Você trabalha com criação de conteúdo para o YouTube, então certamente conhece o YouTube Studio. Mas você sabia que essa ferramenta é um dos seus principais aliados para ter sucesso na plataforma?
Se você ainda não sabe como usar o YouTube Studio ao seu favor e que descobrir todos os benefícios dessa ferramenta do YouTube, este post é para você.
Nós vamos fazer um tour sobre o YouTube Studio e te explicar quais são as funcionalidades dessa ferramenta, como ela pode te ajudar e te dar um guia inicial para explorá-la e descobrir o seu potencial para os seus negócios. Vamos lá?
Youtube Studio: O que é?
O Youtube Studio é ferramenta do próprio YouTube que permite aos criadores de conteúdo gerenciem seus canais. Se trata de um painel de controle completo, onde é possível não apenas analisar o desempenho de seus conteúdos, mas também obter insights para melhorar os seus vídeos, interagir com a comunidade e alcançar um crescimento sólido na rede social.
Através do Youtube Studio você acompanha o desempenho dos seus vídeos em tempo real, não apenas os números de visualizações, mas também informações sobre tráfego, curtidas, inscritos e comentários.
Também é possível ver gráficos de desempenho de vídeo por vídeo e uma visão geral com total de visualizações, comentários e curtidas. Você vê a evolução – ou declínio – dos seus números em semanas, meses, anos ou totais.
Além de tudo isso, também é possível editar informações dos vídeos em tempo real direto do seu dispositivo móvel, e trocar de canal administrado de forma rápida e fácil.
O Youtube Studio reúne as informações mais importantes sobre o seu canal no YouTube e te permite fazer análises detalhadas sobre o seu conteúdo, para que você encontre as suas forças e fraquezas e adapte o seu conteúdo para conseguir se destacar na rede social.
Funcionalidades do Youtube Studio
Como explicamos acima, o objetivo do Youtube Studio é conectar os produtores de conteúdo às suas próprias criações, dando uma visão específica sobre o que está dando certo e o que precisa ser alterado para que os resultados sejam cada vez melhores.
Para isso, a ferramenta conta com uma série de funcionalidades a serem exploradas e interpretadas. As principais funcionalidades incluem:
- Análise de desempenho: Essa é uma das funcionalidades mais interessantes. Através da análise de desempenho você pode ver como cada um dos seus vídeos está performando no YouTube. Visualizações, inscritos, média de tempo assistido, origem de tráfego, são algumas informações disponíveis.
- Monetização: A monetização é uma função importante no Youtube. E com essa ferramenta você consegue acompanhar o desempenho dos seus anúncios e descobrir quais são os seus vídeos que mais geram receitas através de anúncio, obtendo uma grande fonte de informações para impulsionar os seus lucros.
- Comentários: Os comentários são uma boa maneira de construir uma relação com o seu público, e com o Youtube Studio você consegue geri-los de forma mais prática. Nessa ferramenta você não apenas responde aos comentários, como também bloqueia os usuários indesejados, deixando aparente apenas os comentários que fazem sentido para você e o seu negócio.
- Programação de conteúdo: Você não precisa acessar o site do YouTube para programar os seus conteúdos. Com o YouTube Studio você consegue fazer esse processo com mais praticidade, em qualquer lugar que estiver.
Por que usar YouTube Studio?
Se você trabalha com criação de conteúdo para o YouTube e busca aumentar a sua popularidade nessa rede social, o YouTube Studio é uma ferramenta ideal no seu arsenal.
Isso porque além de facilitar – e muito – o seu processo de gestão, reunindo as principais informações sobre o seu canal em um mesmo lugar, ela também te traz informações que levam a uma melhora constante no seu conteúdo, o que consequentemente leva a maiores lucros.
Atualmente o YouTube é muito mais do que um site para postar vídeos engraçados na expectativa de viralizar. É uma rede social onde grandes empresas anunciam os seus produtos, criar relacionamentos com os clientes e estabelecem verdadeiras comunidades, que garantem a popularidade e o valor da sua marca.
