Coach de alta performance e autora do livro Escolha Sua Vida, Paula Abreu ensina as principais maneiras de vencer a “falta de tempo”
Como é possível ter menos tempo que outras pessoas, sendo que todo mundo tem as mesmas 24 horas do dia? A coach Paula Abreu ensina que a melhor forma de fazer tudo o que é preciso em um dia é investindo em produtividade.
“Muitas pessoas se perdem nas tarefas do dia a dia e acabam gastando mais tempo para realizá-las porque não se dedicam totalmente a fazer uma tarefa”, explica Paula, que lista quatro formas de fazer o dia render mais.
1- Encare o tempo como dinheiro
Paula explica que ter produtividade significa ser rico no único recurso que é realmente “não renovável”: o tempo. O primeiro passo, segundo a coach, é enxergar o tempo como dinheiro, já que a cada tarefa procrastinada, é gerada uma dívida.
“Toda dívida consome energia, dá estresse e dor de cabeça, por isso devemos encarar o tempo que perdemos sem realizar algo é o mesmo que perder dinheiro”, destaca. Ela ensina que, assim como planejamos usar o dinheiro, determinando a quantidade que será gasta em cada coisa, é possível orçar o tempo que será gasto em cada tarefa.
2- Tire a frase “depois eu faço” do vocabulário
A coach ensina que a melhor forma de não desperdiçar tempo – já que recuperá-lo é impossível – é acabando que a ideia de que ela será feita “depois”. “Será que não é possível fazer isso agora mesmo? ”, provoca. Paula explica que, ao dizer a palavra “depois”, as pessoas estabelecem um tempo vago no futuro, que funciona como uma dívida que não tem o planejamento de quando será quitada. “Determine quando, onde, e em quanto tempo esta tarefa será realizada no futuro, e já reserve um espaço na agenda para ela”, ensina.
3- Termine todas as tarefas
“Nunca abandone uma tarefa no meio para fazer outra coisa, nem que seja rapidinho”, alerta Paula. A coach ressalta que toda tarefa precisa ter um fim determinado, e que deixar algo incompleto é o mesmo que “deixar para depois”. “Caso seja uma tarefa impossível de completar de uma só vez, divida-a em etapas e planeje como irá realizar cada uma, com tempo de início e de fim”.
4-Tenha clareza do que é importante
Por fim, Paula ensina que o maior vilão da falta de tempo é o “botão soneca interno”, como ela apelida a famosa procrastinação. “Durante muito tempo, eu apertei este botão, e adiava meus sonhos, minha missão e, desta forma, a minha vida”, relata. Para evitar que a realização dos sonhos seja deixada para um futuro que nunca chega, a coach ensina que o grande segredo é gerar mais clareza sobre o que é verdadeiramente importante. “Quando eu defini a minha missão, entendi que a minha vida deveria ser voltada aquilo eu nunca mais esperei para começar a fazer o que realmente importa”.