visualizações nas publicações; o alcance mostra o número de usuários que visualizaram essas publicações; já as visualizações de perfil monitoram a quantidade de pessoas que tem aberto o perfil da empresa. Quando o cliente entra na página comercial e clica no site disponível na Bio (caso tenha), esses cliques também são contabilizados.
Ou seja, a experiência é feita para que as marcas possam analisar tudo em tempo real, sabendo até mesmo quais publicações são as mais curtidas pelo público-alvo. Com essas informações, o usuário pode criar, por exemplo, anúncios baseados justamente no grupo de pessoas que deseja atingir, aquele que se interessa mais pela sua marca, com uma publicação que se encaixe naquilo que os potenciais compradores esperam. No fim dessa publicação ensinamos como criar contas pessoais e comerciais, continue no artigo.
Curiosidades
Ao longo desses 12 anos de existência, muitas mudanças aconteceram na plataforma, como pudemos analisar, além de somar algumas curiosidades dignas de serem passadas para frente. Logo no início desse artigo, é possível descobrir que um dos cofundadores da marca é brasileiro, o Mike Krieger, mas existem outras que vamos te contar.
A primeira foto do Instagram
A primeira foto publicada no Instagram foi feita meses antes do lançamento oficial da plataforma, por um dos criadores, Kevin Systrom. Na imagem podemos ver seu pé ao lado de um cachorro, com a legenda “teste”. Marcada na imagem está Nicole Systrom, esposa do cofundador da rede.
A foto mais curtida do Instagram
A foto mais curtida da história da plataforma é a de um ovo. Pode até parecer surpreendente, mas a imagem teve mais de 56 milhões de curtidas, na legenda, o usuário chama o público para estabelecer um recorde mundial. “Vamos estabelecer um recorde mundial juntos e obter a postagem mais curtida no Instagram. Batendo o atual recorde mundial de Kylie Jenner (18 milhões).” A imagem foi publicada no dia 4 de janeiro de 2019, e realmente alcançou seu propósito.
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O esboço do logo da plataforma
O próprio Kevin compartilhou em seu perfil o primeiro esboço que fez da marca, e ao longo dos anos esse ícone que lembrava uma câmera Polaroid mudou (e muito). Atualmente, a marca carrega cores que vão do rosa ao laranja, com outros botões e ícones mais minimalistas, o que tem agradado a grande parte do público.
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Lugares mais visitados pelos usuários
Com a opção de marcar os locais nas fotos e vídeos, tanto no feed quanto nos stories, alguns lugares são mais visitados que outros. Existe até mesmo um ranking dos destinos mais marcados pelos internautas na plataforma. Em primeiro lugar, está a Disneyland, nos Estados Unidos, em segundo está a Times Square, em Nova Iorque, em terceiro, o Central Park, também nos Estados Unidos, em quarto está a Torre Eiffel, em Paris, e em quinto, o Tokyo Disney Resort, no Japão.
Estatísticas do Instagram
Desde que a plataforma foi lançada, o público tem aderido às suas funcionalidades com entusiasmo, chegando a 1,4 bilhão de usuários ativos por mês, em 2022. Os analistas acreditam que, até o ano que vem, a empresa tem ainda potencial para conquistar os 2 bilhões de usuários ativos que tanto almeja. Os dados são separados em categorias, e vamos explorar algumas delas agora:
- MAUS (usuários ativos mensais do Instagram): cerca de 1,4 bilhão acessam no mundo inteiro pelo menos uma vez ao mês;
- DAUs (usuários ativos diários do Instagram): mais de 500 milhões de internautas acessam o aplicativo todos os dias no mundo inteiro;
- Stories: em apenas oito meses depois que o Snapchat foi criado, o Instagram conseguiu passar os 150 milhões de usuários ativos, passando dos 500 milhões mencionados acima;
- Internet móvel: dados recentes apontam que 23,92% das pessoas que usam seus dados móveis na hora de acessar a rede, usam o Instagram;
- Robôs: estima-se que 9,5% dos usuários do Instagram sejam os chamados bots, contas falsas que causam prejuízo de mais de R$ 6 bilhões anualmente;
- Média diária: as pessoas gastam, em média, 29 minutos por dia na plataforma, e os números podem variar dependendo da faixa-etária analisada – aqueles com menos de 25 anos gastam 32 minutos e os que têm mais de 25 anos ficam cerca de 24 minutos.
