7min. de leitura

11 sinais de que há respeito em seu relacionamento:

“O respeito não é uma opção em um relacionamento. É um pré-requisito. ” ~ Anônimo.

O respeito é definido como “um sentimento de profunda admiração por alguém ou algo provocado por suas habilidades, qualidades ou conquistas.” Pessoas com qualidades que são “boas, valiosas ou importantes” é outra forma de descrever o respeito.


Respeitar a humanidade de alguém é talvez o melhor tipo de respeito que podemos dar (e receber.) Quanto mais, então, devemos respeitar alguém que nos deu o seu coração.

Quanto ao respeito e as relações, não é possível ter um sem o outro.

As duas qualidades são mutuamente inclusivas em cada relacionamento saudável.

Neste artigo listamos e discutimos 11 sinais que demonstram que a pessoa com que você está em relacionamento, respeita  você.


Vamos começar!

11 sinais de que há respeito em seus relacionamentos

 1. Vocês estão incentivando um ao outro

É bem simples: a pessoa  que te ama e respeita quer o mesmo que você. Ela deseja que sua companhia seja a melhor versão possível de si mesma; algo que não só faz você se sentir bem, mas o outro também. Ela pode ter uma opinião sobre o assunto, mas não vai dissuadi-lo de tomar qualquer passo positivo em sua vida.



2. A pessoa que está ao seu lado respeita o seu tempo e como você o gasta

Um outro sinal de um relacionamento saudável é respeito com o tempo de cada um, não importa se é tempo gasto juntos ou separados. Sobre o primeiro, um alguém  respeitoso é confiável, quando se trata de seu tempo (e dos outros). Ele raramente se atrasa; e quando se atrasa, ele tem uma boa explicação. Quando você precisa de algum tempo, por qualquer motivo, ele é atencioso e respeitoso.

(Nota: gastar mais de uma hora no banheiro pode ser uma exceção a esta regra.)


3. Esse alguém não é ciumento

Ele se dedicou a você e está confiante em sua devoção a ele. Como tal, um indivíduo  que respeita o ser amado, não tem ciúme obsessivo. Esta qualidade também fala pela autoconfiança da pessoa, algo que (infelizmente) está ausente em muitos. Comentem o abdômen definido de Brad Pitt o quanto quiserem, pessoal!


4. A pessoa não tenta controlar você

Controlar o comportamento cheira à insegurança e, claro, desrespeito. Como mencionado, parceiros atenciosos não são nada disso. Um alguém  respeitoso, que ama você, nem sequer contemplaria tomar qualquer ação que pudesse  ser considerada controladora. Já disse o suficiente.


5. Suas opiniões são levadas a sério

As opiniões são uma questão de perspectiva individual, e devem ser sempre respeitadas. Um alguém respeitoso escuta ativamente e responde a sua opinião. Ainda mais, a pessoa tem interesse em tudo o que você fala, não importando se concorda ou discorda totalmente.


6. Esse alguém não piora as discussões

Isso pode soar óbvio, mas todo relacionamento possui desentendimentos e discussões. Um sinal de um verdadeiro e saudável relacionamento  é o respeito, onde os envolvidos nunca estão inclinados a intensificar qualquer discordância ou briga. Eles apreciam e respeitam as diferenças, assim como  fazem com as semelhanças. Além de demonstrar seu respeito, a capacidade de “concordar em discordar” mostra sua força e caráter.


7. Honestidade e clareza

Pode ser difícil discernir se alguém é ou não completamente honesto com você. No entanto, um alguém que respeita profundamente o seu relacionamento, considera qualquer comportamento desonesto repugnante. Se  diz ou faz algo que percebe não ser a verdade, a pessoa vai dizer isso.


8. Suas escolhas não são questionadas

Uma relação saudável requer que duas pessoas estejam comprometidas,  inteiramente – a serem altruístas. Um alguém  que o(a) respeita (e vice-versa) não vai lançar dúvidas sobre suas escolhas ou julgamentos. Esse alguém  entende que você possui uma capacidade admirável de pensar por si mesmo; caso contrário, não estaria  respeitando a relação em um grau tão alto.


9. Discute sobre o futuro da relação

Algumas pessoas  têm o impulso de fugir de uma discussão sobre “o futuro”. Talvez  não estejam muito preparados para os temas que você pode trazer, e isso pode assustar. Mas um alguém que respeita você, vai, ativamente, ouvir a sua perspectiva sobre o futuro e fornecer feedback honesto, mesmo que não seja bem o que você queira ouvir Se esse alguém  estiver pronto para o próximo passo, ele vai te dizer. Se ele não estiver pronto, ainda lhe dirá.


10. Gasta uma boa quantidade de tempo com você

Uma pessoa  que o respeita,de boa vontade, passará um bom tempo com você e irá certificar-se de que você está feliz. Se você gosta de certas atividades, ela sabe disso e vai sair se desdobrar para fazer isso acontecer. Mesmo se estiver ocupado(a), um alguém  respeitoso sacrifica parte do tempo que poderia gastar com outras atividades – trabalhos ou com outros amigos, etc. Para que você, saiba  que você é prioridade.


11. Respeita os outros

Os “outros” podem ser sua família, seu círculo social, ou um completo estranho. O respeito que um(a) parceiro(a) mostra aos outros é igualmente importante para o respeito que  lhe demonstra.

Para aqueles nas fases iniciais de um relacionamento, observem como seu(sua)  companheiro(a) trata os outros, pois isso  é uma das melhores indicações de seu verdadeiro caráter.


Direitos autorais da imagem de capa: fuzzbones / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.