O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo. Desde 2005 ela revoluciona a maneira como nos comunicamos com o mundo. Mas você sabe quem criou o YouTube? Já podemos te adiantar que não foi o Google.
Se quiser saber mais sobre a história dessa plataforma, algumas de suas conquistas e como estão os criadores do YouTube hoje continue a leitura, vamos e dar uma visão geral completa sobre a rede social.
Quem criou o Youtube?
Embora hoje a plataforma faça parte do Google, o YouTube não foi criado pelo gigante da internet. O seu começo foi muito mais modesto, sendo fundada em 2005 por três ex-funcionários do PayPal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim.
Os três colegas deixaram o PayPal após a companhia ser comprada pelo eBay e resolveram criar o seu próprio negócio. Juntando o seu dinheiro e as suas habilidades enquanto designers e cientistas da computação, eles fundaram o YouTube.
Vale destacar que a ideia dos três jovens foi algo totalmente inovador para a época, visto que lá em 2005 não havia nenhuma outra plataforma onde os internautas pudessem hospedar os seus vídeos de forma tão facilitada como o YouTube faz.
Em 14 de fevereiro de 2005 os colegas publicaram o domínio do YouTube, que foi liberado em 23 de abril do mesmo ano. Essa foi a data em que a vida de muitos produtos de vídeo começou a mudar.
- Curiosidades: A cidade mais próxima do espaço, apelidada de “lugar mais infernal do planeta”, tem uma expectativa de vida de apenas 35 anos
O início modesto do YouTube
Se hoje o YouTube tem uma sede incrível, com muita modernidade, inovação e diversão para os seus funcionários, foi porque um dia os seus fundadores começaram do zero, apenas com o básico.
O YouTube teve o seu início no segundo andar de uma pizzaria/restaurante chinês em San Mateo, na Califórnia, EUA. O local estava em obras e posteriormente se tornou um escritório onde Chad Hurley atuava como CEO e designer e Chen como programador. Karim não era tão ativo nas atividades da empresa porque preferiu seguir estudando.
Por oferecer um serviço único para aquela época e em uma plataforma simples e intuitiva, não demorou muito tempo para que a plataforma se destacasse e chamasse a atenção de vários investidores.
A companhia Sequoia Capital foi o primeiro investidor do YouTube. Atuando como investidor anjo, ela investiu US$ 3,5 milhões no site em novembro de 2005. Em abril de 2006, a Sequoia Capital investiu mais US$ 8 milhões em parceria com a Artis Capital Management.
![YouTube: Quem criou a plataforma?](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/1-youtube-quem-criou-a-plataforma.jpg.webp)
Os investimentos foram fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do YouTube, que começou a crescer significativamente dali para frente. Em junho de 2006, o YouTube fez a sua primeira parceria de anúncios, com a NBC, e no mês seguinte a plataforma recebeu a impressionante quantidade de 100 milhões de visualizações por dia.
O sucesso fez com que cada vez mais pessoas quisessem hospedar os seus vídeos no YouTube, e pouco tempo depois, a plataforma já tinha 65 mil novos vídeos na sua biblioteca, todos eles gerando receita, mesmo em diferentes quantidades.
O sucesso foi tanto que o YouTube chegou a ser listado como o quinto site mais popular de toda a Internet na época pela Alexa Internet, desbancando o MySpace, que era um grande sucesso naquela época.
O primeiro vídeo do YouTube
Cada pessoa tem a sua própria lembrança sobre qual foi o primeiro vídeo que assistiu no YouTube. Mas você sabe qual foi o primeiro vídeo hospedado na plataforma?
Se trata de um vídeo mostrando uma visita de Karim ao Zoológico de San Diego. Ele foi publicado em 24 de abril de 2005 e basicamente mostra Karim contando um pouco sobre a sua visita.
Atualmente o vídeo uma relíquia e soma mais de 300 milhões de visualizações além de mais de 10 milhões de comentários de usuários de todo o mundo agradecendo aos três sócios que fundaram o YouTube pela sua ideia que mudou o mundo da internet.