Como criar um perfil na plataforma
Se o seu interesse é criar uma conta no Instagram, nesta seção vamos passar as principais dicas de como preparar tudo e dar início a um perfil novinho de maneira simples e rápida. Vale lembrar que existem as contas pessoas e as comerciais, vamos das uma pincelada nas duas, explicando quais as diferenças entre elas.
Conta pessoal
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Se você ainda não tem uma conta, tem a opção de entrar com a sua do Facebook, conectando os perfis, ou pode criar uma do zero, cadastrando os dados pessoais e o e-mail. Se optar por fazer a conta a partir do Facebook, poucas coisas serão perguntadas, mas se achar melhor mudar as informações, basta clicar na área marcada em vermelho na imagem acima.
Em seguida, o cadastro é feito com número de celular ou e-mail, nome completo, nome de usuário e a senha escolhida. Depois, um código será enviado para o contato que você deixou na primeira opção (ou celular, ou e-mail), que normalmente é um conjunto de seis números aleatórios. Depois que você inserir esse número, ele vai te direcionar para a parte de entrar na plataforma.
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O próximo passo é colocar a sua data de nascimento, mas vale lembrar que o Instagram tem uma política rígida com usuários menores de 13 anos. Não é possível realizar seu cadastro caso tenha menos idade, e em muitos artigos especialistas citam os riscos de jovens consumirem conteúdo nas redes sociais que não condiz com a faixa-etária que estão. Fica de alerta aos pais.
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Depois disso, o Instagram vai te sugerir um nome de usuário, caso esteja contente com a opção, basta clicar em cadastre-se, caso contrário clique em alterar nome de usuário. Assim que finalizar essa parte, a plataforma vai te direcionar a uma parte para conectar sua conta do Facebook à nova do Instagram, se for da sua vontade, basta clicar em conectar ao Facebook, caso contrário basta clicar em pular.
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Logo depois, a sugestão será para colocar uma foto de perfil, assim as pessoas podem te encontrar com mais facilidade, ou podem te reconhecer caso você as adicione. Assim que escolher a imagem adequada, basta clicar na seta azul que está no topo, do lado direito, para continuar. É interessante frisar que tudo isso pode ser modificado depois, tanto nome de usuário, quanto foto de perfil.
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Na página seguinte, o usuário tem a opção de já começar a seguir algumas pessoas, tanto anônimos quanto famosos, e até mesmo de conectar sua conta do Facebook. A página vai pedir isso diversas vezes, não estranhe, ambas as redes sociais são da Meta, por isso acabam solicitando conexão em inúmeros momentos.
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Assim que concluir ou pular a etapa dos seguidores, o Instagram vai te direcionar para o seu feed, local onde pode acompanhar o que as pessoas que acompanha estão compartilhando, seus stories e até mesmo pode realizar as suas próprias publicações. E pronto, sua conta pessoal está criada!
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Conta comercial
As contas comerciais são destinadas aos usuários que querem criar os perfis de suas marcas, tendo a chance de mostrar seus produtos e de ganhar ainda mais clientes. Com os vários recursos que mencionamos mais acima, é vantajoso para pequenos, médios e grandes empresários, fazendo com que uma identidade visual possa conquistar o público.
Cadastre-se da mesma maneira que faria se tivesse uma conta pessoal, mas no local do nome e do usuário, use o da sua empresa ou marca. Adicione uma foto de perfil, de preferência que contenha o logotipo ou elementos da empresa, e escreva uma biografia, compartilhe o link do site ou qualquer informação externa que for interessante colocar no perfil.
