Quase todos tivemos nossos corações partidos em algum relacionamento, e bem, não há muito a dizer além de que é muito ruim.
Mas, não podemos negar que aprender a lidar com separações é uma parte normal da vida. Dentro de cada relacionamento fracassado está uma lição a ser aprendida. E se pudermos aprender essa lição, seremos capazes de crescer a partir dela.
Muitas separações acontecem por coisas como problemas de dinheiro, diferenças de personalidades, ou simplesmente porque ficamos entediados, existem alguns problemas fundamentais que podem causar dificuldades para qualquer relacionamento.
Aqui estão as três principais razões pelas quais acreditamos que os relacionamentos modernos estão tendo tanta dificuldade agora:
1. Não estamos nos comunicando efetivamente
Uma das primeiras lições que aprendemos quando navegamos em nossos relacionamentos é que a comunicação é a base de toda parceria bem-sucedida.
Por quê? Porque é incrivelmente difícil satisfazer as necessidades e desejos de seu parceiro, bem como resolver quaisquer problemas que vocês podem estar tendo, sem falar abertamente o que está em sua mente.
Quando nossos parceiros fazem coisas que prejudicam nossos sentimentos ou nos perturbam, e nós não o dizemos nada sobre isso, gera ressentimento.
Eventualmente, depois de engarrafarmos todas as nossas emoções por muito tempo, explodimos. Isso pode causar sérios danos que nem sempre são reparáveis.
É melhor apenas expressar abertamente como você está se sentindo, para que ambos possam trabalhar construtivamente.
2. Nós ficamos com pessoas pelas quais não estamos realmente apaixonados
Muitas pessoas no mundo de hoje têm medo de acabar sozinhas, ou ficam apaixonadas com a ideia do amor.
Uma vez que experimentam como é ter alguém cuidadoso, elas muitas vezes procuram por isso, mesmo quando não é genuíno.
Quando nos apaixonamos por alguém, nossos cérebros produzem uma variedade de químicos de “sentir-se bem”. Estes químicos podem ser viciantes, e em muitos casos, as pessoas se apaixonam pelo sentimento do amor, ao invés de por uma pessoa real.
Estando com medo de ficar sozinho, ou simplesmente obcecado com os incríveis sentimentos do amor, não é saudável e provavelmente resultará em duas pessoas se separando.
3. Não ser capaz de confiar no outro
A confiança está ao lado da comunicação como parte da fundação para um relacionamento saudável e feliz. Quantos de nós tivemos parceiros ciumentos que nos sufocaram?!
Se seu parceiro tem dificuldade em confiar em você, tente ver isso como uma oportunidade para ajudá-lo a se curar de feridas antigas que o estão afetando de forma negativa.
Talvez ele tenha sido enganado ou ferido no passado e está com medo de que isso aconteça novamente. Certifique-se de que ele saiba que você confia nele, que você o ama, e que nunca o machucaria.
Quando ambos podem ser vulneráveis e transparentes, o relacionamento tem uma chance de se transformar em algo verdadeiramente mágico.