Através do YouTube Studio você facilita o caminho até os clientes e descobre se está na direção certa ou se precisa de adaptações para chegar até o destino ideal.
Como usar o YouTube Studio
Curtiu as funcionalidades do YouTube Studio? Então agora é hora de aprender como usar essa fermenta que pode potencializar os resultados dos seus conteúdos. Abaixo deixamos um guia básico para iniciantes, explicando as principais ferramentas do YouTube Studio e como usá-las.
Ao abrir o YouTube Studio, você encontrará um menu lateral esquerdo com as seguintes opções:
- Painel;
- Conteúdo;
- Estatísticas;
- Comentários e referências;
- Legendas;
- Direitos autorais;
- Monetização;
- Personalização;
- Biblioteca de áudio;
- Configurações.
Vamos aprender qual a função de cada um?!
1. Painel
![Youtube Studio: O que é, benefícios e como usar](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/1-youtube-studio-o-que-e-beneficios-e-como-usar.jpg.webp)
O “Painel do canal” é como a página inicial do YouTube Studio. Nessa parte você verá algumas informações gerais relevantes sobre o seu canal, como por exemplo os números do seu vídeo mais recente, as suas principais estatísticas e atualizações do YouTube Studio para criadores de conteúdo.
Você vai encontrar uma barra no topo da página, onde pode pesquisar algum vídeo em específico para ver o seu desempenho. Se quiser criar um novo vídeo, vá até o canto superior direito e toque no ícone “Criar”. Lá você poderá escolher em criar uma nova postagem, enviar um vídeo ou fazer uma transmissão ao vivo.
Há ainda outras opções nesse mesmo painel:
- Alertas de diretrizes da comunidade;
- Comentários mais recentes;
- Ideias de conteúdo;
- Inscritos recentes;
- Problemas de instabilidade no YouTube.
Navegue por cada um para obter informações mais específicas.
2. Conteúdo
![Youtube Studio: O que é, benefícios e como usar](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/2-youtube-studio-o-que-e-beneficios-e-como-usar.jpg.webp)
Voltando ao menu lateral esquerdo, você verá a opção de conteúdo do seu canal. É nesse setor em que você pode acessar cada um dos seus conteúdos – tanto os que estão em modo público, como privado ou não listado – e fazer edições de acordo com a sua preferência.
Além de mudar as informações principais do vídeo, como o nome, você também pode editar a descrição, as configurações, cortar o conteúdo, adicionar telas finais, entre outras opções. Também é possível adicionar legendas, descrições e traduções, acompanhar os resultados do vídeo em tempo real e interagir com os comentários.
3. Estatísticas
![Youtube Studio: O que é, benefícios e como usar](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/3-youtube-studio-o-que-e-beneficios-e-como-usar.jpg.webp)
Para saber como os seus vídeos estão se desempenhando no YouTube, acesse a opção “Estatísticas”. De início você verá uma média de visualizações nos últimos 28 dias, mas pode alterar esse período através do calendário disponível na página.
As opções de análises de métricas são amplas, como tempo de exibição em horas, número de visualizações, números de inscritos.
Explore essa tela para descobrir quais são os seus conteúdos mais fortes, a média visualizações por vídeo, taxa de clique, entre outros. Todas essas métricas te mostram em quais tipos de conteúdo você deve investir para ter mais visualizações e retorno financeiro.
4. Comentários
É nessa seção em que você tem acesso rápido aos comentários dos seus vídeos. Você pode escolher dar like, responder, apagar ou marcar os comentários como spam. Também poderá visualizar os comentários que o YouTube reteve para a sua análise.
5. Legendas
As legendas são um recurso interessante para adotar em seus textos, porque além de facilitarem o consumo para pessoas com problemas de audição, também permite que as pessoas continuem assistindo o seu vídeo mesmo que não possam ouvi-lo em determinado momento.
E o YouTube Studio tem uma parte específica para tratar das legendas. Nessa seção você pode acompanhar as legendas que já publicou e também os rascunhos, além de editar os conteúdos da forma que for melhor para você.
