publicidade

Você acredita que as verdade são todas relativas ou existe uma verdade universal?

EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA?



“Negar aquilo que é, e afirmar aquilo que não é, é falso, enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é a verdade.” (Aristóteles)

Quando nos é indagado “o que é a verdade?” na maioria das vezes iremos basear os nossos pensamentos em algumas verdades, a começar pelas verdades vivenciadas ao longo da nossa história, perpassando de acordo com a nossa cultura, nossas crenças, a sociedade na qual estamos inseridos e também o momento histórico do qual estamos fazendo parte, sendo assim, podemos começar a dialogar chegando a uma idéia de que toda VERDADE é RELATIVA.

Todo ser humano, desde a sua concepção até a sua morte vive situações diferenciadas e quase na totalidade, vivenciadas a partir de apenas um ângulo, o seu próprio ponto de vista (mesmo que esse esteja sendo influenciado por vários estímulos ao longo da existência).


EXISTEM AS VERDADES - FOTO 01

Diante disso, precisamos tomar consciência de que todo e qualquer ponto de vista foi construídos com base nessas verdades relativas, uma vez que, são as vivências e experiências individuais que constroem todo nosso Processo de Individuação (sendo para Jung o processo de tornar-se único).

Ou seja, as minhas verdades não serão as mesmas verdades do outro (mesmo que o outro seja bastante compatível a mim), afinal, as minhas verdades foram construídas a partir de condicionamentos e experimentações que são únicos, tornando-se desse modo, minha verdade relativa.


No entanto, pessoas que têm uma afinidade maior com as energias do Universo, geralmente conseguem atingir um nível maior de compreensão e discernimento, tornando-se capazes de perceber e compreender outras verdades a partir do ponto de vista do outro (ou seja, olhar e compreender o outro a partir de seu próprio prisma). A partir do momento que esta verdade é percebida na totalidade, podemos chamá-la de VERDADE UNIVERSAL.

young man walking alone

É possível perceber esse conceito em várias verdades relativas, verdades essas que se mostram de várias maneiras, no entanto, para percebê-las é necessário que esses pontos de vista levem a um estado chamado de onisciência (saber do todo). Esse estado define o que várias culturas humanas chamam de Deus, Alá, Buda, Zeus, Osíris, Brahma, Jeová, Rá, Tupã e tantos outros Arquétipos que poderia aqui nomear.

Diante dessa dicotomia você acredita que as verdades são todas RELATIVAS ou é possível haver uma VERDADE UNIVERSAL?

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.