Em seguida, é preciso mudar da conta pessoal, para a conta profissional, mas em poucos passos essa parte também é concluída de maneira bem simples. Primeiro, no feed, é preciso clicar nos três riscos brancos que ficam no topo ao lado direito do aplicativo (marcamos com um círculo na imagem abaixo).
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Em seguida, uma aba cinza vai subir na tela, e é preciso clicar na opção configurações (marcada em um retângulo vermelho na imagem acima). Logo em seguida, você será redirecionado à página solicitada, onde vai clicar no ícone conta, com a imagem de uma pessoa dentro de um círculo. Posteriormente, vai clicar em “mudar para conta profissional”.
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Vale lembrar, que a empresa precisa ter uma página no Facebook para conseguir fazer essa alteração para perfil comercial. Depois, basta vincular as contas do Facebook e do Instagram, ou em qualquer outro site que for possível, permitindo que os compartilhamentos feitos na rede sejam feitos instantaneamente nessas outras plataformas.
Com a conta criada, basta apenas pensar nas postagens, se atentando ao público-alvo da empresa, contando aos conhecidos, amigos e em outras redes que criou um perfil comercial no Instagram, convocando todos a curtirem. Outra dica é aprender a usar as chamadas hashtags, elas atraem o público, que acaba encontrando sua loja, empresa ou publicação a partir de uma marca que tem o hábito de seguir.
Promover as postagens, indo de encontro aos seus possíveis (e potenciais) clientes também é uma ótima opção. Depois, basta analisar as métricas do seu perfil, como mencionamos acima. Essa ferramenta auxilia na manutenção da sua marca, e pode ser usada para interpretar o que seu público quer, pelo que se interessa, e quais mudanças podem ser feitas imediatamente.
Como usar o Instagram no Marketing Digital
Existem inúmeras páginas que apontam o crescimento do Instagram como uma potencial fonte de renda para empresas, marcas, produtores de conteúdo, entre outros. Dessa forma, indica-se a criação de um perfil aliado a uma estratégia de marketing eficaz, para alcançar seus objetivos principais.
Por mais que os usuários apontem a rede social como uma plataforma mais jovem, menos séria e sem os “tios do WhatsApp”, é importante reconhecer que muitos estão migrando para essa nova possibilidade. Dentre as principais dicas que possam existir na hora de fazer com que sua marca dê uma guinada, estão:
Interaja com o público
O Instagram, assim como as demais redes sociais, foram criadas para que os usuários interajam, se relacionem e mantenham uma comunicação efetiva. Por isso, ao criar o perfil de uma empresa, aproveite o espaço para conversar com os clientes. Responda perguntas, curta comentários e reconheça até mesmo as críticas como positivas.
Nos últimos anos, o que mais temos percebido é como até mesmo as críticas podem virar um potencial crescimento para a empresa. E isso não vale apenas para marcas pequenas não, quem não se lembra da página da Netflix Brasil no Twitter, por exemplo, que usa do bom humor na hora de interagir com os usuários?!
Criar publicações e stories para que os seguidores possam interagir é uma ótima pedida também, além disso indica-se curtir e comentar nas páginas dos clientes, seguindo sim alguns perfis. Isso tudo sem tirar da cabeça qual é seu público-alvo.
Anuncie sem medo
Os anúncios pagos do Instagram se mostraram muito eficazes para empresas, que conseguem ver o retorno instantaneamente. Isso tudo porque o aplicativo usa um algoritmo similar ao do Facebook, identificando usuários que tenham interesse em produtos similares ao seu, e apresentando seu anúncio a eles.
#Hashtags
As hashtags, utilizadas inicialmente pelo Twitter, funcionam como uma espécie de palavra-chave, que facilita e ajuda a classificar o tipo de público. A criação de uma hashtag própria pode ser uma grande ajuda e é uma estratégia muito utilizada, pois pode criar uma comunidade que irá associá-la a sua marca ou produto, atualmente existem até mesmo equipes inteiras destinadas a isso.