Assista ao clássico vídeo abaixo:
Google compra o Youtube
O Google estava de olho no crescimento do YouTube, e em 2006 fez uma proposta para os 3 criadores: US$ 1,65 bilhão pela plataforma, que tinha apenas um ano de lançamento. A proposta foi aceita e desde então o Google é o dono do YouTube, e fez a plataforma se desenvolver ainda mais e se tornar a febre que conhecemos hoje.
Os primeiros donos do YouTube também receberam propostas da Yahoo, Microsoft e a empresa dona do MySpace na época, mas todas elas foram rejeitadas.
Após a compra, grande parte da equipe original do YouTube foi mantida, mas com os anos diversas mudanças aconteceram. O atual CEO da empresa é Neal Mohan, que está no cargo desde fevereiro de 2023.
Essa nova fase do YouTube veio com um grande reconhecimento a nível mundial. Em 2006, a revista TIME definiu “You” (“Você” em tradução literal), como a pessoa do ano, devido à grande quantidade de conteúdos sendo criados e compartilhados na internet graças ao YouTube.
Outro marco super relevante na história do YouTube aconteceu durante os debates presidenciais dos Estados Unidos em 2007. A CNN questionou os candidatos na televisão usando perguntas feitas e postadas por eleitores no YouTube, mostrando a importância da plataforma e a sua influência na sociedade.
Nesse mesmo ano, o YouTube organizou a sua primeira premiação, o YouTube Awards, para reconhecer os melhores vídeos hospedados na plataforma. Os premiados são vídeos que estão na memória de muita gente, como por exemplo o curta animado fofinho Kiwi, o clipe da música “Here it goes again”, do OK GO, e a campanha Free Hugs.
![YouTube: Quem criou a plataforma?](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/2-youtube-quem-criou-a-plataforma.jpg.webp)
A consolidação do Youtube
Dali para frente o YouTube já era conhecido no mundo inteiro e a sua consolidação aconteceu naturalmente, mediante a todas as novidades que a plataforma trazia para a vida das pessoas.
Para impulsionar ainda mais todo o sucesso, os administradores do YouTube começaram a pensar em encontrar uma maneira de fazer com que os criadores de conteúdo da plataforma também faturassem. Em 2007, foi lançado o programa de parcerias, os anúncios dentro dos vídeos e o Content ID para pagamento de direitos autorais. Atualmente, como sabemos, é possível faturar muito dinheiro na rede social com criação de conteúdo.
No ano seguinte, mais novidades chegaram: a versão mobile da plataforma e os vídeos em 480p. Em 2008, os vídeos puderam ser upados em HD, e em 2009 o reconhecimento de fala foi implementado.
A confiabilidade dos internautas no YouTube cresceu de maneira muito significativa, levando muitos criadores de conteúdo, que posteriormente passaram a ser reconhecidas como “youtubers”, a deixarem os seus empregos tradicionais para se dedicar a produzir para a plataforma.
Toda essa movimentação levou o YouTube a ultrapassar 1 bilhão de vídeos visualizados por dia em outubro de 2009.
![YouTube: Quem criou a plataforma?](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/3-youtube-quem-criou-a-plataforma.jpg.webp)
No ano seguinte, foram implementados o sistema de joinhas e o aluguel de filmes completos. Em 2010, outra conquista histórica: o YouTube se torna o terceiro site mais acessado de toda a internet segundo a Alexa, perdendo apenas para o Google e Facebook.
Em 2011 recebemos os vídeos ao vivo e em 2012 várias novidades foram estabelecidas. A primeira delas foi um novo design para o YouTube, com uma melhor versão para o mobile.
Outra novidade significativa foi a mudança de algoritmo de ranqueamento e classificação dos vídeos nas “sugestões para você e na página inicial”. Se antes a prioridade era a quantidade de visualizações de um vídeo, após essa atualização o foco foi o tempo que as pessoas passavam assistindo um determinado vídeo.
Nesse ano, o YouTube teve um vídeo que alcançou um sucesso inigualável, ultrapassando a marca de 1 bilhão de views em poucos meses. Conhece advinhar qual é? Isso mesmo o clássico Gangnam style.