6. Direitos autorais
Os direitos autorais são uma preocupação dos criadores de conteúdo, e no YouTube Studio você tem uma seção específica para esse assunto. Se você encontrar algum conteúdo que viole os direitos autorais, acesse esse menu para criar pedidos de remoção e acompanhar o status dos seus pedidos.
7. Monetização
Essa seção é de uso exclusivo dos criadores de conteúdo que participam do Programa de Parcerias do Youtube. Se você é um desses criadores, acesse-a para descobrir diversas formas de monetização disponíveis, que incluem:
- Vender produtos relacionados ao canal para os fãs;
- Receber dinheiro dos assinantes do canal que pagam um valor mensal por benefícios e conteúdos exclusivos;
- Receber uma participação da receita dos anúncios veiculados nos vídeos do canal;
- Receber uma parte da taxa de assinatura dos assinantes do YouTube Premium.
- Ganhar contribuições por meio de Super Chat e Super Stickers nas transmissões ao vivo;
Quer fazer parte do Programa de Parcerias do Youtube? Para isso você precisa preencher alguns requisitos:
- Ter no mínimo 1 mil inscritos;
- Ter no mínimo 4 mil horas de exibição pública;
- Ter uma conta do Google AdSense vinculada ao canal.
- Ativar a verificação em duas etapas;
- Se cumprir todos esses requisitos, prossiga para entrar no programa.
8. Personalização
![Youtube Studio: O que é, benefícios e como usar](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/01/4-youtube-studio-o-que-e-beneficios-e-como-usar.jpg.webp)
Essa seção não é tão importante quanto as outras para os resultados do seu canal, mas ajuda a deixar o seu YouTube Studio com a sua cara. Através dela você pode personalizar o seu canal, mudando informações básicas, mudando o layout, adicionando novas informações em destaque, entre outros.
9. Biblioteca de áudio
Está em busca de efeitos ou músicas para usar nos seus vídeos? Então acesse a Biblioteca de Áudio do YouTube Studio. Lá você encontrará opções gratuitas para deixar o seu conteúdo o mais interessante possível.
10. Configurações
Para fechar o menu lateral esquerdo do YouTube Studio temos as configurações que são voltadas para a parte administrativa da sua conta. Nesse menu você pode definir itens como:
- A moeda padrão do canal;
- Padrões de envio de vídeos;
- Filtros de comunidade;
- Permissões de acesso;
- Informações como país, palavras-chave e público;
- Permissões de acesso;
- Contratos.
FAQ Youtube Studio
Como acessar o Youtube Studio?
Pelo desktop direto na sua conta do YouTube basta clicar no ícone do seu perfil no canto superior direito da tela e em seguida na opção “Youtube Studio” no menu suspenso que se abrirá.
Mas o YouTube Studio também tem aplicativos para Android e iOS que você pode baixar nos seus dispositivos móveis.
Como criar um vídeo no YouTube Studio?
- O primeiro passo é fazer login no YouTube Studio, no desktop ou aplicativo.
- Em seguida, clique em CRIAR e Enviar vídeos, no canto superior direito.
- Agora escolha o arquivo que você quer enviar para o YouTube e vá na opção Editar para alterar os detalhes do vídeo.
- Se você fecha a página de envio antes de escolher as configurações, seu vídeo é salvo como privado na página Conteúdo.
O Youtube Studio é gratuito?
Sim, você pode acessar a ferramenta e fazer as análises que vão alavancar os seus conteúdos sem investimento financeiro.
Chegamos ao final deste post. Agora você já conhece todas as funcionalidades do YouTube Studio, como ele pode te ajudar e como dar os seus primeiros passos para gerenciar seu canal e potencializar os seus resultados. Chegou o momento de aplicar tudo o que você aprendeu aqui para produzir conteúdos cada vez melhores e administrá-los em apenas um lugar.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Free YouTube Download: como baixar vídeos de graça do YouTube no PC