Comportamento

15 razões ocultas pelas quais as pessoas te criticam injustamente

15 razões ocultas

As críticas são, na grande maioria das vezes, difíceis de serem aceitas, especialmente se não forem feitas com amor e respeito. Seus efeitos vão de nível físico a emocional, e podem causar um grande impacto negativo nas vidas de todos nós.



Para que possamos diferenciar as pessoas que nos criticam para nos ajudar, daquelas que apenas querem nos ferir, precisamos avaliar alguns critérios específicos. Devemos analisar se as razões da outra pessoa são válidas, ou se apenas são uma estratégia para nos colocar para baixo.

Abaixo estão algumas razões pelas quais as pessoas criticam constantemente. Leia com atenção e identifique quais dessas razões se alinham ao seu caso.

15 razões pelas quais as pessoas criticam te constantemente:


1. Suas qualidades ou habilidades fazem com que elas se sintam ameaçadas, e veem nas críticas uma maneira de tentar tornar as coisas mais “justas”. Elas possuem um complexo de inferioridade intenso e o colocam para baixo para que se sintam melhores consigo mesmas.

2. Por algum motivo, elas sentem que merecem receber algum tipo de tratamento especial que não estão recebendo. Assim, usam as críticas para fazer você se sentir mal consigo mesmo, por não ceder aos seus caprichos.

3. Elas têm uma necessidade de controle, e quando percebem que outra pessoa está tomando o seu lugar, ficam assustadas e usam as críticas para fazer o outro sentir-se inferior e para que possam reinar novamente.

4. Veem-no como um rival, e por isso, na maioria das vezes, criticam-no na frente de outros para que pareçam superiores ou mais capazes do que você.


5. Acreditam que estão fazendo um bem a você, usando as críticas para lhe trazer algum conhecimento. Muitas vezes a intenção é boa, mas a forma de agir está errada.

6. Essas pessoas acreditam que a única opinião válida é a sua própria, e por isso se colocam contra você toda vez que toma um posicionamento diferente, o que tomam como uma ofensa pessoal, visto que são muito inseguras.

7. Querem chamar a sua atenção, mas como não sabem fazê-lo da maneira educada e respeitosa, apelam para as críticas.

8. Elas buscam aprovação externa, e usam as críticas para se reafirmar e ganhar admiração.


9. Sentem-se insatisfeitas, porque você não entende suas necessidades, e despejam toda a raiva que sentem de você através de críticas.

10. Estão magoadas com você por alguma atitude, mas ao invés de lhe dizerem, escolhem demonstrar sua indignação criticando-o.

11. Projetam seus medos e inseguranças em você, criticando-o para que não tenham que criticar a si mesmas.

12. Tentam se vingar de você utilizando a humilhação e vergonha.


13. Sentem a necessidade de se sentirem poderosas e buscam esse poder diminuindo aqueles ao seu redor.

14. Interpretam suas palavras como críticas e, para se vingar, criticam você.

15. Têm um sentimento de inveja ou admiração por você, mas como não sabem expressar suas emoções com consciência, optam pelas críticas.

Como lidar com as críticas?


Cada situação é única e as reações precisam ser moderadas. Em alguns casos, o melhor a fazer é fingir que não ouviu nada, porque responder aos críticos apenas lhes dá mais liberdade para satisfazer seu desejo de atenção e controle. Quando ignoramos essas pessoas, elas se desarmam, então sempre que puder, finja-se de surdo.

Quando as críticas vêm de uma pessoa importante em nossas vidas, é inteligente analisarmos tudo o que ela fala, mesmo que nem sempre concordemos, porque ela pode fazer isso pelo nosso bem, e alguma lição podemos tirar de suas palavras.

Já quando as críticas são feitas na presença de outras pessoas e você sente a necessidade de se defender, o melhor a fazer é manter a calma e deixar que a pessoa se perca em suas próprias palavras. Muitas vezes, uma reação educada e inteligente é sua melhor arma contra os críticos.

De qualquer maneira, é válido refletir sobre as críticas e absorver as positivas para o seu coração, deixando as negativas bem longe, para que não afetem sua felicidade e qualidade de vida.


Ser consciente sobre as críticas preserva sua saúde emocional e incentiva a maturidade psicológica.



Lua nova em escorpião em 7 de novembro: momento de introspecção e renovação

Artigo Anterior

Aprenda a dizer não. Fechar portas é extremamente importante, pois só assim encontramos novos caminhos

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.