E as novidades se mantiveram consistentes ao longo dos anos, sendo também uma das razões pelas quais o YouTube continuou crescendo e atraindo novos usuários e criadores de conteúdo.
Em 2014, os vídeos a 60 frames por segundo foram estabelecidos. E em 2015 conhecemos os vídeos em 360º.
Atualizações recentes do YouTube
Atualmente, o YouTube é muito mais do que uma plataforma para criadores postarem os seus conteúdos. É também um canal de vendas e publicidade, e isso requer que a plataforma esteja cada vez mais atualizada, com recursos e funções que beneficiem tanto os usuários quanto os seus “clientes”.
Em outubro de 2023 o Youtube anunciou uma atualização repleta de novidades, entre elas novas funções para melhorar a reprodução de conteúdo em dispositivos móveis, um recurso que destaca os os botões “curtir e inscrever-se” através do comando de voz dos criadores, a pesquisa de músicas na plataforma e muito mais:
Nessa nova versão a mudança na velocidade de reprodução dos vídeos será otimizada. Com essa atualização, basta apenas tocar e segurar em qualquer lugar do player para aumentar a velocidade para 2x ou outra velocidade, por exemplo.
Os usuários sentirão uma vibração ao avançar ou voltar um vídeo na barra de rolagem, que será estabelecida para ajudar a encontrar o ponto de partida.
Com essa atualização, começaremos a contemplar o trabalho realizado pelo Google para introduzir o recurso volume estável, que evita diferenças repentinas no volume de um vídeo
Também teremos a possibilidade de encontrar uma música na plataforma cantando ou através do seu som.
E se você acessa o YouTube através de dispositivos móveis, poderá ativar uma nova função de bloqueio de tela para evitar toques acidentais.
Além de tudo isso, nessa nova atualização a Biblioteca e a página da conta se unirão em uma nova guia chamada “Você”. Por lá, o usuário poderá encontrar vídeos assistidos, playlists, downloads e compras, além de informações sobre o seu canal ou sua conta pessoal.
Como estão os criadores do YouTube hoje?
![YouTube: Quem criou a plataforma?](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/4-youtube-quem-criou-a-plataforma.jpg.webp)
Depois de venderem a plataforma para o Google por um valor bilionário, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim seguiram diferentes caminhos. Veja abaixo:
Chad Hurley
O designer Chad Hurley foi o primeiro CEO do YouTube e manteve esse cargo até 2010. Estimativas mostram que ele recebeu aproximadamente US$ 395 milhões do Google pela venda do YouTube.
No ano seguinte em que deixou o YouTube, Hurley se uniu a Steve Chen e juntos fundaram a AVOS Systems, uma companhia de internet. Sua empresa comprou a tecnologia de marcação de sites favoritos Delicious, posteriormente vendida à Pinboard e descontinuada em 2017.
Em 2014, ainda com Chen, ele lançou a plataforma de edição e compartilhamento de vídeos MixBit. Novamente o seu negócio foi comprado, dessa vez pela BlueJeans no ano seguinte. Atualmente, ele atua como investidor.
Steve Chen
Steve Chen, o programador da primeira versão do YouTube, se uniu a Hurley nas emresas que mencionamos acima. Além desses projetos, em 2014 ele se juntou à GV (antiga Google Ventures, o departamento de investimentos de capital de risco da Alphabet Inc.), e em 2016 fundou a plataforma de streaming de vídeos focados de comida Nom.com, encerrada no ano seguinte.
Pelas estimativas, o lucro de Chen com a venda do YouTube foi de US$ 326 milhões.
Jawed Karim
Embora também tenha sido um dos fundadores do YouTube, Jawed Karim é o menos conhecido entre os três, principalmente porque preferiu se dedicar aos estudos em Stanford do que atuar diretamente na plataforma. Por esse motivo, recebeu a quantia de US$ 64 milhões pela venda do YouTube, um valor muito menor do que o dos dois outros sócios. Atualmente, ele é profissional de TI e também investidor.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Quem fundou o Facebook? Veja como os fundadores estão hoje