Instagram stories e marketing digital
Este recurso é muito interessante para as marcas, fazendo com que os clientes possam ficar acompanhando a empresa ao longo do dia. O nome passa a ser algo mais recorrente na vida dos usuários, além disso, fazer enquetes, promover debates, fazer compartilhamentos usando recursos como GIFs, músicas, entre outros, também aumenta o alcance.
Qualidade é fundamental
Essa regra acaba nos levando a caminhos que nem sempre gostaríamos de saber. Para manter a qualidade, não apenas do produto físico, já que nas redes sociais o produto passa a ser as postagens, a interação e a forma como o público enxerga sua marca, estudar e buscar referências pode ser um caminho mais interessante.
Não é necessário postar apenas imagens do seu produto, mas lembre-se de divulgar imagens de como é o dia a dia em sua empresa ou o que seus funcionários estão fazendo, como são feitas as entregas, participando de dancinhas que estão nas trends e até mesmo fazendo vídeos de ASMR, tudo para fazer com que sua visualização e alcance subam.
Como fazer Instagram Ads
Para aqueles que ainda não sabem, Ads é o termo em inglês para propaganda, um anúncio ou promoção que o vendedor faz para atrair o cliente. Nesta seção também vamos oferecer algumas dicas que podem potencializar sua marca, confira abaixo:
Como funcionam os anúncios
Independente de qual seja o seu segmento de atuação ou tamanho do seu negócio, conhecer mais sobre os canais que vão ser utilizados é um diferencial competitivo. Assim como conhecer o público-alvo, tendo em mente que nem todas as estratégias adotadas vão gerar os melhores resultados.
É preciso se aprofundar e conhecer o máximo sobre os anúncios da plataforma, dedicando um tempo para ler sobre política de uso, sobre proibições, regras, boas práticas e outros materiais que podem ser encontrados tanto na internet, em sites de busca, quanto nas próprias páginas destinadas aos usuários do Instagram que vendem.
Crie a campanha de anúncios
Agora que você já sabe todas as regras, é o momento de construir a sua campanha de anúncios. Para isso, é necessário entender mais sobre o seu público, o seu segmento de atuação e também quais são as melhores estratégias de comunicação para conversar com o seu público de maneira eficiente. Lembre-se de fazer sua persona.
Sem isso, pode ser a melhor oferta que, na prática, a sua mensagem não vai chegar no local adequado. Quanto mais informações sobre o seu público, maiores são as chances de construir uma mensagem mais eficiente e precisa, é preciso esmiuçar o mercado, as pessoas, os produtos e tudo mais o que estiver envolvido para ter resultados positivos.
Defina como vai funcionar o conjunto de anúncios
Em seguida, é preciso definir como vai funcionar o conjunto de anúncios. Para isso, é necessário construir um planejamento mais amplo, focando não apenas em uma conversão, mas sim na análise de todo o fluxo para atrair aquele cliente. Analise outras páginas já existentes, veja como os anúncios aparecem para você, converse com familiares e clientes.
Publique o anúncio e acompanhe os resultados
Publicou o seu anúncio? Agora basta acompanhar em tempo real suas ações, monitorando os resultados e sabendo exatamente onde e como mudar. Dessa forma, você garante que os ajustes potencializem as suas campanhas, aumentando a performance do seu anúncio e assegurando que mais usuários qualificados sejam atingidos pela sua mensagem.
Sabemos que, cada vez mais, as redes sociais são os maiores aliados de quem deseja crescer e se destacar no mercado, por isso, não deixe de seguir estas práticas e se mantenha sempre atualizado sobre as novas tendências. Vimos que o Instagram teve uma rápida expansão e ganhou os corações de usuários de todo o mundo através de sua plataforma intuitiva e de seus recursos inovadores.